PUBLICIDADE

Abertura dos Jogos Regionais de Atibaia lota Centro de Convenções

PUBLICIDADE


O auditório do Centro de Convenções Victor Brecheret recebeu na noite de terça-feira, centenas de atletas e integrantes das comissões técnicas para a cerimônia de abertura dos Jogos Regionais de Atibaia. A chuva atrapalhou o plano original dos organizadores do evento, que prepararam uma grande festa no palco montado do lado de fora, na arena. Apesar do improviso imposto pelo mau tempo, o evento que marcou o início da competição transcorreu no melhor do clima esportivo, com um público bastante animado com a chegada das disputas.

Pela segunda vez em sua história, Atibaia sedia os Jogos Regionais, a maior competição esportiva do Estado de São Paulo. Após dois anos (a primeira vez que Atibaia sediou o evento foi em 2009), o município volta a receber atletas das cidades que compõem a 4º região esportiva. Os jogos seguem até o dia 28 de julho, envolvendo esportistas de 22 modalidades. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer e Juventude, com apoio das prefeituras das cidades-sede. Aproximadamente dez mil pessoas, entre atletas e dirigentes de 52 cidades, participam dos jogos em Atibaia.

Duas importantes personalidades do esporte de Atibaia forma homenageadas durante a cerimônia de abertura dos Jogos Regionais. O professor Júlio César Flórido Rafaeli, o “Julião”, e João da Silva Santos, o “João Curiango”, ambos já falecidos, foram lembrados pelo trabalho realizado na área do esporte.

O primeiro homenageado, o professor “Julião”, foi uma das pessoas que mais lutaram pelo desenvolvimento do esporte atibaiense e principalmente pela realização dos Jogos Regionais na cidade. Ele faleceu em 2011, porém, viu seu sonho ser realizado em 2009, quando Atibaia sediou pela primeira vez a competição.

A segunda personalidade homenageada, o “João Curió” – ou “João Baiano” – sempre trabalhou como roupeiro e viajava com as equipes da Prefeitura de Atibaia em competições esportivas nos últimos 40 anos. Palmeirense convicto, João faleceu no último mês de junho, pouco antes de completar 80 anos de vida.

A atleta de Atibaia, Águeda Cristina de Arruda Silva, um dos maiores nomes do judô brasileiro, foi a responsável por conduzir a pira olímpica, que tradicionalmente marca o início das competições. Águeda possui em seu currículo o vice-campeonato mundial, na categoria sub 20, na cidade de Agadir, no Marrocos; campeonato Panamericano, na categoria sub 17, em Orlando, nos EUA, em 2010; vice-campeonato mundial, na categoria sub 20, na Cidade do Cabo, na África do Sul; campeonato Panamericano, na categoria sub 17, em Santiago, no Chile, em 2011; além de representar, em etapas mundiais, Atibaia e o Brasil.

A jogadora da equipe de handebol de Atibaia, Jéssica Cristina Machado, foi a responsável por fazer o tradicional “Juramento do Atleta”, declarado em voz alta e repetido por todos os esportistas participantes da competição. “Juro que respeitarei meus companheiros, organizadores e árbitros, seja qual for sua decisão. Meus passos estarão baseados nos valores: ética, respeito, cooperação, trabalho em equipe e disciplina. Darei ótimo exemplo desportivo, a todos presentes, para que os Jogos Regionais sejam repletos de paz, felicidade e integração. Pelo bem do esporte paulista e brasileiro! Assim juro”.

Matéria e foto: Site oficial dos Jogos Regionais de Atibaia
Abertura dos Jogos Regionais de Atibaia lota Centro de Convenções Abertura dos Jogos Regionais de Atibaia lota Centro de Convenções Reviewed by Thiago Batista de Olim on 02:24 Rating: 5

Últimas - Confira!!!

PUBLICIDADE