Header AD


25 de junho de 2019

Thiago Batista: Corinthians campeão de Copa Paulista? Galo com mais dois títulos? Wikipedia faz essa confusão



Começou no último final de semana mais uma edição da Copa Paulista. Para o mais desavisado, que deseja fazer uma consulta no Wikipedia, encontrará lá que o Paulista é o maior campeão do torneio com 3 conquistas. Mas observará na lista de campeões um campeão na edição de 1994 - Corinthians. Isso mesmo, para o Wikipedia, o Corinthians já venceu uma “Copa Paulista”. E a mesma enciclopédia livre causa confusão ao lista dois títulos do Paulista, no Torneio José Ermírio de Moraes, como torneios parecidos a Copa Paulista. Mas não é bem isso.

A Copa Paulista como conhecemos se iniciou em 1999, com o nome de Copa Estado de São Paulo, com o título do então Etti Jundiaí, hoje Paulista. Em 2000 não teve edição, mas de 2001 para cá sempre foi disputada - com diversos nomes, como Copa Refrigerante (ops, Copa Coca-Cola, Copa Estado de SP - novamente, Copa FPF e finalmente Copa Paulista - nomenclatura adotada em 2008). Oficialmente a Federação Paulista em seu site coloca apenas a lista de campeões da Copa Paulista, a partir de 1999.

Mas porque o Wikipedia considerada o Corinthians campeão de uma Copa Paulista? Pois em 1994, o Timão levantou o troféu da Copa Bandeirante (que a Band chamava de Copa Bandeirantes). E tal como a Copa Paulista premia atualmente, com o campeão com uma vaga na Copa do Brasil (pode também optar por disputar a Série D do Brasileiro), a Copa Bandeirantes de 1994 oferecia ao campeão o prêmio de disputar a Copa do Brasil.

E o time de Parque São Jorge somente disputou a Copa do Brasil de 1995, na qual venceu, graças ao título da Copa Bandeirantes de 1994 (apenas o campeão paulista e da Copa Bandeirantes, em 1994, iriam para a Copa do Brasil de 1995). Por isso, a confusão da Wikipedia, em relação a lista de campeões da história da Copa Paulista.

O pior, que o Wikipedia, coloca ainda o Mogi Mirim como campeão de uma edição da Copa Paulista de 1992 - torneio se chamou Copa 90 anos de futebol, e o América de Rio Preto ganhou da edição de 1987 - o nome do torneio era Torneio José Maria Marin (apelido do torneio hoje, Torneio Presidente Preso - não preciso explicar porque).

Mas a mesma “enciclopédia livre” coloca uma observação separada sobre uma lista de campeões do Torneio José Ermírio de Moraes Filho, dizendo que essa competição tinha a mesma função da Copa Paulista. Ocorreu entre 1969 e 1981. Mas era uma “competição paralela” ao Paulistão, para times que não participavam da fase onde estavam também os grandes - muito diferente do que é a atual Copa Paulista.

Para o Wikipedia, o Paulista venceu a edição de 1969 e a edição de 1978. Mas para o historiador Ivan Gottardo e para o próprio Paulista, em seu site, o Tricolor somente venceu a edição de 1969. Em 1978, o nome da competição era Torneio Incentivo.  

O certo é que Copa Paulista hoje, como existe começou em 1999. Não tem nada de conquista e edição em 1969, nem mesmo 1994. A Wikipedia precisa corrigir, pois ela é uma ótima fonte de pesquisa, mas nem tudo que está lá em 100% confiável.

Agora o que pode ser feito por alguns clubes, como Paulista, e procurar colocar títulos dos anos 70, 80 e 90 de Torneio José Ermírio de Moraes Filho, Torneio Incentivo, Copa 90 anos e Copa Bandeirantes como Copa Paulista.

Não que ache correto - eu discordo como foram feitas as Taças Brasil dos anos 60 e 70 serem oficializados Campeonatos Brasileiros (Robertão eu já aceito, pois tinha formato de Brasileirão e eram campeonatos, não Copas de playoff).

Mas se a CBF fez essa aberração (na minha opinião) com o Brasileirão, porque estes clubes não podem fazer o mesmo com a Copa Paulista. E o Paulista iria agradecer, já que ampliaria a sua liderança no número de títulos do torneio (pularia de 3 para 5).
Thiago Batista: Corinthians campeão de Copa Paulista? Galo com mais dois títulos? Wikipedia faz essa confusão Thiago Batista: Corinthians campeão de Copa Paulista? Galo com mais dois títulos? Wikipedia faz essa confusão Reviewed by Thiago Batista on 06:03 Rating: 5