#GenteDePeso - Lugano, Clodoaldo Silva, César Sampaio e Evair no SESC Jundiaí nesta 2ª feira - Esporte Jundiaí

05/05/2018

#GenteDePeso - Lugano, Clodoaldo Silva, César Sampaio e Evair no SESC Jundiaí nesta 2ª feira



A 24ª edição do Dia do Desafio acontece no dia 30 de maio (em mais de três mil cidades de 20 países. Na próxima segunda-feira, pelo quarto ano consecutivo, a unidade do SESC Jundiaí será sede do sorteio dos confrontos entre as cidades. E o evento terá grandes nomes do esporte brasileiro e mundial. Jogadores de Copa do Mundo de futebol masculino e presença, atletas importantes do basquete, beisebol, e do esporte paralímpico estarão presentes. O público que irá acompanhar o sorteio, formado por representantes das cidades participantes do Dia do Desafio acompanhará, além do sorteio, apresentações esportivas e intervenções musicais da banda Barbatuques e da trupe Jogando no Quintal.

Mestre de cerimônia - Clodoaldo Silva
Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, conheceu a natação em 1996 como processo de reabilitação. Dois anos depois, participou do seu primeiro campeonato brasileiro, conquistando três medalhas de ouro. No ano seguinte, obteve suas duas primeiras experiências internacionais, defendendo a seleção de natação nos jogos mundiais da Nova Zelândia e no parapan do México. Uma trajetória esportiva marcada por muitas dificuldades, garra, abdicação, superação e muita, mas muita persistência e perseverança. 


O nadador é hoje o maior atleta da história do nosso País e um dos maiores do mundo. Exemplo disso foi ser escolhido para o encerramento da abertura dos jogos paralímpicos do Rio de Janeiro, quando protagonizou a cena mais aguardada e a mais importante do evento ao conduzir a tocha para o acendimento da Pira Paralímpica. Em cinco paraolimpíadas (Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, e Rio de Janeiro 2016), colecionou a marca impressionante de 06 medalhas de ouro, 06 de prata e 02 de bronze. Com 14 pódios, é o maior ganhador de uma edição do maior evento esportivo do planeta voltado para pessoas com deficiência.

Futebol - César Sampaio, Lugano, Evair, Paula Natal, Agustina Barroso e Daniela Alves
César Sampaio e Lugano disputaram edições de Copa do Mundo. César Sampaio jogou a Copa de 1998 marcando dois gols - contra a Escócia, na partida inaugural da Copa - Brasil 2 x 1, e nas oitavas de final contra o Chile - Brasil 4 x 1. Na carreira, Sampaio defendeu os quatro clubes grandes de São Paulo, Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras - onde foi campeão da Libertadores em 1999. Ganhou duas vezes a Bola de Ouro, como melhor atleta do Campeonato Brasileiro.

Lugano jogou duas Copas do Mundo pelo Uruguai. Em 2010 ajudou os uruguaios a conquistar o 4º lugar, melhor posição da celeste desde 1970 em Mundiais, e as oitavas de final da Copa de 2014. Pelo Uruguai, foi capitão da Celeste campeã da Copa América em 2011. Mas no Brasil ele é mais conhecido no São Paulo, como Dios, especialmente por ajudar o Tricolor a conquistar a Copa Libertadores e o Mundial de clubes, ambos em 2005.

Evair atuou pela seleção brasileira, mas nunca em Copas do Mundo. Mas seu nome estará eternamente no Palmeiras, já que foi o autor do gol do título do Verdão do Paulistão de 1993, acabando com um jejum que já durava 17 anos. Ele também marcou um dos gols do alviverde no tempo regulamentar da segunda partida da final contra o Deportivo Cali (COL), jogo que marcou a conquista da Libertadores para o clube de Palestra Itália.

Paula Natal é goleira com passagem pela seleção principal e sub-20. Iniciou sua carreira no futsal e estreou no campo com o Guarani de Campinas. Foi campeã com o São José na Libertadores, Mundial Interclubes, Paulista e Copa do Brasil.

Daniela Alves é ex-jogadora passagem pela seleção brasileira disputando Copa do Mundo, Olimpíadas e Jogo Pan Americanos. É medalhista de prata em 2004 e 2008, Atenas e Pequim, respectivamente e vice-campeã mundial em 2007. Atualmente é auxiliar técnica da seleção feminina sub-20.

