Header AD


28 de dezembro de 2018

Red Bull Brasil não disputará competição nacional em 2019



Apesar de alguns dirigentes do Paulista ventilarem a possibilidade do Red Bull Brasil disputar no próximo ano uma competição nacional (até ventilam em entrevista), o time com sede em Jarinu, no campo não obteve vaga para a Série D do Brasileiro e/ou Copa do Brasil de 2019, nos torneios que disputou em 2018.

Copa do Brasil 2019
Para a Copa do Brasil, o estado de São Paulo tem 5 vagas. A Federação Paulista distribui da seguinte maneira:
- Os dois melhores do Paulistão, que não tenham vaga na Copa Libertadores
- Campeão do Troféu do Interior do Paulistão
- Campeão da Série A2 do Paulistão
- Campeão ou vice da Copa Paulista

No Paulistão, o Red Bull na classificação geral terminou apenas em 13º ficando longe de uma das duas vagas via o Estadual. No Troféu do Interior o time terminou apenas na 6ª e última colocação. Na Copa Paulista ficou de fora da final, caindo na semifinal, terminando na 4ª posição geral. A vaga da Copa do Brasil via Série A2 o Red Bull não teria como disputar, já que pertence a A1.

As vagas para 2019 ficaram desta maneira:
- Os dois melhores do Paulistão, que não tenham vaga na Copa Libertadores: Corinthians (campeão) e Santos (4º colocado)
- Campeão do Troféu do Interior do Paulistão: Ponte Preta
- Campeão da Série A2 do Paulistão: Guarani
- Campeão ou vice da Copa Paulista: Votuporanguense (campeão)

Haveriam ainda mais cinco possibilidades de vaga para uma equipe paulista entrar na Copa do Brasil de 2019: terminar com título da própria Copa do Brasil de 2018 (ficou mais perto foi o Corinthians, com o vice) ou ser um dos seis melhores times do Brasileirão, obtendo vaga para a Libertadores (Palmeiras e São Paulo, 1º e 5º colocados foram ao torneio continental e assim entram direto nas oitavas de final da Copa do Brasil) ou ser campeão da Copa Sul-Americana ou da Copa Libertadores de 2018 (Sul-Americana o time paulista que foi mais longe foi o São Paulo, eliminado na 2ª fase, e na Libertadores o Palmeiras foi 3º colocado).

A 5ª possibilidade é ser um dos 10 times no ranking da CBF que não obtiveram vaga em nenhum critério de competição estadual ou nacional ou ser campeão de torneio continental. De São Paulo apenas o Oeste obteve a vaga, sendo o 8º melhor ranqueado, entre os “sem vaga direta”. O Oeste no ranking da CBF é o 37º. A 10º e última vaga do ranking ficou com o Boa Esporte, 40º. O Red Bull no ranking é apenas o 138º (com 381 pontos).

Como a Copa do Brasil teve seu sorteio na primeira quinzena de dezembro, o Red Bull Brasil não pode mais participar da competição do próximo ano.

Série D do Brasileirão de 2019
Para a Série D do Brasileirão, São Paulo tem quatro vagas. Como promove uma Copa Estadual, que tem entre os seus participantes pelo menos quatro times da 1ª divisão (Serie A1), o torneio é considerado válido para uma única vaga para o Estado na Série D do Brasileiro. E assim a FPF usa a Copa Paulista para o seu campeão ou vice disputar a Série D do Brasileirão. As outras três vagas são via Paulistão, e destinadas aos três times que não tenham vaga em 2019 para nenhuma das quatro divisões. Para a temporada que começa dentro de poucos dias, as vagas ficaram assim preenchidas:
- Melhor time da Copa Paulista - Ferroviária (2º / Votuporanguense campeão preferiu a Copa do Brasil)
- Melhor colocado no Paulistão A1 sem vaga no Nacional - Novorizontino (5º)
2º melhor colocado no Paulistão A1 sem vaga no Nacional - São Caetano (7º)
3º melhor colocado no Paulistão A1 sem vaga no Nacional - Ituano (12º)

Para a Série D do Brasileirão, o Red Bull Brasil apenas participa caso um clube desistir. No caso, a torcida maior seria a desistência ser de algum clube via Estadual, já que o Red Bull seria o “1º suplente”, pois foi o 13º. Se a Ferroviária vier a desistir de disputar a Quarta Divisão Nacional, o Red Bull é apenas o 2º suplente, já que foi 4º colocado da Copa Paulista. O “1º suplente” é o Atibaia, que terminou em 3º.
Red Bull Brasil não disputará competição nacional em 2019 Red Bull Brasil não disputará competição nacional em 2019 Reviewed by Thiago Batista on 07:00 Rating: 5