#4ªDivisão – Sete vagas serão disputadas na rodada final. Paulista somente depende dele - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: #4ªDivisão – Sete vagas serão disputadas na rodada final. Paulista somente depende dele

02/07/2018

#4ªDivisão – Sete vagas serão disputadas na rodada final. Paulista somente depende dele



A última rodada da primeira fase da 4ª divisão do Campeonato Paulista terá sete vagas em ação para a segunda fase da competição. São duas vagas do grupo 1, uma do grupo 2, uma do grupo 3, uma do grupo 5 e na teoria uma do grupo 4 – mas que na prática nem precisará ser disputada, além da vaga como melhor 4º colocado no geral. A rodada decisiva será no próximo domingo (sem jogo da Copa do Mundo) com todos os jogos às 10h da manhã.


Para o Paulista se classificar (enfrenta o Atlético de Mogi, em casa)
Se vencer
Garante a classificação, independentemente de qualquer resultado – Será no mínimo o melhor 4º colocado entre os cinco grupos

Se empatar
Paulista será eliminado se ocorrer um destes dois cenários:
- No grupo 3 ocorrer o seguinte: empate ou vitória do Itapirense sobre a Francana e o Independente vencer o Jaguariúna e tirar oito gols de diferença em relação ao Paulista. Neste cenário, o Itapirense tem que classificar direto, e o Independente terminar em 4º no grupo e no saldo de gols ultrapassar o Paulista. Caso o Itapirense seja derrotado, e o Independente vença, o time de Limeira termina em 3º no grupo e o clube de Itapira em 4º, com pontuação igual ao Paulista, mas com saldo de gols sempre menor.
- No grupo 5 ocorrer o seguinte: Vitoria do MFTEE sobre o Primavera, para o clube de Mauá terminar em 3º na chave, e o Elosport terminar em 4º no grupo, ficando com a vaga de melhor 4º colocado entre os 5 grupos, já que teria 26 pontos contra 25 do Paulista.

Se perder
Paulista será eliminado se ocorrer um destes três cenários:
- No grupo 1 ocorrer o seguinte: Santacruzense vencer o Grêmio Prudente e garantir a segunda vaga direta do grupo com 26 pontos, com Osvaldo Cruz e Vocem precisando vencer os dois jogos, para um terminar em 3º e outro em 4º, com ambos somando 24 pontos. O time que terminar em 4º na chave – Osvaldo Cruz ou Vocem, precisaria ainda descontar uma diferença de 10 gols de saldo em relação ao Paulista, já que ambos terminaram com 24 pontos. Atualmente o Paulista tem 15 gols de saldo, contra 5 de Osvaldo Cruz e Vocem.
- No grupo 3 ocorrer o seguinte: derrota do Itapirense sobre a Francana e vitória do Independente, com ambos chegando a 25 pontos, mas com o Independente terminando na frente do clube de Itapira no saldo de gols. Mas o Itapirense termina pontuação superior ao Paulista (que tem 24).
- No grupo 5 ocorrer o seguinte: Vitória do MFTEE sobre o Primavera fará o clube de Mauá ser 3º na chave com 27 pontos, com o Elosport terminando em 4º no grupo com 26 pontos, sendo o suficiente para ficar na frente do Paulista, que terminaria com 24.
- Ainda no grupo 5 ocorre o seguinte:  um empate do MFTEE sobre o Primavera, sendo que o clube de Mauá teria que anotar a mesma quantidade de gols que o Paulista na sua derrota perante o Atlético de Mogi. Exemplo: derrota do Paulista por 2 a 1, o MFTEE precisaria empatar por 2 a 2 para terminar em 4º lugar na chave, com 24 pontos, mesma pontuação que o Paulista, mas superando no saldo de gols. Atualmente o MFTEE tem 24 pontos e 14 gols de saldo, enquanto o Paulista tem 24 pontos e 15 gols de saldo.

Cenários por grupo
Grupo 1
O Talentos de Marília com 27 pontos já é o 1º colocado do grupo. Quatro times brigam pelas duas vagas restantes na chave - Santacruzense, Osvaldo Cruz, Vocem e Andradina. Apenas o Santacruzense (23 pontos) depende de si – basta vencer o já eliminado Grêmio Prudente, fora de casa. Se empatar, torce que Osvaldo Cruz e Vocem não vençam na rodada, para assim avançar. Osvaldo Cruz e Vocem tem 21 pontos e 5 gols de saldo. Atualmente a vantagem é do Osvaldo Cruz, que tem 21 gols marcados contra 14 do rival. Na última rodada, o Osvaldo Cruz encara o Assisense, em casa, enquanto o Vocem pega o Andradina. Assim na rodada final, se alguém marcar mais pontos que o adversário ou obtiver a vitória por maior saldo de gols avança de fase. Caso as vitórias dos dois times na rodada final sejam pela mesma diferença de gols, o Osvaldo Cruz se classifica. Caso os dois jogos termine em empate, avança o Osvaldo Cruz. Se os dois perderam, a vaga pode ficar para o Andradina, caso derrote o Vocem e tirar uma diferença de dois gols de saldo para o Osvaldo Cruz.

