Header AD

28 de janeiro de 2019

Thiago Batista: Sugestão para a 4ª divisão do Paulistão de 2019



Nesta terça-feira ocorrerá o congresso técnico para definir sistema de disputa, quem participará, e como serão divididos regionalmente os grupos da 4ª divisão do Paulistão.

Caso se repita a quantidade de 40 clubes na temporada passada (o que acreditamos deve ocorrer) a gente deixa uma sugestão aos dirigentes da competição para debaterem (e não dizerem amém) na reunião. Este formato pode ser adaptado de acordo com a quantidade de clubes, sem estourar as 30 datas.

1ª fase: Dividir os times em 2 grupos, jogando em turno único (19 rodadas). Os 6 melhores de cada chave avançam para a fase final. O restante disputaria o torneio do rebaixamento, pois na minha visão, já é necessária a Federação criar uma 5ª divisão (deveria limitar esta divisão a no máximo 32 clubes).

Fase final - Briga pelo acesso: Na segunda fase, os 12 classificados se enfrentariam em turno único, e premiar com o acesso os dois primeiros do geral - assim faria os times brigar de verdade por duas vagas, e não por apenas uma, pois quando tem playoff você briga por uma vaga, e não pelas duas (isso podemos explicar em um outro texto, mas é matemático - se você vai ao playoff só tem uma chance, pontos corridos tem duas chances - 1º ou 2º).

Como a gente defende uma criação de uma 5ª divisão, com máximo de 32 clubes na 4ª divisão, os 12 classificados a fase final já teriam vaga assegurada na “Quartona” do ano seguinte. As outras 20 vagas seriam definidas em torneio do rebaixamento. Nossa ideia seria a seguinte.

Torneio do rebaixamento: Os 20 clubes seriam divididos em 2 grupos. Os times jogariam em turno único. Os 5 primeiros de cada chave conquistariam o direito de permanecer na 4ª divisão, os demais teriam que descer de divisão.

Este formato de 40 clubes seriam utilizadas as mesmas 30 datas do ano passado, com os clubes tendo no mínimo 28 semanas com jogos (19 da primeira fase + 9 do torneio do rebaixamento), contra 14 da temporada passada. E quem se classificar teria planejamento para 30 rodadas.

Já que a Federação quer elitizar as 3 principais divisões, e como o estado de São Paulo tem mais de 40 clubes com alguma tradição (se a gente for na teoria esta cidade nunca merece ficar fora da elite, vai dar 40), está na hora da FPF fazer um “peneirão” na 4ª divisão. Pois não dá para Paulista, Marília, Rio Branco, União Barbarense estarem na mesma que um clube como o Atlético de Mogi, que na temporada passada, sem alguma justificativa deu w.o. na rodada final, não tendo compromisso algum com o futebol.
Thiago Batista: Sugestão para a 4ª divisão do Paulistão de 2019 Thiago Batista: Sugestão para a 4ª divisão do Paulistão de 2019 Reviewed by Thiago Batista on 12:00 Rating: 5

Um comentário

Vinicius Pontes disse...

a 4a divisão não deveria ter a limitação de atletas Sub23.

Apenas usuários cadastrados no Google, com nome de identificação clara terão comentários permitidos. Reservamos o direito de não publicar o comentário, caso ele seja ofensivo ou desrespeitoso.
COMENTÁRIOS SEM IDENTIFICAÇÃO OU APARECENDO EM FORMATO ANÔNIMO NÃO SERÃO ACEITOS!