Header AD

22 de dezembro de 2018

Thiago Batista: O ótimo pensamento do Sampaoli



Jorge Sampaoli chegou essa semana ao Brasil para dirigir o Santos. E uma das suas primeiras medidas eu aplaudo: enxurgar o elenco do Santos.

Li na ótima matéria do Samir Carvalho no UOL, que ele pretende trabalhar com apenas 24 jogadores no Peixe. Atualmente nas contas da diretoria, o elenco santista tem QUARENTA jogadores - já contando quem retorna de empréstimo. Isso mesmo: 40!

Com isso 16 jogadores serão negociados, o que deve gerar uma economia de R$ 1milhão. Com um elenco mais enxuto, a qualidade do elenco vai aumentar e também o nível dos jogadores será mais uniforme.

Só no Brasil temos o pensamento de 30, 35 jogadores em um elenco. Em uma emergência se for preciso, o treinador recorre as categorias de base - esse é um dos motivos de ter uma equipe de base.

Como comparação, na Inglaterra, os elencos em média tem 25 jogadores. Guardiola trabalha com apenas 20 jogadores e o resto é apenas garotada da base do City. Isso que na Inglaterra tem jogo para chuchu - 38 do Campeonato Inglês, pelo menos 7 das Copas da Liga e da Inglaterra e até 15 de competições continentais (Liga Europa e Liga dos Campeões).

No Brasil, tivemos um bom resultado recente. O Palmeiras foi campeão brasileiro. Muito se falou (na base do chute), que o Palmeiras tinha um elenco numeroso e por isso foi campeão nacional. No Brasileirão usou 29 jogadores - uma quantia ainda alta, mas muito menor comparado com Paraná que teve 50 jogadores diferentes entrando em campo no Brasileirão.  O Santos, agora de Sampaoli, usou 34.  São Paulo usou 38, mesma quantidade usada pelo Corinthians.  
Thiago Batista: O ótimo pensamento do Sampaoli Thiago Batista: O ótimo pensamento do Sampaoli Reviewed by Thiago Batista on 14:06 Rating: 5

Nenhum comentário

Apenas usuários cadastrados no Google, com nome de identificação clara terão comentários permitidos. Reservamos o direito de não publicar o comentário, caso ele seja ofensivo ou desrespeitoso.