Header AD

26/07/2013

Karateca de Vinhedo disputa título, em agosto, o brasileiro da modalidade

Campeã da etapa regional de karatê disputada dias 12, 13 e 14 deste mês em Joinville, entre atletas dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, na categoria kata, a karateca da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Vinhedo, Vivian Höring, 23 anos, participa nos dias 1,2,3 e 4 de agosto do campeonato brasileiro da modalidade, em Fortaleza.

Vivian fez parte da equipe de Vinhedo que conquistou o título de campeã dos Jogos Regionais onde obteve ouro em kata em equipe, ouro em shiai individual, e prata em shiai em equipe, o que a tornou bicampeã de shiai individual dos jogos.

Ela participa das competições de karatê em duas categorias: kata que é uma luta imaginária, uma sequência específica de golpes; e shiai, que é a luta de competição, onde, aliás, ela conquistou a medalha de bronze em Joinville. Ela é faixa laranja e participa das competições na categoria "kyo abaixo" onde não disputa com faixas roxas, marrons nem pretas. No shiai, existe a divisão por peso.

No começo deste ano ela participou do Campeonato Regional Paulista, conquistando duas medalhas de ouro, uma em kata e outra em shiai. Com essa conquista se classificou para a final do campeonato paulista, onde foi bronze em kata e ouro em shiai.

Na disputa de Fortaleza no começo de agosto, o 1º lugar da competição vale também uma vaga na seleção brasileira de karatê, sonho de Vivian, por abrir as portas para campeonatos internacionais e subir de categoria.

Vivian estuda física na USP, na capital paulista, e optou por essa arte marcial pela calma, disciplina e autocontrole que ela traz. Praticou um ano de judô quando criança e, em maio de 2011, na busca de uma atividade física para contrabalançar o esforço mental dos estudos, conheceu as escolinhas da prefeitura e o Sensei Jefferson Cruz, com quem fez uma aula experimental de karatê e se apaixonou logo de cara.

“Foi uma grande surpresa quando o Sensei Jefferson, professor da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Vinhedo, me chamou para participar do campeonato classificatório do paulista, minha primeira competição, no começo de 2012. A surpresa foi ainda maior quando consegui conquistar duas medalhas e a classificação para a final do paulista e ir para o brasileiro no meu primeiro ano de competição”, disse.

Vivian participa de vários campeonatos com esforço e dedicação e está feliz com os resultados alcançados. “Tenho o apoio e incentivo dos meus familiares e agradeço a Prefeitura de Vinhedo a viabilização da participação nos campeonatos brasileiros, além das melhorias feitas no Centro de Excelência Esportiva, local de treinamento das artes marciais”, disse.

Site da Prefeitura de Vinhedo
Karateca de Vinhedo disputa título, em agosto, o brasileiro da modalidade Karateca de Vinhedo disputa título, em agosto, o brasileiro da modalidade Reviewed by Thiago Batista de Olim on 02:01 Rating: 5