16/05/2013

Natação: Das piscinas do Bolão para os Estados Unidos

Site da Prefeitura de Jundiaí
Fábio Manzini

O bom trabalho de base desenvolvido na piscina do Bolão, no Anhangabaú, em Jundiaí, continua a dar frutos. Graças às braçadas, o nadador Eduardo Augusto dos Santos, 18 anos, conseguiu uma bolsa de estudos para cursar Química em Gaffney, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Lá ele vai conciliar os treinos com o ensino superior. O jundiaiense é formado na escolinha do Bolão, na qual chegou aos 7 anos, e viaja em agosto para o exterior.

No ano passado, o nadador jundiaiense especialista em nado medley estava competindo no Troféu José Finkel, em São Paulo, e chamou a atenção de uma 'olheira' (responsável por localizar talentos esportivos) que trabalha numa empresa de intercâmbio.

“Fiz duas provas e consegui. É uma oportunidade única na minha vida e agradeço muito ao pessoal do Bolão, como o Michael (Lenk, coordenador da natação), e o Ari (Ariovaldo Cortina, técnico das equipes de competição). Se não fosse este trabalho feito aqui, jamais conseguiria estudar fora. O que eles fazem é sensacional”, disse.

Dudu vai disputar os Jogos Regionais deste ano por Jundiaí. A competição acontece em julho e será realizada em Votorantim. Entre os principais resultados está um 3º lugar no Campeonato Paulista e uma medalha de prata e três de bronze no Torneio Inter-Regional Kim Mollo. “Cheguei a quatro finais de Campeonato Brasileiro, também.”

Nos Estados Unidos, Dudu continuará pensando em Olimpíada. “Meu objetivo é disputar 2016, mas meu foco maior é 2020, quando estarei mais maduro e melhor preparado. Tenho o Thiago Pereira (medalhista de prata) como ídolo e exemplo”, explicou.

Orgulho - Michael Lenk Gregório, coordenador da natação em Jundiaí, comemora o sucesso de Dudu. “É uma satisfação enorme ver um garoto que começou aqui crescer profissionalmente. Mostra que nosso trabalho está bem feito. Ele será o primeiro de muitos a conseguir bolsa para fora do País."

Da piscina do Bolão já saíram Isabela Vicente e Paula Chenquer, que estão no Corinthians. No mês passado, Isabela conquistou três medalhas de bronze que faturou semana passada, no Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro - nos 100m e 200m costas e no revezamento 4x200m livre. Além delas, tem Gabriel Politi, vice-campeão brasileiro no estilo medley, e Luca Bassani, que representou Jundiaí na Itália.
Natação: Das piscinas do Bolão para os Estados Unidos Natação: Das piscinas do Bolão para os Estados Unidos Reviewed by Thiago Batista de Olim on 03:01 Rating: 5