17/08/2013

Futsal: O esporte como meio de inclusão social no bairro da Vila Nambi

O esporte tem contribuído cada vez mais para a formação de crianças e jovens, pelos benefícios de ordem física, piscológica e social. Nas comunidades mais humildes, essa contribuição ganha uma importância ainda maior, fazendo avançar na prevenção contra os riscos nas ruas. Em Jundiaí, um exemplo da inegável influência positiva do esporte na formação de crianças e jovens tem sido dado pelo analista de crédito Erickson Delbon, que trabalha com 45 menores da Vila Nambi.

Estagiário de direito e alimentando o sonho de um dia cursar uma faculdade de Educação Física, Erick, como é chamado, se realiza na coordenação de um grupo de atletas do futsal, com idades entre 11 anos e 17 anos. Hoje, são 45, mas o elenco já chegou a ter 80 integrantes. “Meu objetivo é manter as crianças longe das ruas, pois os riscos são grandes, principalmente no que diz respeito às drogas”, explica o treinador, que nesta terça-feira (13/ago) foi recebido pelo prefeito Pedro Bigardi no gabinete. Entregou a ele uma camisa da agremiação, que se mantém com a ajuda de alguns parceiros, que não são muitos, pois o time não é oficializado.

Erick estava acompanhado do também voluntário Yohan Vargas, de 19 anos, estudante de Educação Física que resolveu colocar-se à disposição do grupo e aplicar os conhecimentos na área. Também presente, a secretária Municipal de Recursos Humanos, Mary Fornari Marinho, considerada pelos garotos como a madrinha do Desportivo Juventude. “Conheço o trabalho deles há muitos anos e fico encantada com tamanha dedicação”, contou ela, que sempre acompanha alguns jogos em que os atletas do bairro estejam presentes.

O prefeito Pedro Bigardi elogiou o trabalho dos garotos e ressaltou que não é preciso estar no poder para ajudar as outras pessoas. “No caso dos esportes, por exemplo, mesmo onde não há equipamentos públicos, a comunidade se une para fazer o melhor e o Erickson está mostrando como isso é possível”, disse. A camisa, nas cores azul, branco e laranja, o prefeito disse que vai usar na próxima partida que participar com amigos.

Graças ao trabalho do Desportivo Juventude, a modalidade futsal sub 15 em Jundiaí é uma das que mais traz alegria aos torcedores - está invicta há 34 partidas. Os atletas formados pelo Desportivo Juventude atuam em diversas equipes inscritas para competições oficiais.

Site da Prefeitura de Jundiaí


Futsal: O esporte como meio de inclusão social no bairro da Vila Nambi Futsal: O esporte como meio de inclusão social no bairro da Vila Nambi Reviewed by Thiago Batista de Olim on 03:37 Rating: 5