Header AD

6.4.18

#Fut - 4ª divisão do Paulistão começa sábado com w.o.. Torneio terá jogo 5mil da história



A edição de 2018 do Campeonato Paulista da 4ª divisão - que teimosamente a Federação Paulista de Futebol chama de Segunda Divisão (para entidade a Primeira Divisão são as Séries A-1, A-2 e A-3, mas o que na prática não existe) começa neste sábado. E já com w.o.. O Independente, de Limeira, que ano passado junto com o Paulista foi rebaixado da 3ª para a 4ª divisão já protagoniza a marca mais triste desta 1ª rodada. O Galo de Limeira simplesmente não inscreveu jogadores na lista da competição, no sistema eletrônico da Federação Paulista. O clube, que inclusive fez jogo-treino com o Paulista no mês passado - e venceu por 1 a 0 não colocou nenhum jogador na lista A e sequer algum atleta na lista B - lista da base. Assim, a Federação Paulista já nesta sexta-feira concedeu o w.o. a favor do Itapirense que vence o jogo, que seria disputado às 17h deste sábado, em Limeira, por 3 a 0.

Segundo publicação do jornal Gazeta de Limeira desta sexta-feira, um erro de digitação nos contratos dos jogadores provocou a situação. Os documentos enviados à Federação Paulista de Futebol constavam salários de R$ 1.028,00, em vez dos R$ 1.228 que aparecem na carteira de trabalho. Pela divergência dos dados, a FPF rejeitou os registros. Como não havia tempo para reparar o erro, já que o prazo de inscrição terminou na última quinta-feira, o Independente ficou sem número suficiente de jogadores para relacionar para a estreia. Se der um segundo WO, por qualquer motivo, o Galo será excluído da competição. O Independente está no grupo 3, ao lado de Itapirense, Brasilis, Comercial, Francana, Jaguariúna, Sãocarlense e XV de Jaú.

A competição
Desde 2005, quando as séries B1 e B2 foram unificadas, o torneio já registrou 4.764 jogos e 13.791 gols. Em 2017, o torneio teve 29 participantes. Em 2018 o número cresceu, e serão 40 equipes disputando o acesso para o Paulistão da Série A-3, que na prática é a 3ª divisão do Campeonato Paulista. Divididas em cinco grupos de oito times, as equipes farão um total de 279 jogos (excluindo o w.o. do Independente, frente ao Itapirense), o que fará o torneio ultrapassar a marca de 5.000 jogos. Só como comparação, em 2017 foram 244 jogos no total. Com média histórica de 2,89 gols por partida,  é bem provável também que o torneio chegue – e supere – a marca de 14 mil gols em sua história.

Começo e recomeço
A 4ª divisão do Paulistão também é conhecida por ser um torneio que tem tradicionais equipes do futebol  paulista concorrendo com agremiações recém-fundadas e que iniciam a trajetória no futebol profissional. Entre os 40 participantes, 10 já estiveram na elite paulista. São os casos de América, Bandeirante, Catanduvense, Francana, Jabaquara, São José, Taquaritinga e XV de Jaú, que já jogaram a Segunda Divisão, e de Paulista e Comercial, que pela primeira vez estarão na disputa.

Flamengo, Independente e Joseense (antigo São José dos Campos FC), também rebaixados em 2017, jogarão o torneio, fazendo com que todos os rebaixados do ano anterior joguem a 4ª divisão no ano posterior à queda, algo que não acontecia desde 2013.

Mas o torneio terá clubes novos que são Talentos de Marília, Catanduva, o MFTEE e São-Carlense. A cidade de Andradina também volta a ter um time profissional após 17 anos de ausência. O Andradina Esporte Clube será o primeiro representante da cidade após o Andradina Futebol Clube, que disputou a extinta Série B-3 - 6ª divisão em 2001.

Grupos da 1ª fase
Grupo 1
Andradina
Assisense
Grêmio Prudente
Osvaldo Cruz
Santacruzense
Talentos de Marília
Tupã
Vocem

Grupo 2
América de Rio Preto
Bandeirante de Birigui
Catanduva Clube
Fernandópolis
Grêmio Catanduvense
Inter de Bebedouro
José Bonifácio
Taquaritinga

Grupo 3
Brasilis
Comercial de Ribeirão
Francana
Grêmio Sãocarlense
Independente
Itapirense
Jaguariúna
XV de Jaú

Grupo 4
Amparo
Atlético Mogi
Desportiva de Guarulhos
Flamengo de Guarulhos
Joseense
Paulista
São José
União de Mogi

Grupo 5
Barcelona de São Paulo
Desportiva de Guarujá
Elosport
Grêmio Mauaense
Itararé
Jabaquara
MFTEE
Primavera

Tabela da 1ª rodada
7/abr - sáb
 - 15:00 - Mauá - Mauaense x Desportiva de Guarujá
 - 15:00 - Guarulhos - Flamengo de Guarulhos x Atlético Mogi
 - 15:30 - São José do Rio Preto - América de Rio Preto x Grêmio Catanduvense
 - 16:00 - Presidente Prudente - Grêmio Prudente x Osvaldo Cruz
 - 16:00 - Andradina - Andradina x Assisense
 - 16:00 - Catanduva - Catanduva Clube x Fernandópolis
 - w.o. - Limeira - Independente 0 x 3 Itapirense
 - 19:00 - Tupã - Tupã x Santacruzense
 - 20:30 - São José dos Campos - São José x Desportiva de Guarulhos

8/abr - dom
 - 10:00 - Assis - Vocem x Talentos de Marília
 - 10:00 - José Bonifácio - José Bonifácio x Inter Bebedouro
 - 10:00 - Taquaritinga - Taquaritinga x Bandeirante de Birigui
 - 10:00 - Franca - Francana x Brasilis
 - 10:00 - Jaú - XV de Jaú x Comercial de Ribeirão
 - 10:00 - Jaguariúna - Jaguariúna x Grêmio Sãocarlense
 - 10:00 - Jundiaí - Paulista x Amparo
 - 10:00 - Mogi das Cruzes - União de Mogi x Joseense
 - 10:00 - Capão Bonito - Elosport x Jabaquara
 - 10:00 - São Paulo - Barcelona de São Paulo x MFTEE
 - 15:00 - Itararé - Itararé x Primavera
#Fut - 4ª divisão do Paulistão começa sábado com w.o.. Torneio terá jogo 5mil da história #Fut - 4ª divisão do Paulistão começa sábado com w.o.. Torneio terá jogo 5mil da história Reviewed by Thiago Batista on 6.4.18 Rating: 5