23/02/17 - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: 23/02/17

23/02/2017

Andrezinho irá disputar a fase final do Campeonato Equatoriano de futsal

Andrezinho, idealizador do DNA Futsal, estará atuando no futsal do Equador nos próximos dias. Ele foi convidado por um atleta da seleção equatoriana para atuar por uma equipe local.  “Ano passado o pessoal do Equador por lá numa excursão no Brasil junto com a escolinha do Erasto. E no período eles viram eu jogar uma competição e como tenho um nome conhecido na modalidade, por ter atuado fora do país. E eles já conversam comigo, nas redes sociais. A proposta era para atuar nas finais, mas deixei tudo preparado. Agora o time se classificou e irei viajar dia 10, para atuar na fase final, já que as finais são entre 11 e 27 de março. E se Deus quiser ganharei este título. Já faturei a Liga Portuguesa e agora quem sabe a equatoriana”.

Sobre o DNA Futsal, a ideia que nasceu em uma brincadeira, ganhou corpo e em poucas semanas eles conseguiram definir time, comissão técnica e jogadores. “A gente estava conversando com o Alê (Olvieira - treinador), e como estou querendo trabalhar com escolinhas, surgiu esse campeonato, e a gente tinha conhecimento de atletas, falando, montamos uma diretoria. E em 3 semanas já temos tudo pronto, e a gente nem esperava. Não é fácil montar um time para um campeonato em qualquer esporte e conseguir essas coisas muito rápido. Independente se vai ganhar ou perder, a gente vai jogar bola”

Andrezinho lembra que quando garoto ia as segundas-feiras ao Bolão para assistir jogos de futsal. “Eu sou da época que não tinha idade de jogar, mas ia assistir jogadores que me espelhava”, disse. “Espero que alguns alunos meus possam assistir no Bolão, as segundas-feiras e possam se espelhar em mim”, completou. No Bolão, para ele uma das conquistas mais marcantes foi da Copa Tv Tem de futsal em 2009, em virtude de um detalhe: “Meu filho presente assistindo jogo, isso foi gratificante demais. Coisas que marcam demais. Tudo pode passar na vida, mas tem que coisas que a gente guarda e essa é uma delas”

Thiago Batista – Esporte Jundiaí; foto: Thiago Batista



Leia Mais ►

Sérgio Caetano: “Pela situação que estamos, não pode pensar em folga”


O treinador Sérgio Caetano assumiu o comando do Paulista nesta quinta-feira, em meio ao Carnaval, já que o próximo jogo do Tricolor será apenas na quarta-feira de Cinzas. Se fosse por ele, o momento não é pensar em Rei e Rainhas dos Carnaval e sim apenas no futebol, já que o Tricolor está na 18ª colocação, com 3 pontos ganhos, ocupando a zona de rebaixamento da Série A-3 para a 4ª divisão do Estadual.

“Pela situação que estamos, que a gente vive, não pode pensar em folga. Não seremos Sargentão. Vamos conversar, saber tudo, e dar folga na hora certa. Mas temos um compromisso muito importante, e volto a dizer se o jogador for um pouquinho inteligente não vai pensar em folga, vai trabalhar”. Sérgio disse que se ocorrer a folga, deverá ser em um dos períodos no domingo, mas a princípio o time terá treinos em dois períodos até a véspera do jogo.

No momento que o time vive, ele vai procurar ser “Amigão” dos atletas. “Tem que ser amigo, pai, psicólogo. Tem que trabalhar. Tem que conversar. Temos 6 dias, o que fazer nestes 6 dias só conversar. Não, vamos conversar, reunir e procurarei ser amigo”, disse. “Tem momento para tudo, momento de cobrança, de rir, se tiver que chorar vamos chorar junto. Tudo na nossa vida tem momento de alegria, tristeza, da pancada e felicidade”, completou.

