Header AD

11 de junho de 2019

Prefeitura de Jundiaí informa que 2 mil esportistas com mais de 60 anos



Segundo matéria publicada em seu site nesta segunda-feira, a Prefeitura de Jundiaí informou que atende cerca de dois mil esportistas com mais de 60 anos nos centros esportivos, atualmente.

O número de idosos no Brasil bateu a casa dos 30 milhões em 2017. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a tendência de envelhecimento da população vem se mantendo: os 4,8 milhões de novos idosos que o País ganhou de 2012 para cá representam um aumento de 18% neste grupo etário. No caso de Jundiaí, esse avanço do envelhecimento populacional é ainda mais acentuado. O índice de envelhecimento na cidade (em %), segundo dados da Fundação Seade – portal de estatísticas do Estado de São Paulo -, é de 94,43, enquanto que no Estado é de 78,13.

Com isso, em Jundiaí, ações já são realizadas para que a cidade seja capaz de se adaptar a essa mudança no perfil populacional, principalmente no que se refere à qualidade de vida. Em 2018, o município se destacou como a 7ª melhor cidade em qualidade de vida para idosos, dentre 150 municípios com mais de 150 mil habitantes, em uma pesquisa realizada pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que estabeleceu o ranking de melhores lugares para se viver após os 60 anos.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, Luiz Trientini, “esporte substitui remédio”. “Atividade física é importante para todas as idades, mas para os maiores de 60 é primordial, recuperando a perda muscular e a flexibilidade. Mas, além do aspecto físico, a questão social é crucial”, opina.

Segundo Trientini, todo mundo sonha em se aposentar, mas o fim do trabalho pode trazer o ócio e suas más consequências.  “O idoso acaba não tendo o que fazer, fica o dia todo em frente à televisão e, enfim, fica doente. A atividade física e a integração social – como vemos todos os anos no JORI, os Jogos Regionais dos Idosos – são capazes de fazer toda a diferença”, diz. “A alegria que vemos no JORI, a energia, com todo mundo se cumprimentando, se abraçando, torcendo juntos, é uma coisa fantástica”, afirma. Este ano, a delegação jundiaiense do JORI contou com 130 pessoas.
Prefeitura de Jundiaí informa que 2 mil esportistas com mais de 60 anos Prefeitura de Jundiaí informa que 2 mil esportistas com mais de 60 anos Reviewed by Thiago Batista on 06:02 Rating: 5

Nenhum comentário

Apenas usuários cadastrados no Google, com nome de identificação clara terão comentários permitidos. Reservamos o direito de não publicar o comentário, caso ele seja ofensivo ou desrespeitoso.
COMENTÁRIOS SEM IDENTIFICAÇÃO OU APARECENDO EM FORMATO ANÔNIMO NÃO SERÃO ACEITOS!