Header AD

21 de dezembro de 2018

Thiago Batista: O 2019 do futebol brasileiro começa neste sábado



Atenção amigos do Esporte Jundiaí. 2019 ainda não chegou, mas a temporada 2019 do futebol brasileiro começa... neste sábado. Incrível, mas é realidade.

Neste sábado, 22 de dezembro de 2018 começa a edição 2019 do Campeonato Carioca. Não é o Campeonato Carioca 2018/2019, e sim o Campeonato Carioca do ano de 2019.

Sem a presença dos quatro grandes clubes - Flamengo , Fluminense, Vasco e Flamengo, pré-classificados a segunda fase, seis times se enfrentam entre si na 1ª fase, por duas vagas na fase final.

Participam o tradicional América, os dois times de Campos - Americano e Goytacaz, além de Macaé (disputou até Série B do Brasileiro nesta década), Nova Iguaçu e Resende. Ao final das cinco rodadas (última rodada em 13 de janeiro), os dois melhores irão a segunda fase.

Os classificados se juntam a lista que tem além dos quatro grandes, os times da Portuguesa Carioca, Volta Redonda, Madureira, Bangu, Boavista e Cabofriense - estes terminaram nas 10 primeiras posições do Carioca de 2018. A segunda fase do Campeonato Carioca começa no dia 19 de janeiro, com a famosa Taça Guanabra.

Os quatro que não se classificarem disputam o rebaixamento entre os meses de janeiro e fevereiro - Ou seja a temporada 2019 para estes clubes pode se encerrar no segundo mês do ano.

E a fórmula monstro do Campeonato Carioca continua. Quem vencer os dois turnos da competição - Taça Guanabara e Taça Rio, não será declarado campeão estadual - terá que disputar uma final, contra uma equipe que jogará uma espécie de semifinal - entre as duas melhores do geral. Pelo menos arrumaram uma questão, em relação ao ano passado: a decisão neste caso seria em dois jogos e a equipe vencedora dos dois turnos teria ainda a vantagem de jogar pelo empate no placar agregado para ser campeão (só faltava ter a idiotice da estúpida decisão por pênaltis para coroar).   

O formato e regulamento do Campeonato Carioca é um monstrengo de horror do começo ao fim. Campeonato bizarro por começar antes do ano do torneio começar, e ter o melhor time - que venceu dois turnos, não sendo campeão do estado. Por isso é um campeonato que perde seu valor e interesse a cada ano, onde os times cariocas que tem vaga nas Séries A, B, C e D do Brasileiro sequer deveriam disputar. O Carioca deveria ser uma divisão de acesso a Série D Nacional - essa é a mais pura verdade.



Thiago Batista: O 2019 do futebol brasileiro começa neste sábado Thiago Batista: O 2019 do futebol brasileiro começa neste sábado Reviewed by Thiago Batista on 20:30 Rating: 5

Nenhum comentário

Apenas usuários cadastrados no Google, com nome de identificação clara terão comentários permitidos. Reservamos o direito de não publicar o comentário, caso ele seja ofensivo ou desrespeitoso.
COMENTÁRIOS SEM IDENTIFICAÇÃO OU APARECENDO EM FORMATO ANÔNIMO NÃO SERÃO ACEITOS!