A argentina Agustina Barroso é atleta do Audax/Osasco, com passagem pela seleção argentina tendo participado da Copa América 2018 no Chile, Jogos Pan Americanos de 2015, Copa América de 2014 e Mundial Sub-20 no Japão em 2012.

Basquete - Guilherme Deodato, Kenny Dawkins e seleção brasileira 3x3
Guilherme Pereira Deodato atualmente é jogador do Vasco da Gama. Bicampeão do torneiro de enterradas do Jogo das Estrelas NBB. Kenny Dawkins atualmente defende o Vitória no Novo Basquete Brasil. Participou de 4 edições do Jogo das Estrelas do NBB. A seleção brasileira de basquete 3x3, formada em abril, e treina em Resende estará com Will, Soriane, Carlinhos e Marcellus. Todos são ex-jogadores de basquete quadra inteira e hoje formam a equipe que irá disputar o Mundial da categoria em 2018.

Beisebol - Juan Carlos Armenteros e Ernesto Noris Chacon
O cubano Juan Carlos Muniz Armenteros jogou por Cuba por 6 temporadas, todas nos dois times da capital Havana, sendo duas temporadas com a equipe Industriales e quatro temporadas com a equipe Metropolitanos. O defensor externo jogou em 2005 e 2006 nas ligas menores com Florida Marlins que agora chama-se Marlins - time profissional americano. Jogou na liga profissional japonesa em 2009 e 2010 com o time Chiba Lotte Marines. Jogou pela seleção brasileira participando da classificatória do Panamá para World Baseball Classic em 2012, onde o Brasil se classificou para disputar em 2013 o World Baseball Classic no Japão. Atuou em 2016 pela seleção brasileira na classificatória para Word Baseball Classic disputado nos Estados Unidos. Atualmente, com 42 anos, joga pela equipe de Marilia e desde 2011 e é técnico das categorias de base.

O também cubano Ernesto Noris Chacon é nascido em Havana Cuba, jogou por 11 anos, de 1990-2001, no time Industriales da capital. Imigrou para o Brasil em 2001 e começou a trabalhar com crianças na categoria de base do Nikkey Clube de Marilia.
O arremessador jogou pela seleção brasileira participando da classificatória do Panamá para World Baseball Classic em 2012 onde Brasil se classificou para disputar em 2013 o World Baseball Classic no Japão. Atuou em 2016 pela Seleção Brasileira na classificatória para Word Baseball Classic disputado nos Estados Unidos. Atualmente, com 45 anos, é jogador e técnico do time de Marilia Adulto, tricampeão brasileiro e bicampeão da Taça Brasil, foi membro da comissão técnica da Seleção Brasileira no período 2005-2010 disputando Campeonato Mundial, Jogos pan-americanos do Rio de Janeiro 2007, Copa América Venezuela 2008. Trabalha em Marilia trabalhando nas categorias de base.

O Dia do Desafio
Coordenada pela Sesc São Paulo no continente americano, a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas é realizada sempre na última quarta-feira do mês de maio, com o objetivo de estimular órgãos públicos, empresas, instituições e pessoas a promoverem e praticarem atividades físicas e esportivas.

O evento propõe uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, vencendo aquela que conseguir mobilizar a maior porcentagem de participantes em relação ao número de habitantes. A partir de 2018 as cidades competirão entre si por três edições (de 2018 a 2020) com o objetivo de aumentar o vínculo entre elas.

O Dia do Desafio estimula, ainda, que o público se aproprie dos espaços públicos de suas cidades em práticas coletivas e saudáveis. As atividades são desenvolvidas pelas prefeituras, em parceria com instituições públicas e privadas e contam com a participação de toda a sociedade. No ano passado, a campanha mundial contou com mais de 43 milhões de participantes. Só no Brasil, cerca de 2 mil cidades de 21 estados conseguiram mobilizar mais de 27 milhões de pessoas. O público, formado por representantes das cidades participantes do Dia do Desafio acompanhará, além do sorteio, apresentações esportivas e intervenções musicais da banda Barbatuques e da trupe Jogando no Quintal.

O sorteio
As duplas de cidades competidoras serão formadas durante sorteio realizado dia 7 de maio, no Sesc Jundiaí. O evento propõe uma viagem pelo continente americano por meio do esporte, com cada América sendo representada por atletas de diferentes nacionalidades e modalidades esportivas.

Fotos: Divulgação