#4ªDivisão – Jonathan jogou 6 minutos pela Itapirense. Suficiente para marcar e vencer o Galo - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: #4ªDivisão – Jonathan jogou 6 minutos pela Itapirense. Suficiente para marcar e vencer o Galo

29/07/2018

#4ªDivisão – Jonathan jogou 6 minutos pela Itapirense. Suficiente para marcar e vencer o Galo



Em um jogo que o Paulista demorou para criar, com muita falta de inspiração, sobrou para um jogador da Itapirense. Jonathan precisou de apenas dois minutos no gramado, para fazer o gol da vitória do clube de Itapira, e vencer o Tricolor em pleno Jayme Cintra, neste domingo, por 1 a 0, pela terceira rodada do grupo 8 da 4ª divisão do Paulistão. Um resultado que embola totalmente o grupo, deixando Comercial, Paulista e Itapirense muito próximos - deixando agora o Galo de fora da zona de classificação para a terceira fase pela quantidade de gols marcados.

Classificação e próximos jogos

Escalação com meio-campo mais móvel
O treinador Sérgio Caetano durante a semana chegou a pensar em manter a mesma estrutura de meio-campo, com dois jogadores mais marcadores, mas preferiu no fim colocar em prática no setor um atleta mais marcador (Magno) e dois atletas com bastante qualidade na armação (Carlinhos Alexandre e Rafael Sena). Com isso, o polivalente Zulu ficou como opção no banco de reservas.


Ótimo público
Se a partida não foi boa, o jundiaiense deu um show no quesito comparecimento. Foram 928 torcedores ao Jayme Cintra, o que registrou de longe o melhor público do Galo em um domingo, como mandante, na competição (superando os 577 do 0 a 0 contra o Amparo) e o segundo melhor no ano (ficando atrás apenas dos 1.020 pagantes da vitória contra o São José – 3 a 0).


1º tempo muito fraco
Os 45 minutos iniciais da partida foram bastante fracos. O Paulista chutou apenas uma vez ao gol, em finalização de Cuadrado, em jogada originada de cobrança de lateral, aos 36 minutos. A Itapirense nem acertou o alvo. 

Os dois times tiveram ainda uma boa chance, na bola parada, em cobranças que assutaram os goleiros – a Vermelhinha em chute de Kevin, aos 16 minutos, que foi por cima do gol, enquanto o Galo em cobrança do meio-campo de Carlinhos Alexandre, que tentou encobrir o goleiro, mas Kaique, fez a defesa em cima da linha.


Paulista errou muitos passes
Desde o primeiro tempo, um fundamento foi fatal para o Paulista: o passe. O time sempre errava. Não apenas no setor ofensivo, mas também na saída de jogo – na transição da defesa para o ataque. Prejudicou muito o time em criar oportunidades de gol. 

E quando a bola chegava no setor ofensivo, Jonathan Brito não está em um domingo inspirado, onde mal conseguiu dominar a bola para chutar a gol. Com 25 minutos, Sérgio Caetano já havia feito as três mudanças, especialmente para melhorar o passe no Galo: tirou Léo Fernandes para colocar Moisés, depois retirou Jonathan Brito para entrar com Wallace como pivô, e por último trocou Rafael Sem por Fleck.


Mudanças até surtem efeito no Galo
Entre os 25 e 30 minutos, o Galo criou três ótimas chances: a primeira em chute rasteiro de Fleck, que o goleiro adversário fez a defesa em dois tempos; depois em jogada de escanteio com forte cabeçada de Magno, mas por cima do gol; e por último em jogada de cabeça de Moisés, que foi por cima do gol.


Duas mudanças que garantem a vitória ao Itapirense
Aos 31 minutos o jogo parou para parada técnica. Retornou aos 34, e aos 35 minutos o treinador da Itapirense promoveu as duas primeiras mudanças na equipe. Tirou Everton e Neider, para colocar Jonathan e Mailon. E na primeira jogada com a nova formação, o time de Itapira foi fatal: aos 36 minutos, em jogada trabalhada, a Vermelhinha abriu o placar, em chute forte, quase na marca de pênalti, de Jonathan, que havia acabado de entrar. 1 a 0, e silêncio no Jayme Cintra.


Artilheiro do jogo ficou apenas 6 minutos em campo
E Jonathan ficou pouco tempo no gramado, pois logo depois de fazer o gol, sentiu uma lesão, e teve que sair da partida, para entrar no lugar de Murilo. O pouco tempo que o camisa 17 do Itapirense foi o suficiente para o Paulista conhecer a sua segunda derrota como mandante na temporada (a primeira foi para o Guarulhos-GRU – 2 a 0) - com grande defesa de Kaíque, aos 50 minutos, em grande cabeçada de Cuadrado, na pequena área. 

Ficha técnica

Substituições
Paulista: Moisés no lugar de Léo Fernandes; Wallace no lugar de Jonathan Brito, Fleck no lugar de Rafael Sena
Itapirense: Jonathan no lugar de Everton; Mailon no lugar de Neider; Murilo no lugar de Jonathan

Cartões amarelos
Paulista: Carlos Junior, Moisés e Papaléguas
Itapirense: Felipe Mota e Matheus

Público e renda
928 torcedores e R$ 7.942,00