17ª Copa Itupeva de caratê reúne atletas no Dorival Raymundo - Esporte Jundiaí

24/09/2018

17ª Copa Itupeva de caratê reúne atletas no Dorival Raymundo


Neste domingo, o ginásio Dorival Raymundo recebeu a 17ª edição da Copa Itupeva de caratê. Nas arquibancadas era possível ver famílias reunidas, incentivando os atletas, que tinham idade a partir de 5 anos. Segundo a organização, mais de 300 atletas participaram da Copa, vindos de cidades como Cajamar, São Paulo, Jundiaí, Várzea Paulista e Campinas, entre outras. 

“Eu preciso agradecer todo o apoio da Prefeitura de Itupeva e também agradecer aos pais, que nos confiam seus filhos”, declarou o sensei Paulinho, responsável pela Associação Subaru. Mais tradicional academia de caratê do município, a Subaru completou 36 anos dia 2 de setembro. Construída com muita dedicação, a associação tem na história a formação de muitos faixas pretas e caratecas que se destacaram em competições nacionais e internacionais.

“O nosso objetivo é tirar as crianças e os adolescentes das ruas e o projeto tem dado muito resultado. Hoje vemos a evolução dos nossos atletas, que já são campeões em torneios regionais e nacional”, comentou Joacir de Almeida, do projeto Karatê na Escola.

“Nós colocamos nossos filhos no caratê para melhorar a coordenação motora e a disciplina. Sempre incentivamos que eles pratiquem esportes, pois forma o caráter”, explicaram Lilian e Cassiano Costa Neto, pais de Jhonatan, Lorraine e Lorena.

Presença especial
O sensei Edson Nakama, que acumula diversos títulos da modalidade, estava no evento e parabenizou os pais presentes no local. “Os responsáveis pelas crianças são a base para o desenvolvimento delas. Por isso é muito importante que eles venham e fiquem próximos aos seus filhos.

Como atleta, possui vários títulos estaduais e nacionais; vários títulos nos Jogos Abertos do Interior – SETESP; Bicampeão Sul-americano; Bicampeão Pan-americano; 6º Lugar no Campeonato Mundial do México e é ex-técnico da Seleção Paulista de Karatê.