Série B do Amador de Várzea Paulista terá fortes punições e rebaixará 8 clubes para Série C - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: Série B do Amador de Várzea Paulista terá fortes punições e rebaixará 8 clubes para Série C

11/03/2018

Série B do Amador de Várzea Paulista terá fortes punições e rebaixará 8 clubes para Série C



Na última semana ocorreu uma reunião com os clubes participantes da Série B do Campeonato Amador de Várzea Paulista. No encontro, foi lido o regulamento, que deixará punições fortes aos clubes participantes da edição de 2018. A organização será mais rígida para punir atletas, dirigentes e componentes de comissão técnica que podem ser advertidos, suspensos ou eliminados dependendo da gravidade do fato. Como as partidas da competição terão transmissão pelo Facebook, imagens podem ajudar nas questões disciplinares.

Sobre o w.o., se uma equipe cometer duas ausências, será eliminada da competição. Segundo Oziel Nabas, coordenador de esporte amador da Prefeitura de Várzea Paulista, explicou que somente atletas que estiverem presentes em súmula estarão liberados para atuar no ano seguinte. “Quem não estiver súmula será suspenso de qualquer competição organizada pela Prefeitura de Várzea Paulista por dois anos”, completou.

Oziel Nabas informou também que jogador que estiver suspenso ou eliminado em competições no Aglomerado Urbano de Jundiaí estará automaticamente eliminado em Várzea Paulista. “Inclusive no Campeonato Amador de Jundiaí”, lembrou.

A competição terá 28 times, que na primeira fase foram divididos em quatro chaves de sete equipes. Mas o torneio sofreu mudanças. O Diamantina pediu licença e será substituído pelo Leopardo. O Vila Cristo mudou de nome e agora se chama Santa Teresinha. O início do torneio deverá ser seis de maio. Os clubes deverão entregar as fichas de inscrição de atletas até 28 de março, quando será feita uma nova reunião e os últimos detalhes serão acertados. A tabela deverá ser divulgada até 10 de abril.

Uma das grandes novidades na temporada da Série B do Amador de Várzea Paulista será o rebaixamento. Os dois piores de cada grupo – oito no total serão rebaixados e irão disputar a Série C do Amador, competição que será criada em 2019. A Série C do Amador de Várzea Paulista terá no total 10 times. Os dois melhores times da Série B do Amador de Várzea Paulista conquistam o acesso a Série A. A elite varzina, que terá 18 clubes este ano, terá quatro clubes sofrendo rebaixamento. Para 2019, a Série A terá 16 equipes e a Série B terá 22 times.

A Série A de 2018 terá sua próxima reunião na próxima sexta-feira, no CEU de Várzea Paulista, a partir das 19h. Este ano a Prefeitura de Várzea Paulista irá criar o Campeonato Varzino de futebol sub-17, para revelar novos talentos para o futebol da cidade.


Grupos da 1ª fase
Grupo A
x
Grupo B
Jamaica
Araré
União América Dois
Boa Vista
Palmeirinha
América
Necam
Real Paulista
Íbis
Peñarol
Apolo
União de Minas
Condor
Unidos do América

Grupo C
x
Grupo D
Inter
Diamantina
Vila Cristo
MDois
Aliados
Prisma
Bertioga
Unidos do Real
Treze Filhos
Unidos do Morro
Fusion
Atlético Nova Dois
Guarani
Americano

Fórmula de disputa: Na fase de classificação as 28 equipes foram divididas em quatro chaves. Os confrontos na primeira fase, são das equipes do grupo A contra o grupo B, e o grupo C versus o grupo D, em turno único. Os quatro melhores classificados de cada chave vão se enfrentar nos playoffs. Oitavas de final, quartas de final, semifinais e finais serão feitos jogos de ida e volta, até a definição do campeão, que deve ocorrer no final de setembro. Os dois primeiros colocados terão vagas na Série A e quatro cairão para a segunda divisão do ano que vem.