Thiago Batista – Esporte Jundiaí; fotos: Thiago Batista
Leia Mais ►

Peneira de vôlei masculino: 80 garotos no Bolão para serem avaliados


Nesta quinta-feira, 80 garotos estiveram presentes no ginásio do Bolão para participar da peneira de vôlei masculino, promovido pela equipe de Jundiaí que disputará torneios da Associação Pré-Olímpico e também da Liga Regional de Campinas. A quantidade até surpreendeu um dos treinadores da modalidade, Marcelo Henrique Pimentel.

“Gostei muito da peneira pelo número de atletas que surpreendeu, foi acima do que esperávamos e com boa qualidade. Temos bons atletas que podem dar frutos para a gente em 1 ou 2 anos, já que nosso trabalho é a media-longo prazo”, disse. Ele que procurava atacantes, principalmente para o seu time infantil, conseguiu na peneira suprir as suas necessidades. “Tivemos três atletas atacantes no infantil muito bons, que podem até começar jogando na nossa 1ª partida oficial na categoria, pois eles se encaixam bem dentro do que esperamos para a nossa equipe”, completou.

Para Carlos Calabresi, coordenador da modalidade, e também treinador no vôlei masculino, as posições mais procuradas atualmente no vôlei são levantador e meio-de-rede. “O levantador é fundamental, pois um time mais ou menos com um bom levantador consegue jogar, mas uma excelente equipe, mas com levantador ruim não consegue jogar. Já o meio-de-rede é uma posição que exige de mais, principalmente atenção, concentração, velocidade e agilidade”.

Um dos participantes, que foi aprovado, foi o jovem João Zanatta, de 15 anos. Ele estava super alegre, já que foi a segunda vez que participou da peneira. “Foi uma peneira concorrida, e o nervosismo atrapalha um pouco”, confidenciou. João gostaria de jogar como líbero, mas atualmente treinava como ponta na escolinha do SESC. “Um dos meus espelhos é o Serginho, gostaria de jogar como líbero, mas tenho que melhorar o passe”, disse. João esteve acompanhado da sua mãe, Regine Zanatta, de 37 anos, que já jogou vôlei no Bolão. “Praticava a modalidade aqui até os 20 anos, hoje apenas brinco lá no SESC”.









Thiago Batista – Esporte Jundiaí; fotos: Thiago Batista
Leia Mais ►

Fábio Gomes é novo reforço de time do Acre – que disputa a Série D do Brasil

Na última quarta-feira, o Rio Branco, do Acre anunciou a contratação do volante Fábio Gomes para a sequência da temporada. O clube disputa além do Estadual, a Copa do Brasil – onde eliminou o Figueirense na 1ª fase e a Série D do Campeonato Brasileiro.

Natural de Rio Claro, Fábio tem 36 anos e iniciou a carreira no Paulista, onde foi  campeão na Copa do Brasil em 2005, além de ter vencido a Série A-2 do Paulistão e Brasileirão da Série C em 2001, e da Copa Paulista em 2010. O experiente jogador possui passagens por grandes clubes brasileiros como Ceará, Sport e Palmeiras. Seu último clube foi o Sertãozinho, sendo campeão da Série A3- na temporada passada.

Thiago Batista – Esporte Jundiaí; foto: Thiago Batista
Leia Mais ►

Amador de Louveira – Série A: Segunda rodada será apenas após o Carnaval

A disputa da 2ª rodada da Série A do Campeonato Amador de Louveira será apenas no dia 5 de março. Neste final de semana de Carnaval, a bola ficará toda parada para os atletas da cidade. Quando retornar, o líder Super estará de folga. O time que goleou o Primus por 8 a 0, fica no chapéu pela tabela divulgada na competição – tem 11 times na 1ª fase, e cada um folga uma rodada.
Leia Mais ►

Copa Aramis Polli: No Carnaval, pode pintar os primeiros foliões da Ouro

Justamente na rodada carnavalesca da Copa Aramis Polli de futebol pode pintar os primeiros clubes matemática classificados para a Série Ouro. No máximo 13 times podem se classificar de forma antecipada. Dois clubes já tem presença assegurada na Série Prata.

