#ContraMP841 – Vereadores mostram repúdio em moção contra lei que corta investimento do esporte - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: #ContraMP841 – Vereadores mostram repúdio em moção contra lei que corta investimento do esporte

30/06/2018

#ContraMP841 – Vereadores mostram repúdio em moção contra lei que corta investimento do esporte



Na sessão da Câmara Municipal do último dia 19 de junho, o vereador Cristiano Lopes teve aprovada moção de repúdio contra a Medida Provisória 841/2018, do Governo Federal, que dispõe sobre o Fundo Nacional de Segurança Pública e sobre a destinação do produto da arrecadação das loterias. A moção foi feita de forma conjunta com o vereador Fauoaz Taha e foi aprovada por unanimidade.

A medida
A Medida Provisória 841 corta drasticamente os repasses de verbas das loterias para o esporte e pode representar um corte de meio bilhão de reais para o esporte em 2019. “Cortar recursos do esporte brasileiro, sobretudo do esporte de base, esporte escolar, esporte universitário, formação de atletas, é um crime. Não podemos deixar o esporte no Brasil morrer. Investir em esporte é investir em saúde e segurança”, explica Cristiano Lopes. Na criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), o Governo Federal também assinou medida provisória 841, que transfere parte dos recursos arrecadados pelas loterias federais para o ministério da segurança pública.

“O esporte ameniza também a segurança. o esporte é educação, é saúde e também é segurança. A medida atinge a área do esporte de base, de formação, de prevenção à violência. Eu acho que é um equívoco histórico”, afirmou. “Importante deixar claro que a comunidade esportiva não é contra investimento em segurança. criar uma secretaria ou um sistema único de segurança pública é necessário. Ser contra isso seria loucura, mas cortar recursos do esporte brasileiro não é a melhor medida. Se fosse para definir com uma palavra, nosso sentimento no momento é de indignação. espero que essa MP seja revogada”, conclui Cristiano Lopes.