Jundiaí estará lá!!! Atleta do Peama se classifica para Jogos Paralímpicos de Inverno - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Jundiaí estará lá!!! Atleta do Peama se classifica para Jogos Paralímpicos de Inverno

16/02/2018

Jundiaí estará lá!!! Atleta do Peama se classifica para Jogos Paralímpicos de Inverno



O atleta do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, Cristian Ribera se classificou para os Jogos Paralímpicos de Inverno, que acontecerão em março, em Pyeongchang, na Coreia do Sul, na modalidade Ski Cross Country. Em visita ao prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, na manhã de quinta-feira, o adolescente ressalta a importância do esporte como ferramenta de inclusão de profissionalização.

Ele foi o único da equipe jundiaiense que conseguiu índices para garantir uma vaga na competição. “Os atletas que são de países com neve, ficam assustados com os nossos resultados. Eles perguntam: no Brasil não tem neve, como é que vocês treinam? Minha intenção é seguir carreira como profissional do esporte. São oportunidades importantes, que começaram com a minha inclusão no Peama, ainda criança”, conta o atleta, que conheceu a modalidade numa vivência esportiva oferecida pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve, aos assistidos do Peama. A conquista da vaga aconteceu na Finlândia, após três etapas da World Cup de Ski Crosss Country.

 “É muito gratificante acompanhar o sucesso dos nossos atletas que iniciaram no Peama e hoje representam o Brasil numa modalidade pouco conhecida. É o estímulo que o esporte proporciona às pessoas, com a valorização e inclusão de todos”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado, que fez questão de saber detalhes sobre a competição além de conferir os vídeos do atleta na Europa.

“Foi um grande feito para os atletas. A própria Confederação esperava que os resultados fossem alcançados apenas para os próximos Jogos. O empenho dos atletas foi fundamental, aliado à oferta de treinamento da Confederação”, salienta o diretor do Departamento de Esportes Adaptados, César Munir.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, Luiz Trientini, a inclusão da sociedade à prática esportiva vai além de apenas competições. “Poucas cidades têm o trabalho consolidado que o Peama oferece para Jundiaí, sendo uma referência até para confederações. É o resultado de muito trabalho e dedicação para a valorização das pessoas”, analisa. O outro atleta do Peama de Jundiaí, Thomaz Moraes, não conseguiu a vaga.


Foto: Divulgação - Prefeitura de Jundiaí