Header AD


18 de abril de 2019

19º FERA é marcado por alegria e interação entre os participantes


A manhã de sol desta quarta-feira foi movimentada na pista de atletismo do Bolão, com a realização do 19º Festival Especial Regional de Atletismo (era) – organizado pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) e realizado pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer. O evento reuniu mais de 200 participantes de 13 instituições dedicadas ao atendimento às pessoas com deficiência de toda a região. Com alegria e disposição, os competidores mostraram suas potencialidades em provas de corrida e salto.

Pela primeira vez participando do evento, o pequeno Enzo Antonio Carvalho, 5 anos, é aluno do Peama desde outubro de 2018. A mãe Suellen Caminelli Carvalho estava animada com a participação do filho. “Ele vai correr pela primeira vez. As atividades deste Festival complementam a proposta de trabalho do Peama, com a oferta de atendimento às pessoas com deficiência para que se desenvolvam. Desde que o Enzo começou a participar das aulas, melhorou o equilíbrio e a disciplina”, comenta.


Larissa Vitória Alves, 19 anos, já é atleta do Peama há mais tempo. “Fiz aulas de natação, dança, tênis e agora, estou fazendo atletismo. Deixei a natação pois a piscina era muito grande. Me cansava. A corrida eu gosto mais”, contou a aluna, que além de participar das baterias de corrida de 50 metros, ainda competiu pelo salto em distância.

Para o gestor da Unidade de Esportes de Jundiaí, Luiz Trientini, a realização da atividade garante a igualdade de oportunidades para as pessoas. “Seguindo a tendência mundial, incluímos a prova integrada, que conta com a participação de pessoas não deficientes em conjunto com os assistidos. Desta forma o tratamento é igualitário e favorece a potencialidade de cada um”, detalha. Trientini ainda salienta a importância dos professores dedicados ao atendimento às turmas, responsáveis pelo desenvolvimento dos atletas.


A competição contou com a participação de entidades de Jundiaí e Região. Vinícius Silva, 9 anos, correu com pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Limpo Paulista. “Essa é a primeira vez que participo. Estou muito feliz por correr aqui”, contou o garoto, que é cadeirante.

Para o diretor da Escola Superior de Educação Física (Esef), Davi Poit, a tradição do evento se dá pela qualidade. “Alcançar a marca de 19 anos realizado ininterruptamente significa que é resultado de um trabalho de qualidade”, destaca.
19º FERA é marcado por alegria e interação entre os participantes 19º FERA é marcado por alegria e interação entre os participantes Reviewed by Thiago Batista on 08:05 Rating: 5