Grupo 2
Inter de Bebedouro com 28 e Bandeirante de Birigui com 25 já estão classificados. O América de Rio Preto está com 20 pontos e somente precisa empatar em casa com a Inter para se classificar e ficar com a última vaga do grupo. Se for derrotado, pode ficar de fora da segunda fase, caso o José Bonifácio derrote o Bandeirante de Birigui e tirar uma diferença de três gols de saldo.

Grupo 3
Comercial de Ribeirão com 31 pontos e Francana com 27 pontos estão garantidos atualmente. A última vaga da chave está entre Itapirense e Independente. O Itapirense somente precisa empatar com a Francana, fora de casa, para carimbar a sua classificação. Se perder, o Independente de Limeira fica com a 3ª vaga da chave, caso vença o Jaguariúna, em casa.

Grupo 4
Guarulhos-GRU com 29 pontos e São José com 27 pontos já estão classificados na chave. O Flamengo de Guarulhos com 26 pontos e 10 gols de saldo, para ficar com a 3ª posição dentro da chave, precisa vencer o São José, em casa. O Paulista para ficar com a vaga direta do grupo, precisa vencer o Atlético de Mogi e torcer por um tropeço flamenguista. Só que o Paulista, por ser atualmente o melhor 4º colocado, com os 24 pontos, somente precisa de uma vitória simples, já que chegaria aos 27 pontos, o suficiente para assegurar a classificação. E na prática, o Rubro-Negro de Guarulhos já está classificado em virtude da campanha do melhor 4º colocado ser superior a 26 pontos e 8 gols de saldo – campanha do Itararé, que já não joga mais. O Flamengo, com 26 pontos e 10 gols de saldo, para ficar de fora da segunda fase teria que perder por três gols de diferença do São José, para ficar atrás do Elosport, em uma hipotética briga para ser o melhor 4º colocado.

Grupo 5
Primavera e Itararé com 27 pontos já estão classificados. O Elosport já encerrou a sua participação na primeira fase 4ª divisão com 26 pontos e 8 gols de saldo. E o time pode perder a 3ª posição e a vaga direta na chave para o MFTEE, que encara o Primavera, fora de casa. Para o MFTEE somente a vitória interessa para conseguir a classificação com uma das vagas do grupo.  

Disputa do melhor 4º colocado
Atualmente o Paulista com 24 pontos, é o melhor 4º colocado entre os 5 grupos. Outros seis nove times podem ficar nesta condição, dependendo da combinação da rodada final. Flamengo de Guarulhos, Elosport e Itapirense atualmente estão na zona de classificação direta nos seus grupos, mas caso terminem em 4º lugar na chave, tem condições de serem o melhor 4º.  Além do Paulista, estão em 4º nos seus grupos e podem também avançar com a vaga de melhor 4º colocado, o MFTEE, Independente e Vocem.

Próximos jogos
8/07 - dom - Tupã - 10:00: Tupã x Talentos de Marília
8/07 - dom - Presidente Prudente - 10:00: Grêmio Prudente x Santacruzense
8/07 - dom - Assis - 10:00: Vocem x Andradina
8/07 - dom - Osvaldo Cruz - 10:00: Osvaldo Cruz x Assisense
8/07 - dom - José Bonifácio - 10:00: José Bonifácio x Bandeirante de Birigui
8/07 - dom - São José do Rio Preto - 10:00: América de Rio Preto x Inter de Bebedouro
8/07 - dom - Taquaritinga - 10:00: Taquaritinga x Catanduva Clube
8/07 - dom - Catanduva - 10:00: Grêmio Catanduvense x Fernandópolis
8/07 - dom - Franca - 10:00: Francana x Itapirense
8/07 - dom - Jaú - 10:00: XV de Jaú x Brasilis
8/07 - dom - Limeira - 10:00: Independente x Jaguariúna
8/07 - dom - Ribeirão Preto - 10:00: Comercial de Ribeirão x Grêmio Sãocarlense
8/07 - dom - Jundiaí - 10:00: Paulista x Atlético Mogi
8/07 - dom - Mogi das Cruzes - 10:00: União de Mogi x Amparo
8/07 - dom - Guarulhos - 10:00: Flamengo de Guarulhos x São José
8/07 - dom - São José dos Campos - 10:00: Joseense x Guarulhos-GRU
8/07 - dom - Itararé - 10:00: Itararé x Jabaquara
8/07 - dom - Mauá - 10:00: Grêmio Mauaense x Barcelona de São Paulo
8/07 - dom - Indaituba - 10:00: Primavera x MFTEE