Header AD


1 de junho de 2019

Palmeiras do Medeiros: 50 anos com 7 títulos da elite jundiaiense



O sábado é especial no bairro do Medeiros. O Palmeiras Futebol Clube, ou simplesmente Palmeirinha, completa neste sábado 50 anos de existência. Fundado em 1º de junho de 1969, o clube se transformou em uma das grandes potências da história do futebol jundiaiense. Jogar no Palmeirinha, para um atleta em Jundiaí, é algo especial.

Os fundadores do Palmeiras eram um conjunto de amigos que jogava bola na Fazenda Grande há mais de onze temporadas, e foi proibida pelo administrador da fazenda de continuar a jogar bola no local. Para não encerrar as atividades, eles se aproveitando uma área cedida por Bruno Camposilvam, construíram o antigo campo do Retão (atual trecho da Avenida Reynaldo Porcari) e lá o glorioso Fazenda Grande. Anos depois fundaram o clube.


A 1ª diretoria do Palmeiras do Medeiros teve como presidente Palmiro Secco, o 1º vice-presidente Wifrido Teixeira, e teve como diretores Antônio Porcari, Nelson Rossi, João Segli, Kota Morita, Nelson Porcari, Luiz Rossi, Milton Porcari e Bruno Camposilvan. Também fez parte da 1ª diretoria, como diretor, Oswaldo Segre, o Vado, que continua à frente do clube até hoje.


Mas o clube não tem a simpatia apenas dos palmeirenses que torcem pelo homônimo de Palestra Itália. Até os corintianos fervorosos de Parque São Jorge torciam pelo Palmeiras do Medeiros. Um deles foi Eduardo Torrezan, o famoso Seu Barrica, falecido em 2009.


O Palmeiras somente se filiou a Liga Jundiaiense de Futebol em 1975, e por 45 anos consecutivos disputa as competições organizadas pela entidade. Já nos anos 70 mostrou a sua força, faturando a Série A (1ª divisão) em 1976 e 1978. Depois foram 15 anos de seca, antes do título de 1993. Mas o alviverde mostrou sua grandeza no século 21 - quatro conquistas: um bicampeonato legitimo - 2007/08, e depois venceu os campeonatos da elite em 2013 e 2017.

No total, o Palmeirinha tem 7 títulos. Esteve presente em nove finais (foi vice em 1983 e 1991) e ainda ganhou a Chave Esportiva em 1977, Troféu dos Invictos da Liga em 1977, Taça Ouro da Liga em 1983 e foi campeão do Torneio Início de 1978.


O alviverde não somente mostrou sua força nos campos de Jundiaí. Desbravou o interior: venceu a Copa Arizona de Itu, com apoio da Federação, em 1979. Em 1984 ganhou o Torneio Pé no Chão, organizado pela Secretaria Estadual de Esportes. O clube ainda jogou o Amador do Estado nas edições de 1977 e 1979.


Escudo do clube
O escudo do Palmeiras é quase igual do Palmeiras. Quase. Em vez de oito estrelas são seis. E porquê? A diferença das “constelações” tem a ver com o mês de fundação do clube.  O Palmeiras de Palestra Itália foi fundado no mês oito (agosto) e o do Medeiros foi fundado no sexto mês de 1969.
Palmeiras do Medeiros: 50 anos com 7 títulos da elite jundiaiense Palmeiras do Medeiros: 50 anos com 7 títulos da elite jundiaiense Reviewed by Thiago Batista on 10:34 Rating: 5