No grupo 1, Traviú, Arizona e Vila Ana podem garantir classificações. Os dois primeiros precisam de simples empates nas suas partidas, enquanto o Vila Ana com uma vitória sobre CQC garante matemática sua classificação. Pelo grupo 2, Cem Perdão e Resenha se enfrentam e um empate classifica os dois a próxima fase. O Grêmio JP se vencer o Grêmio Eloy, torcer que na rodada o Eloyork não vença a sua partida, para assim se classificar de forma antecipada.

No grupo 3, o Catch a Fire precisa de um simples empate no duelo contra o Bahia para se classificar. Já baianos e também o Asa Negra somente avançam de forma antecipada com uma vitória, e tropeços na rodada de República, Bertioga e Favela. Pelo grupo 4, total equilíbrio, onde 3 dos 4 ponteiros – Doze da Vila, Strong City, Espanhol e Cinco Estrelas podem se classificar antecipadamente, mas primeiro precisam vencer suas partidas e ter uma combinação enorme de resultados envolvendo todas as chaves. No grupo 5, o Tijuco está a um empate da sua classificação, enquanto o Carvalhos se vencer o Vila Hortolândia também se classifica de forma antecipada.

Série Prata garantida – No grupo 1, o Colônia já tem vaga assegurada na Série Prata. No grupo 4, o Bettercell já sabe que irá disputar a Série Prata. 
Leia Mais ►

Copa Vila Arens de futsal e Jundiaiense de futebol society: folga no Carnaval

Neste final de semana a bola ficara parada para os atletas que disputam a Copa Vila Arens de futsal e o Campeonato Jundiaiense de futebol society. Os jogos nas duas competições somente retornam no final de semana seguinte ao Carnaval, 3 e 4 de março. Na Copa Vila Arens quando retornar será disputa a última rodada da 2ª fase, quando serão conhecidos os 4 classificados as semifinais da Série Ouro e os 4 da Série Prata. No Jundiaiense de futebol society, os jogos serão da 5ª rodada da 1ª fase.
Leia Mais ►

Após 10 meses, ex-zagueiro do Paulista volta a jogar uma partida oficial, e na Série A-2

Na última partida diante do Rio Claro, o São Caetano conheceu a primeira derrota no Paulistão A-2 Itaipava. Porém, para um jogador do elenco do time do ABC, a partida foi especial. Após 10 meses afastado por conta de uma operação no joelho esquerdo, o zagueiro Júnior Alves (ex-Paulista) entrou no intervalo do jogo. A última partida disputada por Júnior Alves havia sido na vitória do São Caetano diante do Taubaté por 4 a 3, pelo Série A-2 do ano passado. O jogador fez uma análise do seu retorno.

“Fiquei muito feliz por jogar novamente. Acho que tive um bom retorno. Tentamos o empate, mas infelizmente não conseguimos contra o Rio Claro. Vamos focar para buscar a vitória em casa”, afirmou Júnior Alves.

Dentro do G-4 o Azulão, Júnior Alves fez uma projeção para o confronto diante do líder Água Santa. “Precisamos esquecer o jogo contra o Rio Claro. Iremos continuar fazendo aquilo que já está sendo feito durante toda a nossa preparação. É preciso levantar a cabeça e, assim, o resultado positivo pode acontecer”, explicou. Neste sábado, São Caetano e Água Santa se enfrentam pela sétima rodada. A partida acontece às 16h, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. O time de Diadema é o primeiro colocado com 14 pontos, um a mais que o São Caetano.

