26/06/15 - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: 26/06/15

26/06/2015

Jogos Regionais: Jundiaí prepara alimentação especial para atletas

Se depender do cardápio, os Jogos Regionais de 2015 serão um prato cheio para que Jundiaí comprove o status de potência do esporte. Os atletas, que defenderão a cidade em 43 modalidades a partir de 1 de julho, receberão durante os 11 dias de disputas uma alimentação balanceada, rica em proteínas e carboidratos. O cardápio foi anunciado pela coordenadora de alimentação da equipe de Jundiaí, Solange de Barros.

A programação prevê quatro refeições diárias para 660 atletas, técnicos e administradores que ficarão alojados na Escola Estadual Professor Adoniro Ladeira, na Vila Hortolândia. O café da manhã será servido das 6h às 8h30 e o almoço, das 11h às 13h. O jantar sai entre 18h30 e 19h30 e, antes de ir para cama, os competidores ainda terão o café noturno, das 21h às 22h.

Para atender a demanda, 15 profissionais que esbajam talento na cozinha se dedicarão ao preparo das refeições. Arroz, feijão, massas, carnes, legumes e frutas formam a base do cardápio. “Temos uma variedade grande para que agrade toda a delegação”, diz Solange, que garante ter um plano B caso apareça imprevistos. “Raramente acontece, mas estamos preparados. Para uma atleta vegetariano ou com rejeição a qualquer alimento, por exemplo, nós temos como oferecer uma opção que lhe agrade”, comenta.

Solange sustenta que o cardápio é preparado com base em sua experiência em Jogos Regionais. “Já são nove edições, o que traz a segurança de acertar a melhor opção de alimentos para a delegação. Mesmo assim, caso haja uma dúvida, peço ajuda a uma nutricionista”, conta.

A variedade e organização do cardápio impressionam. Logo no primeiro dia, os atletas de Jundiaí terão no almoço arroz branco, feijão, macarrão, bife à milanesa, couve refogada, salada de alface e tomate e suco de caju. E tem sobremesa: para começar, doce de pêssego em caldas com creme de leite. No jantar, exceção do arroz e feijão, o menu muda radicalmente. Filé de frango grelhado, purê de batata, salada de berinjela e rúcula, suco e abacaxi e o tradicional doce da Tia estarão à disposição da equipe.

O cardápio diversificado preenche a exigência necessária para o bom desempenho dos atletas dentro das quadras, pistas e gramados. O menu recheado tem, por exemplo, lagarto ao molho madeira, filé de peixe ao forno, bife à caçarola, rocambole de carne, lasanha, escondidinho de frango, entre outras opções. O café dos atletas de Jundiaí também será de primeira linha, servido pela manhã e à noite. Leite, café, chocolate, suco, muçarela, bolos, geleias, entre outros. Solange lembra que embora haja horário estipulado para que as refeições sejam servidas, responsáveis pela cozinha do alojamento de Jundiaí abrirão exceções de acordo com o horário das competições.

A pivô Gabriela Celine da Silva, 29 anos, um dos destaques da equipe feminina de handebol de Jundiaí, tem motivos de sobra para elogiar a preocupação que Jundiaí tem com a alimentação dos atletas. Gabi, que foi rainha do Carnaval de 2014, defende o handebol da cidade desde 9 anos de idade. “Desde pequena tenho rejeição à lactose. Sou alérgica, mas nunca tive problemas com a alimentação durante as disputas”, diz.

Gabi conta que durante as competições, dirigentes conversam e procuram atender com atenção as necessidades dos atletas. “Não costumo comer carne vermelha. Então, eles me perguntam a minha sugestão e a substituem, com uma omelete, por exemplo. Toda essa dedicação nos permite treinar com tranquilidade e conseguir o melhor desempenho possível dentro da quadra”, comenta Gabriela.

A pivô aposta numa ótima exibição do handebol de Jundiaí nos Jogos Regionais. “A infraestrutura nos permite sonhar alto, sonhar em conquistar a medalha de ouro. Temos consciência do potencial de nossos adversários, mas estamos bem preparadas. Com a retaguarda da Prefeitura e o apoio dos torcemos, nossas chances são ótimas”, aposta Gabriela.

Site da Prefeitura de Jundiaí


Leia Mais ►

Jogos Regionais: Cancha de bocha recebe piso emborrachado


As canchas de bocha do Centro Esportivo Antônio de Lima, na Agapeama, estão prontas para receber as partidas dos 59° Jogos Regionais de Jundiaí, de 1° a 11 de julho, com a participação de 56 cidades e cerca de dez mil participantes entre atletas, técnicos e dirigentes.

Os jogadores terão condições de mostrar todo o talento no piso emborrachado totalmente reformado e pintado dentro das normas exigidas pelas entidades que comandam a modalidade.

O secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, visitou as canchas, elogiou o trabalho e comentou que o espaço ficou adequado para não só receber as partidas dos Regionais, mas como para ser usado pela comunidade que frequenta o Centro Esportivo.

“Atendemos um pedido da sociedade, agora tanto as canchas do Antônio de Lima como as do Complexo Dal Santo precisavam de melhorias e atendemos. O mais importante é que depois dos Jogos Regionais, a população poderá usufruir de um espaço estruturado para a prática do esporte. Este é o legado que vai ficar”, ressalta.

Quem não vê a hora de testar as novas canchas é Olinto Prati, de 71 anos, um dos destaques da equipe de Jundiaí que disputará os Regionais. “Elas são a nata de Jundiaí, o que temos de melhor. Agora vamos nos concentrar nas partidas e buscar o melhor desempenho possível”, diz.

