Header AD


29 de maio de 2019

Cristiano Lopes deverá retornar as pistas no mês de junho



Próximo ao Carnaval, Cristiano Lopes teve um acidente durante um treinamento, na pista do Kalango Cego, em Itupeva, que o tirou de qualquer praticamente da possibilidade de conquistar na temporada do Brasileiro de motocross. Ainda usando uma bota ortopédica, ele afastado das pistas, continua dando expediente diariamente no seu gabinete na Câmara Municipal. Mas esportista como ele é, aguarda o seu retorno as pistas, o que deverá ocorrer no mês de junho. Nesta quarta-feira - data da matéria que foi ao ar, Cristiano pela primeira vez retirou a bota, desde o acidente.


Cristiano sofreu um acidente no fim do treinamento, visando a segunda etapa do Brasileiro de Motocross. Para infelicidade dele, ele sofreu uma lesão na fíbula, precisando operar. A previsão era de seis semanas no mínimo para consolidar o osso. A volta para as pistas entre dois e três meses.

“Precisei colocar quatro parafusos no tornozelo. Estamos na recuperação e espero voltar em breve. Precisamos ganhar musculatura na região onde foi operada”. Se tudo ocorrer bem, Cristiano pode retornar na etapa de Fama, interior de Minas Gerais, no dia 23 de junho, Caso contrário, ele volta na prova de Extrema, também interior de Minas Gerais, em 18 de agosto.


Cristiano, vencedor da primeira etapa do Brasileiro, na categoria MX4 que ocorreu em 14 de abril, em Alfenas, já perdeu a etapa de 19 de maio, em Morrinhos (Goiás) e não deverá estar na pista em 2 de junho, na etapa de Três Lagoas (MS).


O Brasileiro tem 7 etapas no total, e mesmo que não participe de apenas duas etapas, Cristiano Lopes sabe que as suas chances de título estão reduzidas. “Nunca me preocupei com o título. A gente com a KTM temos um grande projeto, onde somos embaixadores, e a gente pretende ajudar na formação de novos pilotos, servindo de espelho”, contou.


Apesar do pior já ter passado, Cristiano diz que precisa ganhar musculatura na perna onde sofreu lesão e também ganhar o chamado ritmo de corrida. “Eles estão em um ritmo acima do meu, quando retornar, pois já estão competindo”, lembrou.


Projetos
Cristiano já teve dois projetos aprovados para o esporte da cidade. O primeiro foi o Circuito Eco Esporte, nas regiões do Santa Clara e Rio Acima. O projeto tem a finalidade de oficializar a rota entre as avenidas Luiz Gobbo e Paulo Ferraz dos Reis na região do Santa Clara, gerando maior controle e segurança para quem pratica esportes e também aos pedestres. O trecho já é usado rotineiramente pelos ciclistas e adeptos da corrida de rua. No Rio Acima, o Circuito tem início à altura do no 4000 da Avenida Augusto Mazzi, segue pela Avenida Carlos Martins até a Avenida Geraldo Azzoni, no cruzamento com a Avenida Christian Stackfleth, e desta segue até a Avenida Gustavo Stackfleth, de onde retorna à Avenida Augusto Mazzi, até ao ponto de início. Com a regulamentação do trecho, através da sinalização adequada, infraestrutura e aumento da segurança, muitos problemas enfrentados no local serão minimizados, otimizando e trazendo mais qualidade às atividades ali praticadas pelos usuários.

Segundo Cristiano, para projeto entrar 100%, falta a Prefeitura de Jundiaí implantar. “O maior custo será com a comunicação, com placas de orientação para os pedestres, ciclistas e motoristas”, contou.  O projeto além de reforçar o uso sustentável do território e dos recursos naturais da região e recuperação de áreas degradadas.


Outro projeto aprovado na Câmara e de autoria de Cristiano é o Projeto Jundiaí Mais Saudável. O projeto prevê uma parceria público-privada entre poder público e empresas e comércio da cidade. O projeto prevê a realização de obras e serviços de melhorias em áreas públicas para a prática de atividades esportivas;
fomento ao desporto, com ou sem fornecimento de materiais e equipamentos correlatos; e atividades que proporcionem melhoria da qualidade de vida da população. Segundo o Projeto Jundiaí Mais Saudável, quem auxiliar o esporte local poderá usar áreas públicas em centros esportivos ou outros locais de recreação para fins publicitários.


Quase um semestre depois do projeto ter sido aprovado, Cristiano disse que nada do que propôs foi atingindo até o momento, por falta de iniciativa do poder público. “Atletas me ligam direto e a gente encaminha. O projeto é uma oportunidade da Prefeitura buscar parcerias com a iniciativa privada para apoio a atletas e modalidades. A propaganda teria que ser em lugar visível e de grande fluxo. Um exemplo é o local onde fica os outdoors dentro do centro esportivo Pedro Raymundo. O projeto além de colaborar com a modalidade, tem o lado social, já que o esporte oferece esse tipo de ajuda”, declarou.

Cristiano tem como meta futuramente colocar novamente em discussão o projeto da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, na qual ele protocolou na Câmara no seu 2º dia de mandato (em 2017). A discussão está parada por existir um outro projeto, de autoria do vereador Leandro Palmarini, que não entrou até o momento em discussão (texto: http://sapl.camarajundiai.sp.gov.br/sapl_documentos/materia/207812_texto_integral.pdf).
Cristiano Lopes deverá retornar as pistas no mês de junho Cristiano Lopes deverá retornar as pistas no mês de junho Reviewed by Thiago Batista on 13:14 Rating: 5