Thiago Batista – Esporte Jundiaí; foto: Site da Federação Paulista de Futebol


Leia Mais ►

Ex-atleta do Paulista, Jorginho comanda o líder Água Santa na Série A-2

O Água Santa é o líder do Paulistão da Série A-2 com 14 pontos após seis rodadas. O time comandado por Jorginho (ex-jogador do Paulista nos anos 90) é um dos três invictos na competição e o treinador aposta na entrega para permanecer na primeira colocação no confronto do ABC diante do vice-líder São Caetano.

Um dos trunfos do Água Santa é o sistema defensivo, o melhor da Série A-2, com apenas dois gols sofridos. “Estamos lutando para ficar entre os quatro primeiros colocados, pois só assim para termos chances de subir. Estamos errando menos que os adversários e isso está nos ajudando. Sabemos que é um campeonato equilibrado e temos de manter os pés no chão”, comentou Jorginho.

Pelo Paulistão seu time é um dos invictos. “Não pensamos nisso, pois vai chegar uma hora que vamos perder. Claro que gostaria que isso não acontecesse, mas caso aconteça, temos de ter a cabeça no lugar para mantermos o equilíbrio e foco no torneio”, disse.

Por fim, Jorginho fez uma projeção do confronto diante do vice-líder São Caetano. “Será um jogo complicado. Eles têm um time alto, forte e que joga junto há um bom tempo. O treinador deles está no clube há três anos e conhece o elenco deles melhor do que eu conheço o meu, além de conhecer também a divisão. Não será fácil, mas temos de jogar para vencer, pois é a única forma de somar pontas para buscarmos a classificação”, concluiu. Neste sábado, São Caetano e Água Santa se enfrentam às 16h, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. Ambos os clubes estão nas duas primeiras colocações da competição.  


Thiago Batista – Esporte Jundiaí; foto: Site da Federação Paulista de Futebol
Leia Mais ►

Moacir Junior vibra com a segunda vitória do Botinha no Paulistão da Série A-1

O Botafogo voltou a vencer no Paulistão da Série A-1 após duas rodadas sem conquistar os três pontos. A vitória por 3 a 1 sobre o Audax deu fôlego para o time de Ribeirão Preto continuar trabalhando, e o técnico Moacir Júnior (ex-Paulista – 2008), que tem como meta atingir 14 pontos no torneio para escapar do rebaixamento, diz que metade do objetivo já foi cumprido.

“Vamos manter os pés no chão pois teremos um grande confronto no sábado. O Paulistão é isso. Campeonato difícil. Primeiro objetivo é a permanência. Depois, num segundo momento, podemos pensar na classificação. Chegamos na metade do caminho. Faltam mais sete pontos para eliminar qualquer resquício. Vamos buscar passo a passo”, disse o comandante.

Após conquistar a segunda vitória no campeonato, Moacir Júnior dedicou a vitória ao presidente Gerson Engracia Garcia, que estava no Rio de Janeiro, participando do Conselho Técnico da Série C. “Gostaria de dedicar a vitória ao nosso presidente, que foi ao Rio, mas retorna aliviado. Estou muito feliz pela família Botafogo, pelo torcedor, que mais uma vez compareceu e viu sua equipe ganhar do Audax pela primeira vez”, completou. O próximo confronto do Botafogo é contra o Santos, neste sábado (25), às 17h, na Vila Belmiro, pela sexta rodada do Paulistão da Série A-1.

Thiago Batista – Esporte Jundiaí; foto: site da FPF


Leia Mais ►

Sérgio Caetano apresentado no Paulista: “Temos que ralar, temos que sangrar”

No começo da tarde desta quinta-feira enfim acabou a novela quem comandará o Paulista no restante da Série A-3 do Campeonato Estadual. Sérgio Caetano foi apresentado como treinador do Tricolor, após a saída de Umberto Louzer, para ser auxiliar-técnico do Guarani. As negociações com Sérgio começaram na última quarta-feira e somente foram finalizadas na manhã desta quinta-feira, quando já em Jundiaí finalizou os últimos detalhes da negociação.  Ele fica até o final da participação do Galo na “Terceirona”. Sua principal missão é livrar o Paulista do rebaixamento a Quarta Divisão do Campeonato Estadual. E para isso, seu time tem que se entregar dentro de campo.

