29/05/2015

Basquete do Divino e ESEF firmam parceria entre ciência e o esporte

O basquete feminino do Divino Salvador/Jundiaí e a Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF) firmaram parceria em busca dos melhores desempenhos em quadra. O objetivo é desenvolver e controlar as capacidades físicas das atletas, agregando um valor científico sobre o esporte e, consequentemente, melhorar ainda mais o desempenho do time.

Os primeiros passos foram dados nesta semana, com a realização de duas baterias de avaliações físicas. A primeira delas incluiu a análise do estado físico das atletas e coleta de dados específicos no laboratório de fisiologia da ESEF, com o acompanhamento do preparador físico e coordenador Paulo Martignago e do professor Gustavo Zorzi, ambos do Divino, além dos professores da ESEF Olival Cardoso do Lago e Marcelo Conte, acompanhados de alunos da faculdade que atuam como estagiários. Para completar, um teste metabólico foi realizado em quadra.


Todo o material coletado já está em análise e será fundamental para propor treinos direcionados, visando melhorar a performance de cada atleta e, consequentemente, do time como um todo. Para Paulo Martignago, o principal benefício da parceria é trazer a ciência para dentro da instituição. “Com isso, podemos estruturar e planejar os treinamentos para alcançar o objetivo principal, que é ser campeão”, conta o coordenador.

Já o Professor da ESEF, Olival Cardoso do Lago, ressalta que os resultados virão de médio a longo prazos. “Acredito que o basquete feminino do Divino Salvador é uma equipe com bastante visibilidade e condições de mostrar para a comunidade esportiva o potencial da pesquisa no rendimento dos atletas”, contou.

Site Jundiaí.com.br
Basquete do Divino e ESEF firmam parceria entre ciência e o esporte Basquete do Divino e ESEF firmam parceria entre ciência e o esporte Reviewed by Thiago Batista de Olim on 02:33 Rating: 5