Header AD

18 de julho de 2018

#Basquete – Borracha e mais cinco ex-atletas de Jundiaí irão participar de torneio internacional

Norberto "Borracha"

O basquete jundiaiense estará em alta representando o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Universitários – o FISU America Games. O jundiaiense Norberto Borracha será o treinador da equipe, que contará com cinco jogadores que já passaram pelo basquete da cidade e fizeram grandes cestas nos ginásios do Bolão e Romão de Souza. Estão na lista a armadora Carla Lucchini, a pivô Aline, as ala-armadoras Gabriela Soso Mariane Vargas e ala-pivô Mariana Dias. O evento será disputado no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Todas as convocadas estão cursando o ensino superior.

Na competição, o “sexteto de Jundiaí” terá que encarar quatro seleções na busca pela medalha de ouro – Estados Unidos, Uruguai, Chile e México. O Brasil estreia no dia 25 de julho, às 14h, quando encara o México. No dia seguinte, a seleção brasileira enfrenta o Chile, às 14h. No dia 27 de julho, às 14h, o Brasil enfrenta o Uruguai e fecha a participação no dia 28 de julho, quando enfrenta os EUA, às 13h. Fica com o ouro, a seleção que mais vencer partidas.

Borracha
Norberto José da Silva, o Borracha, tem um currículo de respeito no basquete. Borracha começou como jogador do Colégio Divino Salvador, de Jundiaí, onde estudava. Foi ali que começou a dar aulas de basquete com 19 anos. No seu primeiro time mini estava a armadora Branca, um dos grandes nomes do basquete nacional em todos os tempos. Ele treinou campeãs do mundo como Helen, Adriana, Roseli, Simone Pontello e Leila.

Nos anos 80, ganhou destaque na modalidade ao credenciar-se como assistente de Sorocaba, onde trabalhou com o técnico Antônio Carlos Vendramini, conquistando títulos importantes, na equipe que tinha Hortência. Depois foi para Araçatuba, onde foi treinador do time principal e ajudou a equipe a vencer o Sul-Americano de Clubes, em 1992

Ao lado de Vendramini, Borracha foi assistente da seleção adulta, na Copa América de 1989, função que voltou a ocupar já neste século ao lado de Miguel Ângelo (no Sul-Americano 2003) e de Antônio Carlos Barbosa (no Mundial 2006). Este ano retomou a parceria com Vendramini, com Borracha de assistente-técnico na equipe de Campinas, que conquistou o título da LBF – Liga de Basquete Feminino.

 “As jundiaienses”
As cinco atletas – Carla, Aline, Soso, Mariane Vargas e Mariana Dias estiveram na última grande conquista do basquete jundiaiense – atuando pelo Time Jundiaí, faturaram o Campeonato Paulista de basquete da 1ª divisão – espécie de Série B do Estadual, ao baterem Santos na final por 68 a 67, em 23 de junho do ano passado.

O evento
A competição organizada pela CBDU com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e a chancela da Federação Internacional de Desporto Universitário reunindo 32 países em 13 modalidades esportivas, sendo três delas paralímpicas, ocorre em São Paulo, entre os dias 19 a 29 de julho. 

Estarão as seguintes modalidades em disputa: atletismo, para-atletismo, basquete, futebol, futsal, vôlei, natação, natação paralímpica, taekwondo, tênis, tênis de mesa, e tênis de mesa paralímpico estarão no programa da primeira edição. Os alunos-atletas representarão os Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Brasil, Venezuela, Paraguai, Honduras, México e Uruguai.
#Basquete – Borracha e mais cinco ex-atletas de Jundiaí irão participar de torneio internacional #Basquete – Borracha e mais cinco ex-atletas de Jundiaí irão participar de torneio internacional Reviewed by Thiago Batista on 11:00 Rating: 5