Header AD

18 de dezembro de 2018

Cristian Ribeira comemora prata da Copa do Mundo de para ski



Na última quinta-feira, o atleta do Peama - Jundiaí, Cristian Ribera escreveu seu nome na história do esporte brasileiro mais uma vez. Ele faturou a medalha de prata na prova de short distance da Copa do Mundo de para ski cross country, que ocorreu em Vuokatti – Finlândia. Uma medalha bastante comemorada pelo atleta.

“Acho que essa medalha de prata, maravilhosa, se deve principalmente por acreditar até o final que seria possível, mesmo sabendo das dificuldades. Por isso, digo e repito: `nunca desista dos seus sonhos!`, disse Cristian.


Cristian alcançou 8.46 pontos IPC, novo recorde brasileiro e também sua melhor marca pessoal. O atleta brasileiro chegou 19 segundos na frente do terceiro colocado, o sul coreano Eui Hyun Shin. A primeira colocação foi do americano Daniel Cnossen.

Antes, no primeiro dia, Cristian foi bronze ateu o recorde do país na sua categoria, fazendo 13.12 pontos IPC na prova. Na quarta-feira passada, Cristian Ribera ganhou uma homenagem no Prêmio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), sendo eleito melhor do país em esportes disputados na neve.


A Copa do Mundo de Vuokatti abre a temporada de inverno no hemisfério norte. Serão três Copas do Mundo de Para Ski Cross Country, sendo esta a primeira. As provas na Finlândia começaram dia 12 e terminam no dia 19 de dezembro. Thomas Moraes, atleta do Peama, também participa da primeira etapa.

Para que se entenda melhor o tamanho da conquista de Cristian, vale ressaltar que, em Peyongchang 2018, o sul coreano Shin foi bronze no long distance e ouro no middle distance. Enquanto Cnossen tem três medalhas paralímpicas na conta deste ano, sendo 2 pratas (long e middle distance) e bronze no sprint.

A trajetória do atleta surpreende: ele tem 16 anos e pouco mais de três anos de experiência com modalidades de inverno. Nesta conta, Cristian já acumula, em sua trajetória, uma participação em Jogos Paralímpicos de Inverno (com a sexta colocação em PyeongChang), um bronze em Copa do Mundo e, agora, a conquista da medalha de prata em Vuokatti.

De acordo com Leandro Ribela, treinador chefe do para ski cross country, os bons resultados têm um motivo claro: o programa de preparação da modalidade estruturado pela CBDN – Confederação Brasileira de Desportos na Neve.

“Não estamos mais falando de resultados isolados, nem de um único atleta. A equipe toda está evoluindo e é realmente impressionante obtermos tais resultados, levando em consideração a estrutura modesta (apesar de eficiente) que temos em relação as equipes que estão dividindo o pódio conosco. Estou muito feliz com o que alcançamos até o momento e só tenho a agradecer a todos que trabalham para que isso seja possível. Não vamos parar por aqui!”, comemora o treinador.
Cristian Ribeira comemora prata da Copa do Mundo de para ski Cristian Ribeira comemora prata da Copa do Mundo de para ski Reviewed by Thiago Batista on 06:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Apenas usuários cadastrados no Google, com nome de identificação clara terão comentários permitidos. Reservamos o direito de não publicar o comentário, caso ele seja ofensivo ou desrespeitoso.
COMENTÁRIOS SEM IDENTIFICAÇÃO OU APARECENDO EM FORMATO ANÔNIMO NÃO SERÃO ACEITOS!