Header AD

22 de fevereiro de 2019

Futsal: São João vai disputar a Copa Paulista da LPF Junior



O futsal do Clube São João vai disputar a Copa Paulista da Liga Paulista nesta temporada. O nome do clube aparece como um dos participantes da competição, que está lista da competição, que o Esporte Jundiaí, teve acesso. A competição será promovida pela Liga Paulista de Futsal (LPF) - através do seu embrião Liga Paulista Junior. Assim o alviverde deverá deixar de disputar a Série A1 do Metropolitano (antiga Série Ouro do Metropolitano), nesta temporada.

Na Copa Paulista, o São João será um dos nove participantes que na 1ª fase irão compor um único grupo. O time jundiaiense, com as categorias sub-11, 13 15 e 17, terá como concorrente um time da cidade: o CT Falcão 12 Jundiaí. Os outros participantes são Pulo do Gato, Hortolândia, Sancaetanense, Portuguesa, Fortaleza de Arujá, Guarulhense e Franco da Rocha.

Desde que o Esporte Jundiaí acompanha o futsal da cidade, o São João sempre integrou a elite do Metropolitano. Mas o nome do clube não aparece na lista divulgada pela Federação Paulista. Nem nas reuniões do congresso arbitral que aconteceram em fevereiro das Séries A1 e A2 - listas que estão no site da Federação Paulista de Futsal.

Segundo o site Futsal Menores, 21 dos 24 participantes confirmados do Metropolitano da Série A1, popularmente chamada de Série Ouro. Os grupos são os seguintes:
Grupo A - Corinthians, Sorocaba, Elite Itaquerense, Tabuca, Inter de Santos, Mogi das Cruzes, Lausanne e uma vaga a ser definida (24ª vaga)
Grupo B - Palmeiras, São Paulo, Osasco, São Bernardo, Praia Grande, Wimpro, Taubaté e uma vaga a ser definida (23ª vaga)
Grupo C - Juventus, Santos, Penha, AABB, Indaiatuba, São José, Caieiras e uma vaga a ser definida (22ª vaga).

O motivo do São João de disputar a Copa Paulista, em vez do Metropolitano da Série A1, revoltou alguns pais de atletas que estavam no elenco do alviverde no ano passado, que julgam a Copa Paulista ser um torneio de nível técnico inferior, em relação ao Metropolitano. O Esporte Jundiaí tentou obter uma resposta da direção do clube.

Racha entre Federação e Liga deixa clube divididos
No fim de 2018, Federação Paulista e Liga Paulista que mantinham uma relação de cordialidade, racharam. Dois campeonatos simultâneos foram lançados e praticamente como concorrentes seja no adulto, como na base.

Até 2018 para a categoria adulto, o primeiro semestre apresentava o campeonato da Liga Paulista como o estadual reconhecido pela Federação. Assim, os times da Liga Nacional podiam optar pela participação ou não na Copa Paulista do segundo semestre. Agora, com a Liga Paulista antecipando a Copa Paulista para o primeiro semestre e a Federação mantendo o seu principal campeonato no mesmo período, os times tiveram que escolher um deles.

Os clubes assim ficaram divididos. Exemplo ocorre no Vale do Paraíba. O São José preferiu o da Federação, enquanto Taubaté e Guará escolheram a Liga Paulista.

No Paulista da Federação também estarão Corinthians, Sorocaba, AABB, Indaiatubana, Santo André, São Bernardo, Guarujá, Taboão da Serra, Praia Grande, Sertãozinho, Real Madruga de Araçatuba e Vaz de Marília.

Na Liga Paulista estarão São Carlos (antigo time de Orlândia), Pulo do Gato de Campinas, Barueri, Dracena, Bauru, Mogi das Cruzes, São Caetano, Araraquara, Hortolândia e Botucatuense.

O mesmo ocorreu para base em 2019: a Liga Paulista vai organizar as suas competições, e a Federação fará Metropolitano e Estadual na base. A diferença é que a Liga terá categorias “impares” - sub-11, 13, 15 e 17, enquanto a Federação manteve as categorias “pares” - sub-12, 14, 16 e 18.
Futsal: São João vai disputar a Copa Paulista da LPF Junior Futsal: São João vai disputar a Copa Paulista da LPF Junior Reviewed by Thiago Batista on 17:12 Rating: 5

Nenhum comentário

Apenas usuários cadastrados no Google, com nome de identificação clara terão comentários permitidos. Reservamos o direito de não publicar o comentário, caso ele seja ofensivo ou desrespeitoso.
COMENTÁRIOS SEM IDENTIFICAÇÃO OU APARECENDO EM FORMATO ANÔNIMO NÃO SERÃO ACEITOS!