Header AD


25 de março de 2019

4ª divisão: Três devem subir este ano com fusão entre times da A1



A provável fusão ou parceria entre Red Bull Brasil e Bragantino, já em 2019, mas com consequências fortes em 2020 - quando serão um único clube, deverá efetuar um efeito cascata em todas as divisões do futebol paulista, visando a temporada 2020, mas com efeitos já nesta temporada: em vez de subirem dois clubes em todas as divisões de acesso do Paulistão, deverão subir três.

Em todas as divisões de acesso subiria um clube a mais que o previsto: o 3º colocado da 2ª divisão (A2) jogaria a 1ª divisão (A1), em 2020, como o 3º da 3ª divisão (A3) jogaria a 2ª divisão e o terceiro melhor da 4ª divisão (que a Federação teimosamente chama de Campeonato Paulista da Segunda Divisão) conquista o acesso a 3ª divisão do Paulistão.

Os termos do artigo 15 do regulamento da 4ª divisão do Campeonato Paulista (sub-23) deste ano, deixam bem claro tal situação.

Art. 15 - Terão direito de acesso à Primeira Divisão - Série A3 de 2020 os 02 (dois) Clubes classificados para a fase final da Competição.

§1º - Em caso da não participação de algum Clube classificado para o Campeonato Paulista de Futebol Profissional - Primeira Divisão - Série A3 de 2020, terá também acesso o Clube que obtiver a melhor campanha no Campeonato Paulista Sub23 de Futebol Profissional -
Segunda Divisão 2019, dentre os perdedores que disputaram a fase semifinal.

§2º - Este acesso somente será concedido quando a não participação do Clube classificado para o Campeonato Paulista de Futebol Profissional - Primeira Divisão - Série A3 de 2020 for oficializada antes da realização do respectivo Conselho Técnico.
Com isso, nas semifinais, entre os dois perdedores na soma dos resultados dos confrontos, o clube que tiver melhor aproveitamento de pontos conquistados será premiado com o acesso. A definição seria por aproveitamento, em virtude na 1ª fase da 4ª divisão terem grupos com sete participantes e outro com oito participantes, fazendo alguns tines jogarem 12 vezes (caso do Paulista) e outros 14 partidas.

Caso semelhante já ocorreu no fim da década passada
Em 2010, o Votoraty anunciou uma parceria com holding detentora do Votoraty para comprar a vaga pertencente a equipe grená, usando como artificio uma fusão entre as duas equipes. O artifício para subir uma divisão no futebol paulista fora de campo foi votado no conselho deliberativo do Comercial, onde a proposta foi vencedora, com 42 votos a favor e somente 2 votos contra.

Apesar de aprovado, os donos do Votoraty preferiram licenciar a equipe para abrir mais uma vaga na Série A2, já que a equipe do Comercial tinha terminado o campeonato da Série A3 na quinta posição o time de Ribeirão Preto herdou então o acesso sem outros tramites necessários, desta forma a fusão entre os dois clubes jamais aconteceu.

Com isso, o Comercial subiu a 2ª divisão estadual, como 5º colocado da “Terceirona”, ocupando a vaga do licenciado Votoraty.

O efeito também passou a 3ª e 4ª divisão do Paulistão, que acabou subindo o 5º colocado da 4ª divisão, a Santacruzense, para a Série A3 de 2011.
4ª divisão: Três devem subir este ano com fusão entre times da A1 4ª divisão: Três devem subir este ano com fusão entre times da A1 Reviewed by Thiago Batista on 06:08 Rating: 5

Nenhum comentário

Apenas usuários cadastrados no Google, com nome de identificação clara terão comentários permitidos. Reservamos o direito de não publicar o comentário, caso ele seja ofensivo ou desrespeitoso.
COMENTÁRIOS SEM IDENTIFICAÇÃO OU APARECENDO EM FORMATO ANÔNIMO NÃO SERÃO ACEITOS!