Header AD

16 de novembro de 2018

Jogos Abertos: Um “escritor” vai comandar o atletismo jundiaiense



Entre domingo e terça-feira estarão ocorrendo as competições de atletismo nos Jogos Abertos do Interior. Entre as mais de 50 cidades na disputa, estará a equipe de Jundiaí, liderada pelo treinador Robson Mian. Mas além de dar instruções sempre precisas aos seus atletas, também é um escritor. Este ano lançou o seu sexto livro, o “Atletismo - Aspectos pedagógicos na iniciação”.

A arte de escreveu começou em 2003, quando lançou a sua 1ª publicação. A atual publicação demorou 5 anos para ser escrito. “Esse livro é uma parte que tudo que aprendi no curso do COB. O livro é para quem vai começar com a iniciação no atletismo, da faixa dos 6 aos 10 anos de idade. Tem vários aspectos que podem ser trabalhados no atletismo. Exemplo: o pega-pega tem muita coisa no atletismo. No atletismo ele mede a resistência e velocidade. A gente tenta mostrar que as atividades lúdicas têm fundamentos do atletismo, com capacidade e habilidades. Outro exemplo: o revezamento se você não tiver estratégia não vence”, contou.


Todos os outros 5 livros anteriores foram voltados para a parte da recreação. O livro deste ano contou com apoio com quem Mian conviveu no curso. “O livro tem apoio dos professores que participaram do curso no COB”, disse.

“Atletismo - Aspectos pedagógicos na iniciação” tem prefácio de Nélio Moura, técnico de Mauren Maggi nos Jogos Olímpicos de 2008, quando ela conquistou a medalha de ouro no salto em distância.  A apresentação é de Antônio Carlos Gomes, que foi simplesmente o preparador físico de Ronaldo Fenômeno, quando este esteve no Corinthians.


Mian alerta que qualquer pessoa pode comprar o livro, que está à venda pelo preço de R$ 70. “A gente já vendeu este livro para o Rio, várias professores que moram no Nordeste, na região Sul, no Amapá e também em São Paulo”, contou.

O livro é recomendado pela Confederação Brasileira de atletismo. E agora em São Carlos, Mian espere que mais alguns treinadores e professores possam comprar a sua mais nova publicação. O livro pode ser comprado pelo site fontouraeditora.com.br ou fazendo o pedido por e-mail para o próprio treinador do atletismo jundiaiense (robsonmian@gmail.com).


Nos Jogos Abertos do Interior, Mian estará comandando uma delegação de 11 atletas. E aposta que alguns atletas podem estar no pódio. “Temos esperanças com a Thaíssa Gabrielle, André Albieri e a Zenaide Vieria”.

Zenaide é experiente. Esteve presente nos Jogos Olímpicos de 2008, competindo nos 3000m com obstáculos. Nos Abertos ela estará nas provas de fundo - 1.500m, 5.000m e 10.000m.



Os outros livros já escritos por Robson Mian
» Gincana Cultural - 1001 Perguntas & Respostas
» Monitor de Recreação - Formação Profissional
» Turismo - Atividades para Recreação e Lazer
» Ônibus de Turismo - Profissionalismo A Bordo
» Recreação Total


Atletismo de Jundiaí nos Jogos Abertos 2018
» Maria do Carmo: Marcha atlética 3km
» Gislaine de Sá: Marcha atlética 3km e salto com vara
» André Albieri: 800m, 1.500m, 5.000m e 10.000m
» Zenaide Vieria: 1.500m, 5.000m e 10.000m
» Daniela Lavignatti: 1.500m
» Ana Luiza Lima: 100m
» Thaissa Gabrielle: Marcha atlética 3km e 800m
» Pedro Gianulo: Lançamento do martelo
» Carlos Souza: Decatlo e lançamento de dardo
» Wesley Henrique: Salto em altura
» Allan Neves: Salto em altura
Jogos Abertos: Um “escritor” vai comandar o atletismo jundiaiense Jogos Abertos: Um “escritor” vai comandar o atletismo jundiaiense Reviewed by Thiago Batista on novembro 16, 2018 Rating: 5