Header AD


28 de agosto de 2019

Análise – Thiago Batista: Independente é um time que não gosta muito da bola



Estive analisando alguns vídeos de lances e jogos do Independente de Limeira na temporada 2019 na 4ª divisão do Paulistão. O rival deste sábado do Galo não gosta muito da bola. Faz uso e muito (e de certas vezes abusivo) da ligação direta, jogar muito com o contra-ataque, e usar bem a bola aérea, que costuma ser fatal. No fim do texto a gente colocou alguns vídeos, para quem quiser conferir como atua o Independente, pode conferir.


O time busca jogar no esquema 4-3-3, mas sem muita criatividade no meio de campo. Gosta de usar seus pontas e laterais para construir seu jogo. A maioria dos gols que observei foi desta maneira.

O Independente é um time que deixa os zagueiros adversários trocar passes, com seus atacantes sequer pressionarem os defensores rivais. Usa muito as faixas laterais para atacar, especialmente com ligações diretas.


A bola passa pouco no meio de campo, já que a equipe tem dificuldades em criar. Muitas das vezes, o camisa 10 do time, que normalmente seria o criador, precisa vir até os zagueiros buscar a bola.


Isso também ocorre porque o Independente joga com a defesa muito enfiada na sua área. E nem sempre é eficiente.  E ainda assim o time sofre muito na bola aérea, especialmente na 1ª trave, como ocorreu contra o XV de Jaú, quando sofreu dois gols em casa – praticamente da mesma maneira. A defesa comete muitos erros também com a bola no chão, especialmente no setor esquerdo.



O Paulista precisa ficar atento aos chutes de fora da área da equipe rival. Gostam de arrematar de média-longa distância, e em alguns momentos mostra eficiência.


Ficar de olho
Prestar atenção no camisa 6 do Independente, Kaio Felipe. No jogo contra o Assisense, no final de semana ele foi tudo, menos lateral-esquerdo. Apesar de vestir a camisa 6, ele atuou como ponta-direita. Nos vídeos da assessoria do jogador ele é colocado como lateral-esquerdo. 

Mas como se observa no próprio vídeo da assessoria, ele se movimenta muito, procurando sempre fechar por dentro nas jogadas esportivas. Ele é o principal goleador do time na competição com 6 gols, sendo também o jogador das bolas paradas, onde o time de Limeira, em alguns momentos arrisca jogadas ensaiadas, que dão resultado.


Vídeos:














Análise – Thiago Batista: Independente é um time que não gosta muito da bola Análise – Thiago Batista: Independente é um time que não gosta muito da bola Reviewed by Thiago Batista on 15:16 Rating: 5