#4ªDivisão – Paulista pode enfrentar na 2ª fase os mesmos adversários da primeira fase (sim!) - Esporte Jundiaí

07/06/2018

#4ªDivisão – Paulista pode enfrentar na 2ª fase os mesmos adversários da primeira fase (sim!)



O Paulista está perto da vaga na segunda-fase da 4ª divisão do Campeonato Paulista. Com 20 pontos após 9 jogos disputados, o Paulista precisa de mais duas vitórias nos cinco jogos que restam para ficar com uma das três vagas diretas da chave (nunca um clube com menos de 26 pontos na história do torneio ficou abaixo do 3º lugar). Se classificando, o Paulista será um dos 16 times que terão a sua bolinha participando do sorteio dos grupos. E o “bizarro” regulamento pode prever que o Tricolor enfrenta novamente três dos sete adversários do grupo na 2ª fase.

O que pode ocorrer
A competição na 1ª fase tem 5 grupos com 8 times, que se enfrentam em turno e returno e os três primeiros de cada chave, avançam para a segunda fase. Como serão 16 os classificados, para fechar a lista entra também o melhor quarto lugar entre os cinco grupos. Na segunda fase, os 16 classificados serão divididos em quatro grupos de quatro times cada (grupos 6, 7, 8 e 9), com as equipes se enfrentando dentro da chave, em turno e returno.
Para o Paulista enfrentar nenhum adversário novo na segunda fase, terá que necessariamente o melhor quarto colocado ser da chave do Tricolor, o grupo 4.

Caso o melhor quarto colocado seja do grupo do Paulista este irá para o pote 4. Os outros três times do grupo 4, para se enfrentarem novamente junto com o melhor quarto colocado terão que ser sorteados para a mesma chave, mas estarem em potes separados. Os potes serão divididos da seguinte maneira.
Pote 1 – Os 4 melhores primeiros colocados entre os cinco grupos
Pote 2 – O pior primeiro colocado entre os cinco grupos + Os 3 melhores segundos colocados entre os cinco grupos
Pote 3 – Os 2 piores segundos colocados + Os 2 melhores terceiros colocados entre os cinco grupos
Pote 4 – Os 3 piores terceiros colocados + O melhor quarto colocado entre os cinco grupos

Como estariam os potes hoje:
Pote 1 – São José (22pts), Comercial (21pts), Inter de Bebedouro (19pts) e Itararé (18pts)
Pote 2 – Osvaldo Cruz (17pts), Paulista (20pts). Itapirense (18pts) e Bandeirante (18pts)
Pote 3 – Primavera (17pts), Talentos Dez (15pts), Guarulhos-GRU (19pts) e MFTEE (17pts)
Pote 4 – Francana (17pts), Andradina (14pts), América (14pts) e Elosport (17pts)

Repetição do grupo 4 hoje é quase possível
No cenário atual, a repetição do grupo 4 é quase possível. É o que melhor quarto colocado hoje não é da chave do Paulista – é do grupo 5 – o Elosport que tem 17 pontos, um ponto a mais que o Flamengo de Guarulhos, quarto colocado do grupo 4, que tem 16 pontos. Os outros três integrantes do grupo 4 estariam em potes separados: o São José tem a melhor campanha geral, o Paulista é o melhor segundo colocado entre os cinco grupos, e o Guarulhos-GRU é o melhor terceiro colocado entre as cinco chaves. Por estarem em potes separados, Paulista, Guarulhos-GRU e São José no cenáro atual poderiam integrar uma chave na segunda fase.