“Primeiro saber jogar com a divisão. Hoje temos que buscar a vitória, temos que ralar, temos que sangrar, buscar os resultados e trabalhar. Nosso primeiro trabalho é na quarta-feira”, lembrou o treinador sobre o jogo de quarta-feira contra o Rio Branco, em Americana, às 20h. Sérgio Caetano chega com um auxiliar, Ivan Canela, que trabalhou com ele já nesta função e também como preparador físco. Canela já foi preparador físico da seleção sub-17.

Para ele a sua principal missão nestes primeiros dias é recuperar a moral dos atletas. “O primeiro trabalho é recuperar a autoestima dos atletas, mostrar o caminho para eles, pois não tem nada perdido”, declarou. “Estes atletas tem que voltar a ter a alegria que já tiveram no inicio. A gente está aqui hoje porque acreditamos no grupo. Primeiro passo é conversar e buscar informações”, completou.

Sérgio disse que já acompanhou algumas partidas do Paulista pela televisão ou via internet. “Você tem que acompanhar todos, mais fácil de ter um convite de quem estar lá trás. Você tem obrigação por estar na área de acompanhar e buscar informações de quem está mal. Surgiu o convite do Paulista e aceitamos como maior prazer", disse. "Assisti contra o Atibaia e o Inter. Tudo é uma escolha pelos atletas e pela tradição do clube. Um time grande como o Paulista não pode estar nesta situação”, completou.

Com o treinador, atuará que estiver melhor no grupo, independe da idade, e se veio do grupo da Copinha, ou chegou contratado no final do ano passado. “Vamos usar de acordo com o momento. Não tem porque usar um experiente que está mal. Não existe isso. Quem se encontrar melhor, seja jovem ou experiente vai jogar. Vamos conversar, conhecer todos, no dia-a-dia, para ter um tempo. Não podemos atropelar”, disse. Sobre perfil de treinador, ele gosta dos estilos de Muricy Ramalho e Dorival Junior, mas ele tem na ponta da língua o seu favorito. “Eu gosto mais do Sérgio Caetano, pode ter certeza”.

Ele foi jogador de futebol, com passagem destacada no União Barbarense, nos anos 90, onde foi zagueiro, onde jogou ao lado de Gilson Batata. A sua primeira oportunidade como treinador depois de pendurar as chuteiras como jogador surgiu em 2000, ao assumir o comando do time sub-17 do Mirassol. Depois, trabalhou no juvenil do Rio Preto.

O treinador, atualmente com 49 anos, tem uma história ligada ao Catanduvense. Em 2006 ele conquistou o acesso da Quarta Divisão do Campeonato Paulista, para a Série A-3. No ano seguinte, repetiu o feito elevando o time de Catanduva a Série A-2. Ano passado, dirigiu o time na Série A-3 e na Copa Paulista – neste último torneio, levou o time até a segunda fase. Ele também já dirigiu entre outros clubes de São Paulo o Batatais, Vocem, Mirassol e XV de Piracicaba e Taubaté. Em Goiás,


Thiago Batista – Site Esporte Jundiaí; fotos: Thiago Batista
Leia Mais ►

Esporte de Campo Limpo abre inscrições para natação e hidroginástica em março –

As aulas de natação e hidroginástica no complexo esportivo Central de Campo Limpo Paulista têm inscrições abertas no próximo mês. Os interessados nas aulas de natação poderão se inscrever no dia 14, e, na hidroginástica, no dia 15, no ginásio Nenezão, sempre das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. Também, os alunos que frequentaram regularmente o 2º semestre da natação e hidroginástica em 2016, poderão refazer sua matrícula. Para a natação, a rematrícula ficou agendada nos dias 7 e 9, e para a hidroginástica, nos dias 8 e 10 de março.

