Header AD

24 de novembro de 2018

Jogos Abertos do Interior reuniu mais de 600 juízes em São Carlos



Maior competição em número de atletas das Américas, com mais de 15 mil competidores em 28 modalidades, os 82º Jogos Abertos do Interior, em São Carlos, revelam dados de tamanho e dimensão para os quais é difícil encontrar adversários à altura. Um contingente que não joga, mas que determina placares, é o de árbitros. Nesses Jogos Abertos 2018, estão ou já estivarem nas quadras, campos, pistas, piscinas, canchas, tatames, aparelhos e ringues, entre outros espaços de disputas – com aquele primeiro olhar disciplinador da regra e do regulamento da modalidade e, depois disso, o da subjetividade que carrega consigo qualquer disputa – nada mais, nada menos, do que 617: 444 homens e 173 mulheres.

A modalidade esportiva que mais reuniu árbitros nesta edição dos Jogos Abertos em São Carlos foi a do atletismo: 55 (28 homens e 27 mulheres).

Logo atrás, o basquete, com 46 (33 homens e 13 mulheres). Em seguida, dividem o “bronze” o judô e a natação com 45 cada um – no judô foram 38 homens e 7 mulheres, enquanto na natação estiveram 23 homens e 22 mulheres.

As modalidades com menor presença de árbitros foram xadrez, tênis e supino RAW, com apenas quatro por modalidade. Outra curiosidade é que na malha, capoeira e bocha, apesar das três modalidades juntas reunirem 49 árbitros, não há (e não havia) mulheres com o apito nessas disputas.


Das três, bocha (imagem acima) e malha são entre aspas “machistas” até na categoria, já que são praticadas apenas por homens nos Jogos. Em compensação, a ginástica rítmica só é praticada por mulheres, mas é mais democrática, porque possui ambos os sexos na tomada de decisões.
Jogos Abertos do Interior reuniu mais de 600 juízes em São Carlos Jogos Abertos do Interior reuniu mais de 600 juízes em São Carlos Reviewed by Thiago Batista on 12:00 Rating: 5