Header AD


21/05/2019

Conmebol muda regra e Paulista será o penúltimo brasileiro de Série B na Libertadores



A Conmebol anunciou nesta terça-feira uma mudança na regra das Copas Libertadores e Sul-Americana. A entidade publicou as exigências para os clubes disputarem a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana em 2020 e uma delas causou forte reação no Brasil. No documento está bem claro, o time para participar de alguma das duas competições deverá ser da 1ª divisão (Série A, elite) do Campeonato Nacional que disputa.

“[O clube] deve estar disputando o torneio nacional de sua Associação Membro na divisão principal da competição em 2020 (ou seja, não haver descendido de divisão no torneio nacional”, está escrito no documento.

Se esta regra estivesse em vigor em 2005, o Paulista por exemplo não poderia ter disputado a Copa Libertadores de 2006, já que o Galo jamais disputou na sua história a Série A do Brasileiro.

Essa decisão tem consequências práticas na Copa do Brasil de 2019, um torneio já em curso, cujo regulamento prevê a seu campeão uma vaga direto na fase de grupos da Libertadores de 2020.

Segundo o Globoesporte.com, a CBF diverge da Conmebol e entende que a Copa do Brasil é, sim, um "torneio nacional" e de "divisão principal" (já que não tem rebaixamento) e que, portanto, seu campeão terá vaga na Libertadores do ano que vem.

A edição de 2019 está nas oitavas de final, com três clubes da Série C – ou seja, sem nenhuma chance de estarem na Série A em 2020, como diz o comunicado da Conmebol: Sampaio Corrêa, Juventude e Paysandu.

O Paulista foi o penúltimo brasileiro a disputar a Libertadores, não sendo integrantes da Série A. Foi em 2006, após o título da Copa do Brasil, em 2005. O Galo na Libertadores não passou da 1ª fase, vencendo apenas um jogo, mas foi a partida: 2 a 1 sobre o River Plate, no Jayme Cintra.

Depois do Tricolor, apenas o Palmeiras, vencedor da Copa do Brasil de 2012, mas rebaixado no mesmo ano para a Série B, disputou a Libertadores de 2013 como clube de 2ª divisão.

Outros brasileiros que jogaram a Libertadores, e não estavam na 1ª divisão nacional foram Criciúma em 1992 (campeão da Copa do Brasil de 1991 e era da Série B) e Santo André em 2005 (campeão da Copa do Brasil de 2004 e era também da Série B).
Conmebol muda regra e Paulista será o penúltimo brasileiro de Série B na Libertadores Conmebol muda regra e Paulista será o penúltimo brasileiro de Série B na Libertadores Reviewed by Thiago Batista on 12:11 Rating: 5