Header AD

17 de julho de 2018

#4ªDivisão – Só multa... Atlético de Mogi recebe apenas multa por w.o. na rodada final da 1ª fase



O Atlético de Mogi das Cruzes recebeu uma punição muito barata em termos esportivos pelo ato vergonhoso que praticou no último dia 8 de julho, quando sem justificativa – até agora, não compareceu o estádio Jayme Cintra para enfrentar o Paulista, pela última rodada da primeira fase da 4ª divisão do Campeonato Paulista. O Tribunal de Justiça Desportiva decidiu apenas multar o clube mogiano em R$ 20mil e também declarar o Paulista como vencedor da partida (3 a 0 pelo regulamento da competição). Até está terça-feira (17 de julho) o clube não se pronunciou em seu site oficial ou nas suas redes sociais o motivo de não ter comparecido para o confronto contra o Galo).

O clube foi julgado no artigo 203 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva – “Deixar de disputar, sem justa causa, partida, prova ou o equivalente na respectiva modalidade, ou dar causa à sua não realização ou à sua suspensão”.  A pena é equivalente na respectiva modalidade, ou dar causa à sua não realização ou à sua suspensão, segundo o artigo.

O Atlético de Mogi somente poderia ser excluído do campeonato, caso fosse o segundo w.o., conforme o parágrafo 3º do artigo demonstra. “Em caso de reincidência específica, a entidade de prática desportiva será excluída do campeonato, torneio ou equivalente em disputa”. Mas o Tribunal poderia ter também aplicado no caso o parágrafo 2º do regulamento, já que um terceiro foi prejudicado – o Elosport, que se classificaria a próxima fase, em caso de derrota do Paulista para o Atlético (parágrafo 2º - “Se da infração resultar benefício ou prejuízo desportivo a terceiro, o órgão judicante poderá aplicar a pena de exclusão da competição em disputa”).

O Atlético de Mogi também foi multado em R$ 400, em virtude de deixar de praticar obrigação legal, no confronto contra o União de Mogi (empate por 1 a 1, no dia 30 de junho). 

Paulista
O atacante Wallace, expulso após a partida contra o Flamengo de Guarulhos (derrota do Galo, fora de casa, por 1 a 0), no dia 23 de junho, foi apenas advertido pelo tribunal, nesta segunda-feira, de acordo com o artigo 258 – parágrafo 1º (Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código - É facultado ao órgão judicante substituir a pena de suspensão pela de advertência se a infração for de pequena gravidade). Com isso, o atleta está liberado para atuar nesta segunda fase.
#4ªDivisão – Só multa... Atlético de Mogi recebe apenas multa por w.o. na rodada final da 1ª fase #4ªDivisão – Só multa... Atlético de Mogi recebe apenas multa por w.o. na rodada final da 1ª fase Reviewed by Thiago Batista on 15:26 Rating: 5