PUBLICIDADE

Thiago Batista: Em 1918 teve geada. Será que no fim de semana se usa bola laranja. Ou bola azul?

PUBLICIDADE


O texto desta matéria pode não ter muito haver com o esporte inicialmente. Mas para história sempre há um gancho, certo. Pois bem, se comenta, segundo informações desta segunda-feira do site Clima Tempo, repercutidas pelo site Tribuna Jundiaí, existe risco de temperatura negativa no sábado na cidade  (segue aqui o link: https://tribunadejundiai.com.br/cidades/jundiai/jundiai-pode-viver-dia-de-alasca-com-temperaturas-negativas-no-sabado/)- risco de então nevar na cidade - pelo menos uma geada, o que deixaria todas as áreas verdes da cidade branquinhas, branquinhas.

E aí que podemos encaixar o esporte. Corremos o risco de no final de semana, se tendo rodada de futebol amador na cidade, os times terem que jogar com bolas de cor laranja, azul, para facilitar a identificação.

A notícia sobre a possibilidade de temperatura negativa em si chama atenção. Mas algo me fez pensar. Já teve geada ou nevou em Jundiaí? A resposta: sim.

Segundo o Jornal O Estado de São Paulo, na sua edição de 28 de junho de 1918 - portanto há cem anos atrás, teve uma geada que atingiu todo o estado de São Paulo, sendo Jundiaí citada na matéria - segue aqui o link: https://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,sao-paulo-congelou-em-1918,9168,0.htm). Segundo o texto, em Jundiaí, dos 6,8 milhões de pés de café existentes nas lavouras da cidade, 2,5 milhões foram "torrados pela geada" (aqui o texto específico da matéria: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19180628-14426-nac-0012-999-12-not).

Se a previsão persistir podemos ter bolas de cor laranja ou azul nos gramados de Jundiaí para a prática do futebol no domingo. Se bem que não é uma novidade uma bola de cor azul. Foi usada até mesmo na final da Série A de Jundiaí, principal campeonato de futebol da cidade, no ano de 2017, e por um bom período de tempo até como o Esporte Jundiaí registrou em suas fotos. E quem sabe ainda possamos registrar com as nossas lentes um jogo de futebol na neve. Não seria nada ruim, pois jogar futebol no frio ajuda a esquentar a temperatura do corpo...
Thiago Batista: Em 1918 teve geada. Será que no fim de semana se usa bola laranja. Ou bola azul? Thiago Batista: Em 1918 teve geada. Será que no fim de semana se usa bola laranja. Ou bola azul? Reviewed by Thiago Batista on 06:04 Rating: 5
PUBLICIDADE