21/09/2013

Copa do Mundo faz times da Série A terem 4 dias de pré-temporada em 2014

ESPN.com.br

Por causa da parada para a Copa do Mundo de 2014, os principais clubes de futebol do Brasil (Série A do Campeonato Brasileiro) terão apenas quatro dias de pré-temporada antes do início dos campeonatos do próximo ano. No calendário divulgado pela CBF nesta sexta-feira, os Estaduais começarão no dia 12 de janeiro, apenas 34 dias depois da última rodada do Brasileirão-2013, que termina em 8 de dezembro.

Pela lei, os atletas, assim como qualquer trabalhador normal, precisam ter 30 dias de férias por ano. Se esta determinação for cumprida, as equipes só se reapresentariam em 8 de janeiro de 2014, quatro dias antes de a bola rolar no Paulista, Carioca, Mineiro, Paranaense, Gaúcho, Baiano, Pernambucano, entre outros, e também na Copa Nordeste. No comunicado, a entidade não definiu o tempo estipulado para a pré-temporada e nem para as férias.

A situação do Atlético-MG, que disputará o Mundial de Clubes este ano, será ainda pior. Se avançar à final, marcada para 21 de dezembro, o time mineiro teria as férias invadidas pelos jogos de 2014. A Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais) tentava negociar com a CBF o período de férias dos atletas, mas as duas partes encontravam dificuldades para chegar a um acordo. É provável que os times folguem por 20 dias no final do ano e depois tirem o restante do descanso durante a parada para a Copa-2014.

Os Estaduais acabarão no dia 13 de abril, portanto terão 21 datas, duas a menos do que neste ano. Desta forma, o Paulista pode eliminar a disputa das quartas de final, e o Carioca pode não ter as semifinais dos turnos, mas os regulamentos ainda não foram confirmados.

O Campeonato Brasileiro da Série A terá início em 20 de abril, mas vai parar em 4 de junho, oito dias antes da abertura da Copa do Mundo. O Mundial-2014 no Brasil será disputado entre 12 de junho e 13 de julho, por 32 seleções. Desta forma, o Brasileirão volta no dia 15 de julho e vai até 7 de dezembro.

A Copa do Brasil, a Libertadores e os Brasileiros das Séries B e C também terão que ser disputados em duas partes, fazendo uma pausa para a Copa do Mundo, assim como aconteceu agora em 2013 devido à Copa das Confederações. Já a Copa Sul-Americana começará em 28 de agosto e vai até 10 de dezembro, enquanto o Mundial de Clubes da Fifa vai de 10 a 20 de dezembro.
Copa do Mundo faz times da Série A terem 4 dias de pré-temporada em 2014 Copa do Mundo faz times da Série A terem 4 dias de pré-temporada em 2014 Reviewed by Thiago Batista de Olim on 01:51 Rating: 5