#Futebol – Definidos grupos da Copa Paulista 2018. Red Bull será uma das 27 equipes - Esporte Jundiaí

22/05/2018

#Futebol – Definidos grupos da Copa Paulista 2018. Red Bull será uma das 27 equipes



A Copa Paulista 2018 foi definida em conselho técnico realizado na tarde desta terça-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol. Os clubes participantes acertaram os detalhes da competição, que terá início em 5 de agosto. As mudanças em relação à 2017 começam no número de participantes. Nesta temporada serão 27, contra 22 da edição passada. Com o aumento de clubes, o número de grupos da primeira fase também aumentou: de três para quatro. Da região, o Red Bull Brasil, que tem sua sede de treinamentos em Jarinu, será o único representante. Maior campeão do torneio, com três conquistas, o Paulista pelo segundo ano consecutivo está fora do torneio, por estar na 4ª divisão estadual (somente podem participar times da 1ª até 3ª divisão de São Paulo).

Formato da competição
Os 27 participantes são divididos em 4 grupos regionalizados (1 com 6 equipes e 3 com 7), que jogarão em turno e returno dentro dos grupos com os quatro melhores de cada se classificando para a segunda fase. O Red Bull está no grupo 2, e vai ter que encarar viagens longas para Araraquara e Bauru por conta da regionalização. Os grupos da fase inicial ficaram da seguinte forma:
Grupo 1 - Novorizontino, Mirassol, Batatais, Penapolense, Votuporanguense, Olímpia
Grupo 2 - Ferroviária, Red Bull, Inter de Limeira, XV de Piracicaba, Rio Claro, Desportivo Brasil, Noroeste
Grupo 3 - São Caetano, Bragantino, Santo André, Santos, Água Santa, Taubaté, São Bernardo Clube
Grupo 4 - Ituano, Portuguesa, Juventus, Osasco Audax, Nacional, Taboão da Serra, Atibaia

A segunda etapa será formada por 4 grupos com 4 equipes, que novamente jogarão em turno e returno entre eles para definir os oito quadrifinalistas.

A única mudança nas quartas de final é que a partir de 2018 ela será decidida em penalidades caso o placar agregado termine empatado após os dois jogos. Até 2017, o desempate era através de melhor campanha.

Semifinal e final continuam da mesma forma do ano anterior. A decisão do torneio está marcada para o dia 2 de dezembro. O campeão terá o direito de escolhe entre uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil. O vice fica com a outra vaga.

Atletas
Cada clube poderá inscrever 26 atletas na Lista A, não tendo obrigatoriedade de três goleiros. Já a Lista B poderá ter atletas nascidos a partir de 1997 e que tenha jogado uma competição de base pelo clube em 2018 ou em anos anteriores. As inscrições para a primeira fase irão até o dia 18 de setembro. Os times classificados poderão mudar até 6 atletas para as fases seguintes.