No ato da matrícula e rematrícula, os candidatos devem apresentar a seguinte documentação: a carteirinha antiga (este item somente para ex-alunos), duas fotos 3x4, cópia do RG ou Certidão de Nascimento e cópia do comprovante de residência, no nome do aluno ou do responsável. Ainda, será recolhida a taxa de inscrição prevista pela Lei Municipal nº 2260, de 06 de maio de 2015, no valor de R$ 20,00.
Após a entrega da documentação, os candidatos serão encaminhados ao exame médico realizado no dia 11, para as rematrículas, e no dia 18 de março, para as novas matrículas. O local será indicado no dia da inscrição.

A natação é realizada de terça, quarta, quinta e sexta-feira em dois horários, às 7h e às 16h30. Já a hidroginástica é feita de quarta e sexta-feira no período da manhã e de terça e quinta-feira de tarde. 
O curso de natação é oferecido para crianças a partir dos cinco anos e adultos até 59 anos. Já, a hidroginástica é apenas para adultos de 18 a 59 anos. O complexo esportivo Central fica na Av. Marginal, s/nº, Jd. América. 


Site da Prefeitura de Campo Limpo Paulista
Leia Mais ►

Atividades esportivas terão parceria das academias de Itupeva

A Prefeitura de Itupeva iniciou a regularização das atividades esportivas e recreativas que estavam sendo realizadas nos espaços públicos municipais. Alguns projetos são gratuitos e tem interesse social, mas carecem de uma regulamentação, motivo pelo qual a conduta foi adotada.

“Já existem diversas opções de atividades físicas gratuitas destinadas à população, algumas delas no próprio Parque da Cidade. A Secretaria de Esportes e Lazer pretende lançar em breve um programa com aulas abertas aos interessados, em parceria com as academias da cidade e profissionais da área do esporte e lazer. Dessa forma o local terá uma utilização democrática das instalações, cumprindo as regras de uso e beneficiando diretamente as pessoas”, afirmou o secretário Robinson Toledo.

Para tanto, os interessados poderão dirigir-se à Secretaria de Esportes e Lazer para apresentar um projeto da atividade a ser desenvolvida, providenciar a documentação necessária e aguardar a aprovação da Prefeitura.

Foi o caso do treinador Marco Antonio (Marcão), que esteve no Paço Municipal, na manhã de terça-feira (21), para se orientar sobre as providências necessárias. O intuito dele é viabilizar as aulas de Zumba no Parque da Cidade, que só voltarão a ser feitas após análise do pedido, solicitação de uso do espaço e posterior autorização. Para mais informações, o telefone de contato é o 4591-2196.


Site da Prefeitura de Itupeva
Leia Mais ►

Zé Carlos anota gol pelo Fortaleza, mas seu time fica no empate pelo Nordeste

O ex-atacante do Paulista, Zé Carlos, o Zé do Gol, como ficou conhecido em 2009, anotou o gol do Fortaleza, no empate do time com o Moto Club,  por 1 a 1, na última quarta-feira, no Maranhão, em jogo válido pela 4ª rodada do grupo B da Copa do Nordeste.

Zé Carlos abriu o placar para o tricolor cearense, no primeiro tempo, mas os donos da casa pressionaram, e chegaram ao empate na segunda etapa, com Ozéia.

Com o resultado, o Fortaleza chegou a 6 pontos e assumiu a liderança do grupo. O Moto Club, por sua vez, marcou seu segundo ponto e fechou a quarta-feira na lanterna. Bahia e Altos, vice-líder e terceiro colocados, respectivamente, se enfrentam no dia 2 de março. O Leão do Pici só volta a jogar pela competição regional no dia 11 de março, contra o Altos do Piauí, na Arena Castelão.

Thiago Batista – Esporte Jundiaí; foto: site do Jornal O Povo


Leia Mais ►

Rafael Porcari: A polêmica do clássico e a tentativa de explicação de Thiago Duarte

Acho muito importante fazer algumas observações para falar sobre a confusão proporcionada por uma advertência errada na partida Corinthians 1×0 Palmeiras em Itaquera.

