Header AD

4 de outubro de 2018

Thiago Batista - O bizarro regulamento do Paulistão de handebol



Quem me acompanha sabe o quanto eu critico os gênios do regulamento. Estes “seres” estão inseridos na maioria dos campeonatos estaduais pelo Brasil com cada ideia de “jerico”, que até Deus duvida. Mas estes “Jênios” (com J mesmo, pois são tão bons que mudam até a grafia) chegaram infelizmente ao handebol. E quem pagou o pato: Jundiaí.

Nesta quarta-feira acompanhei um dos jogos mais emocionantes e dramáticos de handebol na minha vida. Time Jundiaí e Pinheiros decidiram o 2º turno do Super Paulistão - a Taça Estado de São Paulo. No 1º turno, as duas equipes se encontraram, e na prorrogação, o Time Jundiaí levou a melhor ficando com a Taça Paulistana.

E o jogo da última quarta-feira na região do Bolão foi emocionante do começo ao fim. Um jogão, digno de final, com o Time Jundiaí levando a melhor por um gol de diferença.

Campeã do 1º turno e campeão do 2º turno, então o Time Jundiaí é campeão estadual de handebol juvenil, após amargar três vices seguidos. Não, caro leitor. Não. O Time Jundiaí ainda terá que disputar a semifinal. Sim, SEMIFINAL!!! Nem na final, o Time Jundiaí tem vaga assegurada. Mesmo ganhando 2 turnos, e perdendo apenas um jogo em toda a competição.

E sabe o que é pior: terá que disputar uma semifinal, em jogo único. Sabe qual será a única vantagem do Time Jundiaí: sediar a fase final em casa. E em um jogo, uma equipe pode não estar em um dia feliz e perder. Se fosse série de cinco jogos, eu cravaria que a equipe jundiaiense dificilmente perderia a vaga na final, e teria 75% de chances de ser campeã estadual.

Mas os “jênios” do regulamento em vez de pensar no esporte, pensam em outras coisas. Em agrados políticos, para não deixar descontente nenhuma equipe. Mas para mim é um absurdo grande, uma equipe vencer os dois turnos e não ser declarada campeã estadual.

Só que eu tenho certeza, que as meninas do Time Jundiaí irão na quadra vencer os dois jogos do Final Four e conquistar no ginásio do Nenho, no Anhangabaú, o título estadual, diante da sua torcida...
Thiago Batista - O bizarro regulamento do Paulistão de handebol Thiago Batista - O bizarro regulamento do Paulistão de handebol Reviewed by Thiago Batista on 11:04 Rating: 5