Contas – Paulista ainda pode ter a vantagem da igualdade na semifinal - Esporte Jundiaí

24/09/2018

Contas – Paulista ainda pode ter a vantagem da igualdade na semifinal



O Paulista além de definir a sua classificação a última rodada nas quartas de final do grupo 10 da 4ª divisão do Paulistão, poderá definir, em caso de êxito se vai ter a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols (o chamado empate no agregado) nas semifinais da competição – e também ter o direito de sediar o segundo jogo das semis.


O Tricolor atualmente tem 46 pontos somados no geral e entre os classificados possui a pior campanha. O seu adversário nas semifinais seria justamente o Comercial de Ribeirão Preto – que soma 53 pontos. Mas dos oito times que participam das quartas de final, apenas o Itararé não tem mais chances de classificação – as outras sete equipes têm chances de ir à semifinal ou dizerem adeus.

Para o Paulista ter a vantagem na semifinal
Hipótese 1
- Paulista vence o Primavera
- Comercial perde para o Flamengo
- Francana vence o São José
- Classificação ficaria: Inter de Bebedouro (50, 51 ou 53); Paulista (49), Francana (47 ou 49) e Flamengo (45) – Semifinais: Inter x Flamengo, Paulista x Francana

Hipótese 2
- Paulista empata com Primavera
- Inter de Bebedouro empatar com o Itararé
- Comercial perde para o Flamengo
- Empata entre São José e Francana
- Classificação ficaria: São José (48), Paulista (47), Primavera (47) e Flamengo (45) – Semifinais: São José x Flamengi, Paulista x Primavera

A importância da vantagem
A vantagem nas semifinais da 4ª divisão do Paulistão é bastante importante por alguns aspectos. O time que tiver a vantagem da igualdade no agregado, se não sofrer gols estará classificado (exemplo - dois empates por 0 a 0). Também obriga o time sem a vantagem em algum momento ter que jogar de forma obrigatória de forma ofensiva e buscar uma vitória em um dos jogos do confronto, podendo oferecer espaços para as equipes que tem a vantagem – e estas atuar no contra-ataque.

Vantagem foi utilizada apenas uma vez neste século nos playoffs semifinais da 4ª divisão para definir um time finalista e que por consequência conquistou o acesso a 3ª divisão. Foi em 2002, no confronto Guaratinguetá e Linense, com o time do Vale levando a melhor. Foi a 1ª vez no século que teve playoffs semifinais.

Depois, em 2003 e 2004 a fase do acesso era disputada no sistema de octogonal e entre 2005 e 2015, a fase do acesso era disputada no sistema de quadrangulares (um grupo com 4 times ou dois grupos de 4 times). Desde 2016 a 4ª divisão do Paulistão retornou com as semifinais em sistema de jogos eliminatórios, para definir os times que sobem a 3ª divisão estadual.

Os playoffs semifinais da 4ª divisão do Paulistão neste século
Placares agregados (soma dos dois jogos)
2002 – Rio Claro 3 x 1 Lemense,  Guaratinguetá 3 x 3 Linense (Guaratinguetá classificado pela melhor campanha)
2017 – Manthiqueira 3 x 1 União de Mogi, Esporte São Bernardo 4 x 1 Osasco Clube
2016 – Desportivo Brasil 6 x 4 XV de Jaú, Portuguesa Santista 2 x 1 Taboão da Serra

Os outros sistemas para definir o acesso neste século (sem semifinais)
2001 – Pontos corridos entre os 16 participantes
2003 e 2004 – Octogonal final
2005 e 2015 – Quadrangulares (1 ou 2 grupos com 4 times)