No final no 1o tempo, estando 0x0, o árbitro Thiago Duarte Peixoto se equivocou e aplicou o cartão amarelo ao corintiano Gabriel, achando que ele houvera feito falta por agarrão no palmeirense Keno (não foi ele, foi Maycon). Por já ter recebido o amarelo anteriormente, foi expulso pela 2a advertência.

A partida também teve outros erros, como a não expulsão de Victor Hugo (SEP) após clara cotovelada em Pablo (SCCP) nos minutos finais, mas o lance capital foi o lance de Gabriel.

Repito o que já escrevi em outras oportunidades: é preciso entender a carreira e os percalços de Thiago Peixoto para saber se a culpa é dele ou de quem o escala. Vejamos esse relevante retrospecto da sua ascensão ao pós-jogo no vestiário:

Desde o seu aparecimento em jogos de TV, a irregularidade tem sido comum. Ótimas e ruins arbitragens com problemas disciplinares. Em 2010, quando apareceu na final da Copa São Paulo entre Santos x São Paulo, deixou de expulsar o goleiro são-paulino que posteriormente pegou 3 pênaltis (relembre em: https://is.gd/gbPEtW). Mesmo com esse importante erro, chegou à 1a divisão e hoje é aspirante à FIFA.

Entretanto, às vésperas do seu 1o Derby, foi acusado de ser corintiano numa foto divulgada na Internet. Nada disso, era uma doação de uma camisa que estava fazendo ao Hospital do Câncer de Barretos, onde reside, para que fosse leiloada pós-falecimento da sua mãe que lá fora tratada. Veja em: http://wp.me/p55Mu0-pl. Pressionado para o jogo, teve ótima atuação em 2015 (quando Roberto de Andrade, o presidente de hoje, era diretor de futebol e o elogiou na época). Sua atuação no Corinthians x Palmeiras há 2 anos está aqui: http://wp.me/p55Mu0-px. Mas em outros jogos, pouco tempo depois, como no São Paulo x Santos, voltou a ter problemas disciplinares (a vulgarização dos cartões em destaque), citado aqui: http://wp.me/p55Mu0-rY. Aliás, esse é o grande defeito: na tentativa de se impor, Thiago passa ar de arrogância (vide uma recente partida na Arena da Baixada, onde os atletas reclamaram do excesso de autoridade e de cartões). A forma como aborda os atletas pode ser confundida como uma empáfia, mas não é. É simplesmente uma teatralização desnecessária e equivocada para dizer que a arbitragem está segura.

Apesar de tudo isso, foi indicado ao quadro de aspirante à FIFA. Entretanto, antes que pudesse festejar, uma tragédia pessoal: há exatos 11 meses sua esposa, grávida de 7 meses, faleceu de gripe suína (o relato triste aqui: http://wp.me/p55Mu0-RF).

Thiago se manteve afastado da arbitragem por motivos óbvios. Voltou a trabalhar com as mesmas virtudes e defeitos, conciliando sua atividade de educador físico com o futebol (uma válvula de escape ao episódio lamentável).

Quando o sujeito perde alguém querido, procura se enfiar em algo para esquecer. Alguns na bebida e drogas, outros na religião e outros no trabalho, como no exemplo dele. É por isso que o choro extrapolou quando foi dar uma entrevista coletiva duas horas depois do jogo. Nada mais foi do que uma tentativa de salvar a carreira, pois sabemos que em São Paulo o manda-chuva da arbitragem, acima da Comissão de Árbitros, está sendo o rigoroso Dionísio Roberto Domingos, ex-árbitro e amigo do presidente Reinaldo Carneiro Bastos.

O ato de admitir publicamente o erro numa partida, raríssimo em se tratando do frescor do evento e plausível pela humildade, teve falhas: deveria relatar em súmula que foi informado do erro e posteriormente reconheceu o equívoco (não o fez).