Jundiaí está incluída no Grupo C ao lado de Itapetininga e Itupeva. Prati diz que o principal objetivo para este ano é conseguir uma melhor colocação nos Regionais em casa. “No ano passado, em Sorocaba, ficamos em 8º e a intenção é ter um melhor desempenho. Quem sabe uma medalha”, comenta.

Site da Prefeitura de Jundiaí

Leia Mais ►

Ivoturucaia recebe último torneio da FPTM antes dos Regionais

Neste final de semana ocorre a 4ª etapa do Torneio Ranking Paulista da Federação Paulista de tênis de mesa. E como nas três etapas anteriores, os jogos serão em Jundiaí, novamente no ginásio Mário Milani, no Ivoturucaia. A disputa nos dois dias sempre começa às 8 horas da manhã.

Será o último torneio antes do tênis de mesa de Jundiaí disputar os Jogos Regionais, e alguns atletas que defenderão a cidade estarão presentes, caso de Juliana Lindaman, Heverton Braz, Henrique Kimura e Murilo Dias.

Thiago Batista – Esporte Jundiaí


Leia Mais ►

Basquete do Jundiaí Clube joga última partida antes dos Jogos

A equipe adulta de basquete masculino do Jundiaí Clube entra em quadra neste sábado pelo Campeonato da Associação Regional de basquete masculino, quando enfrenta Hípica de Campinas, no Bolão, a partir das 11 horas da manhã. O time busca se reabilitar na competição já que perdeu as duas últimas partidas que disputou: Uniararas e Itapira, este último, na semana passada, fora de casa, por dois pontos apenas, 72 a 70.

Thiago Batista – Esporte Jundiaí


Leia Mais ►

Decisão do Campeonato Aberto de futebol feminino será no sábado

O futebol feminino de Jundiaí decide neste sábado o título do Campeonato Aberto de futebol feminino, quando enfrenta Valinhos, no centro esportivo Francisco Dal Santo, a partir das 15h30. Ambas chegam invictas a decisão, tendo vencido os quatro jogos que disputaram no torneio promovido pela Prefeitura de Jundiaí. Será a última partida das duas equipes antes de disputarem os Jogos Regionais de suas respectivas regiões. Jundiaí disputará a competição em casa, enquanto Valinhos disputará os Regionais que ocorrerão em São José do Rio Pardo.

Thiago Batista – Esporte Jundiaí


Leia Mais ►

Meninas do JHC vencem última partida antes dos Jogos Regionais

Na sua última exibição antes da estreia nos Jogos Regionais, a equipe feminina do JHC, que representará Jundiaí na competição, venceu a Associação Campineira, fora de casa, na quinta-feira, pelo Super Paulistão. E uma vitória bastante importante: 32 a 18, sendo a quinta do time na competição, que assim chega a 4ª colocação do torneio, com 10 pontos.

Pela primeira vez o JHC termina pelo menos em um dia deste ano no chamado G-4, a zona de classificação para as semifinais. Nos Regionais, o handebol feminino de Jundiaí está no grupo B que tem Mairinque, Louveira e Itapeva, esta última adversária de estreia, no próximo dia 2 de julho, no Anexo do Bolão, às 18h. Pelo Super Paulistão, o JHC volta a jogar apenas em 12 de agosto, contra Guarulhos, fora de casa.

Thiago Batista – Esporte Jundiaí



Leia Mais ►

Sábado de muito handebol no Anexo antes dos Jogos Regionais

Sábado de bastante handebol no Anexo do Bolão. Para testar se a quadra está tudo ok para os Jogos Regionais, o ginásio recebe seis partidas da Liga de handebol do estado de São Paulo. A rodada começa às 12h30 com Clube Japy e Rio Claro pelo mirim masculino.

Na sequência, o Gol de Mão de Campo Limpo Paulista com a sua equipe infantil e que será base para disputa dos Jogos Regionais, encara Rio Claro. Às 14h30 tem os confrontos entre Clube Japy e Franca no infantil e juvenil masculino.

Às 17h tem o sub-21 feminino do JHC, com algumas jogadoras que estarão nos Regionais, encarando Franca. Fechando o dia, às 18h15, o sub-21 masculino do Japy encara Sumaré com alguns jogadores do time jundiaiense que estarão nos Jogos.

Thiago Batista – Esporte Jundiaí


Leia Mais ►

Equipes de base do Galo jogam em Jundiaí neste final de semana

As categorias de base do Paulista jogam neste final de semana. No sábado as equipes sub-15 e 17 do Tricolor encaram Amparo, no centro esportivo Francisco Dal Santo, a partir das nove horas da manhã. Na rodada passada, as duas equipes venceram a Itapirense, em casa: 4 a 2 no sub-15 e 2 a 1 no sub-17.  No domingo, os times sub-11 e 13 do Galo enfrentam o Corinthians, no Romão de Souza, também a partir das nove horas da manhã e buscam a reabilitação após terem sido derrotadas na semana passada para Amparo, fora de casa, por 1 a 0.  Todas as quatro categorias do Galinho estão fora da zona de classificação para a segunda fase.

Thiago Batista – Esporte Jundiaí


Leia Mais ►

Campeonato Meninos do Brasil está já na quarta rodada da 1ª fase

Neste mês de junho terá continuidade a 4ª rodada do 14º Campeonato Meninos do Brasil, com as partidas do grupo B. As partidas do grupo A foram realizadas no último dia 13/06.
Até o momento, o 14º Campeonato Meninos do Brasil, que é disputado em cinco categorias (Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15) vem sendo marcado por muito equilíbrio, com poucas equipes conseguindo se destacar e alcançar a invencibilidade.

Meninos do Brasil


Leia Mais ►

Resultados da 4ª rodada do grupo A do Meninos do Brasil - 2015

Leia Mais ►

Tabelas


Temas