Header AD


15 de janeiro de 2019

Thiago: Copinha - Ganhar nos penais, pode te deixar sem torcida



Um detalhe pequeno, mas que nas semifinais e finais da Copa São Paulo de futebol junior, pode fazer um barulho enorme, e especialmente deixar uma torcida e um clube enfurecidos com a Federação Paulista de Futebol. Caso Corinthians, Palmeiras ou São Paulo se enfrentem nas semifinais ou na decisão da Copinha, os jogos serão de uma única torcida. E ganhar uma partida nos pênaltis pode ser desastroso, e deixar sua torcida sem a chance de ver um jogo decisivo do torneio.

E eu explico. O regulamento 41 determina que se um dos quatro grandes se enfrentarem na fase final, a equipe de melhor campanha na competição, terá o direito de ter a torcida, em virtude da proibição do Ministério Público de ter jogos com duas torcidas.

Art. 41 - Quando houver clássicos entre as equipes do Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, caso ocorra alguma definição do Ministério Público com relação aos mandos, prevalecerá a melhor campanha.
No momento, a classificação entre os três times grandes da capital é a seguinte, após três fases.
São Paulo - 13 pontos, 4 vitórias, 13 gols de saldo e 17 gols marcados
Palmeiras - 12 pontos, 4 vitórias, 8 gols de saldo e 9 gols marcados
Corinthians - 12 pontos, 3 vitórias, 10 gols de saldo e 17 gols marcados

Para efeito de pontuação, na Copa São Paulo funciona do seguinte modo:
Vitória em qualquer fase - 3 pontos
Empate no tempo regulamentar e vitória nos pênaltis a partir da 2ª fase - 2 pontos
Empate no tempo regulamentar apenas na 1ª fase - 1 pontos
Empate no tempo regulamentar e derrota nos pênaltis a partir da 2ª fase - 1 ponto
Derrota em qualquer fase - Nenhum ponto
Na Copa São Paulo, pelo chaveamento, Palmeiras e São Paulo somente podem se enfrentar na semifinal. Pela atual pontuação, o São Paulo teria direito de ter a sua torcida no estádio, e os palmeirenses no máximo podem assistir o jogo pela televisão.

Na decisão, marcada para 25 de janeiro, no Pacaembu, o Corinthians pode ter pela frente um dos seus dois grandes rivais - Palmeiras ou São Paulo. E pelo atual momento, o Timão não teria torcida no charmoso estádio da capital. A torcida corintiana teria que ver o jogo pela televisão.

Sou contra a medida da torcida única. Esse ato, os clubes tem que ver já, e não deixar para definir quando definir a semifinal ou a final, e se der um clássico ficar reclamando. Já deveriam ter ver essa situação antes. Depois não adianta reclamar...

Nota: O regulamento da Copinha foi publicado em novembro do ano passado. Em 18 de dezembro, o Ministério Público de São Paulo determinou, e a Federação Paulista aceitou, publicando inclusive uma portaria (Nº 227/18) que além dos clássicos que envolvam Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos sejam de torcida única, os jogos destes quatro times contra Guarani ou Ponte Preta sejam de torcida única, além do dérbi campineiro. E o Guarani está na 4ª fase da Copa São Paulo e pode chegar à fase final. E não tem nada previsto, do que pode ocorrer em relação se poderá ter duas torcidas ou uma - e qual poderá estar presente, se tiver um Guarani x São Paulo, Guarani x Palmeiras ou Guarani x Corinthians na Copinha.
Thiago: Copinha - Ganhar nos penais, pode te deixar sem torcida Thiago: Copinha - Ganhar nos penais, pode te deixar sem torcida Reviewed by Thiago Batista on 15:59 Rating: 5