Qualquer árbitro que entra na escola de árbitros da FPF, sabe: seu professor será o estudioso e boa praça Roberto Perassi. Mas logo o aluno é avisado: só não chegou à FIFA pois foi muito mal num Corinthians x Palmeiras e aí encerraram a carreira dele. Perceberam como o choro de Thiago foi  realmente sincero?

Não acontecerá isso (o término da carreira) com ele, pois o Coronel Marcos Marinho, que gosta muito dele e que agora comanda a arbitragem da CBF, manterá seu escudo de aspirante à FIFA; em que pese não apitará mais jogos das duas equipes neste Paulistão (pois, afinal, o que conta é atuar no Brasileirão).

Por fim: se o vídeo-árbitro da FIFA estivesse funcionando, isso teria acontecido? Talvez sim, pois já veio à tona a imagem de que o 4o árbitro avisa do erro e o árbitro não considera a informação.


Por Rafael Porcari


Ex-árbitro de futebol profissional e comentarista de arbitragem da Rádio Difusora
Leia Mais ►

DNA Futsal é apresentado e divulga elenco para disputa da Copa Lance Livre 2017


Nesta quarta-feira, no Nacional Atlético Clube foi apresentado parte do elenco do DNA Futsal, clube que irá disputar a Copa Lance Livre 2017 – torneio que será organizado pela Liga Jundiaiense de Futsal nesta temporada. A ideia que nasceu numa brincadeira entre Andrezinho e Alê Oliveira, ganhou corpo e em três semanas, já tinha camisa de jogo, patrocinadores, comissão técnica e atletas.

“A gente de inicio somente ia colocar gente mais velha, até por isso esse nome DNA Futsal”, começou brincando Andrezinho. “A ideia nossa era para atuar atletas da minha geração e também a de alguns anos atrás que sempre abrilhantaram o futsal da cidade. Mas nosso elenco tem alguns novatos como Michelzinho e o Costelinha”, contou Andrezinho, idealizador do time. “Tudo começou numa grande brincadeira, após ficamos sabendo que ocorreria a Copa Lance Livre, fomos conversando com um, com outro e agora estamos com elenco definido. Tem gente de qualidade no time”, disse Alê Oliveira.


O time terá os goleiros Erasto, Sujinho e Abel; e os atletas de linha Nalim, Guela, Rubinho, Cabrita, Esquerdinha, Andrezinho, Toreto, Michel, Costelinha, Zumbeta, And, Alex França, Choco, Careca, Dinho, Formiga, Nardo, Tiagão e Júlio Romanini. A comissão técnica terá Vanderlei Augusto, o Vandeco como massagista, Robson Naves como auxiliar de Alê Oliveira – este treinador do time, e Gabriel Torricelli como fisioterapeuta.

Thiago Batista – Esporte Jundiaí; fotos: Thiago Batista

Leia Mais ►

Copa Aramis Polli de futebol: Organização divulga locais dos jogos no Carnaval

A Liga Regional de Futebol divulgou na noite desta quarta-feira os locais dos jogos da rodada Carnavalesca da Copa Aramis Polli de futebol. Serão 15 partidas, divididas em quatro campos da cidade. No Antônio Iacovino serão cinco partidas, com destaque para o duelo direto por uma vaga na Série Ouro entre Grêmio Eloy e Grêmio JP, às 8h00. No Carbonari Filho serão três partidas, sendo que o time da casa, o Traviú fecha a rodada, jogando às 16h, contra o Colônia. No Nilo Macedo, serão cinco jogos, com destaque o confronto de lideres do grupo 3, entre Catch a Fire e Bahia, às 8h. No campo dos Rodoviários, o jogo de destaque será entre Asa Negra e Bertioga, às 8h, duelo entre o 3º e 5º colocado do grupo 3.
Leia Mais ►

Tabelas


Temas