Header AD

8 de dezembro de 2018

Paulista: 50 anos do 1º acesso do Paulista. Conquista iniciou em 67



Completou-se na última quinta-feira, 50 anos do 1º acesso na história do Paulista. A vitória sobre o Barretos por 3 a 0, no estádio Palestra Itália, em São Paulo (hoje conhecida como Arena Palmeiras), no dia 6 de dezembro de 1968, completou-se 50 anos. O jogo marcou a conquista de forma invicta por parte do Paulista na época da 2ª divisão estadual (apenas o campeão subia). Mas uma conquista que começou em 1967, quando o Tricolor foi vice da Segundona, e uma “equipe B” foi campeã do Amador do estado de São Paulo.

O acesso não veio em 1967, em virtude de uma derrota para o XV de Piracicaba na fase final (derrota por 2 a 0, em jogo disputado em 12 de janeiro de 1968). No mesmo ano, o time jundiaiense foi campeão de uma competição importante na época: venceu o Campeonato Amador do estado de São Paulo, ao ganhar do Matarazzo, na Rua Javari, por 2 a 0.

Após não conquistar o acesso em 1967, Roberto Picchi, presidente do Paulista, se reuniu com alguns dirigentes e diretores do clube. No encontro se definiu que a equipe base de 1968 seria formada por atletas campeões amadores do estado, juntamente com sete atletas vindos do Guarani. Pouco tempo depois, Picchi se licencia do cargo e Wanderley Pires aceita o convite para comandar o clube em 1968.


A Segundona de 1968 começou em 30 de junho e foi com um empate sem gols contra a Ponte Preta, fora de casa. A primeira vitória ocorreu apenas na 3ª rodada - 3 a 1 sobre o Taubaté.

Nos dois turnos da fase de classificação, o Paulista teve dois treinadores - Alfredo Ramos - dispensado após a vitória sobre a Esportiva de Guaratinguetá e Armando Renganeschi - que foi dispensando antes da fase final. Ambos curiosamente não perderam nenhum jogo.

Invicto, o Paulista foi a fase final que foi entre novembro e dezembro - todos os jogos em São Paulo. E chegou um novo comandante: Alfredo Sampaio, o Alfredinho. Nos dois primeiros jogos, vitórias sobre Francana e Ferroviário de Araçatuba. Na 3ª rodada, um sinal de alerta: empate contra a Ponte Preta. No jogo seguinte, vitória contra o Bragantino por 3 a 2, e o acesso fica muito próximo.

A data: 6 de dezembro de 1968. Era uma tarde de sexta-feira. Seria um dia normal em Jundiaí, mas se transformou em feriado na cidade. 13 mil jundiaienses pegaram a estrada rumo a São Paulo. E eles ficaram alegres do começo ao fim.

Com gols de Zé Luís, aos 37 minutos do 1º tempo, Mazolinha, de pênalti, aos 41 minutos e Nilo Macedo (que dá nome a centro esportivo na cidade, no Jardim Esplanada), aos 45 minutos, o Galo vence o jogo, conquista o acesso e o título de forma invicta - único na história a conseguir tal proeza até hoje no estado de São Paulo.
Paulista: 50 anos do 1º acesso do Paulista. Conquista iniciou em 67 Paulista: 50 anos do 1º acesso do Paulista. Conquista iniciou em 67 Reviewed by Thiago Batista on dezembro 08, 2018 Rating: 5