Header AD

27 de março de 2019

Thiago Batista: Red Bull continuará sem identidade



Caso se confirme a parceria do Red Bull Brasil com o Clube Atlético Bragantino, onde apenas o clube profissional atuará na cidade de Bragança Paulista, o Touro continuará sendo um time sem torcida. E pior: a comunidade de Bragança Paulista vai ser afastar do seu representante, que mudou de configuração.

Segundo informações em portais brasileiros, o elenco profissional do Red Bull continuará treinando em Jarinu. Ele irá apenas a Bragança Paulista para os jogos. As equipes de base, pelo que a gente apurou, irão continuar treinando e jogando em Jarinu. Ou seja, um clube sem identidade alguma com uma cidade.

Afinal, de qual cidade é o Bragantino hoje? Campinas - não. Jarinu - também não. Ele é de cidade nenhuma. E assim não tem torcida. E vai ser a mesma coisa, mesmo comprando o Bragantino. Pois torcedor não se compra. Ser humano, a grande maioria não se vende por qualquer troquinho. E muitos não irão aceitar que o Bragantino mude para RB Bragantino ou Red Bull Bragantino.

E que envolvimento com a comunidade esse RB Bragantino terá? Como um garoto da cidade poderá fazer testes? E se aprovado, terá que morar longe da cidade-sede do próprio clube? Não é esquisito essa lógica (que não tem nenhuma lógica)?

O Red Bull continuará como mesmo marketing “IDIOTA” de apenas conversas nas redes sociais - e de forma péssima na minha visão, sem fazer ações de verdade na cidade. Esse marketing do Red Bull não atrai torcedor e não vai atrair nunca. Pode conquistar um título, mas com essas propostas de atrair torcedores, não conquista ninguém.

Olha que já tiveram ideias super idiotas para chamar torcedor como DJ, pula-pula e serviços de manicure e massagem. Torcedor que vai a estádio de futebol, não quer ficar ouvindo música de DJ. Não é ginásio de basquete onde isso faz bem - está na cultura da modalidade.  Marketing para aproximar a cidade e o time, é fazer ações que envolvem o clube, o elenco com a população - tipo tarde de autógrafos em um shopping, bate papo com elenco em um dia de treino e outros tipos de atividades que envolvam a comunidade.

Não é post nas redes sociais que fará isso. Até porque o povo do interior tem características bastante diferente, que parece que o Red Bull desconhece: povo do interior, gosta de chamar seu, o seu patrimônio. E ele estar próximo de você. Se este “patrimônio” estiver longe, o povo do interior se afasta.

Não é à toa, que mesmo estando em uma cidade como Campinas, que tem dois grandes times, o Red Bull não atrai ninguém. Excluindo o jogo com o Palmeiras, logo na 1ª rodada, o Touro teve como maior público, a partida contra o Ituano: apenas 407 presentes.

E também não entendo a estratégia da empresa, sinceramente. Se alguém acha, que se unindo ao Bragantino, a imprensa irá chamar de Red Bull Bragantino, pode ficar bem engando. Se com Red Bull Brasil, a imprensa de forma disfarçada chama de RB Brasil, caso concretiza a parceria com o clube de Bragança Paulista, irão continuar chamando apenas de Bragantino.

Agora quem tem tudo a perder é o Bragantino. Pode perder o seu principal patrimônio, o torcedor. E é um clube onde o ego dos dirigentes pode falar alto. E pode a parceria durar pouco. É um fator a ser considerado.

E o Bragantino precisa ser um pouco mais humilde no discurso. Nem fala em acesso a Série A do Brasileiro. Já está falando em Libertadores, Copa Sul-Americana. Que será a 5ª força do estado de São Paulo.

Um certo clube, em 2007, firmou uma parceria com um grande grupo investidor, que tinha Pelé como garoto de propaganda. Até chegou a dizer alguém: "Ganhamos na Mega-Sena". Folha salarial alta na Série B. Jogadores com passagem importantes em clubes brasileiros foram contratados. Sabe qual foi o destino da equipe, tida como favorita ao acesso - até pela boa campanha que fez no Campeonato Paulista - 6º lugar (curioso, né) - rebaixada a Série C do Brasileiro, como a 3ª pior equipe. E essa equipe se chama Paulista - que por fechar inúmeras parcerias nas últimas duas décadas e meia, viu o seu torcedor, o munícipe da cidade ficar afastado do clube. Abra o olho, Bragantino....
Thiago Batista: Red Bull continuará sem identidade Thiago Batista: Red Bull continuará sem identidade Reviewed by Thiago Batista on 13:20 Rating: 5

2 comentários

Prof. Paulo Eduardo Cipriano disse...

Perfeita a sua explanação.

hamilton disse...

eles já tem 4 equipes no mundo e todas de sucesso em seus respectivos países

Apenas usuários cadastrados no Google, com nome de identificação clara terão comentários permitidos. Reservamos o direito de não publicar o comentário, caso ele seja ofensivo ou desrespeitoso.
COMENTÁRIOS SEM IDENTIFICAÇÃO OU APARECENDO EM FORMATO ANÔNIMO NÃO SERÃO ACEITOS!