Festivais esportivos de Jundiaí atraem famílias para o Bolão - Esporte Jundiaí Pular para o conteúdo principal

Festivais esportivos de Jundiaí atraem famílias para o Bolão



A manhã de sábado foi de intensas atividades no Bolão. Com a realização da 21ª edição do Festival Regional de Tênis (Frete) e a 3ª edição do Festival Regional de Basquete sub-12, o espaço recebeu famílias e atletas de diversas cidades para as competições. As atividades, organizadas pelos departamentos da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer e Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) objetivam ampliar a interação entre os alunos e difundir as oportunidades de práticas esportivas disponíveis gratuitamente na cidade.

Foi nas quadras de tênis do Bolão que o Peama nasceu e, por isso, o Frete é um dos eventos mais esperados pelos alunos. “O tênis está relacionado com a história do PEAMA e integrar outras cidades na participação da atividade é o resultado de um trabalho com mais de 20 anos”, comenta o diretor do departamento de esportes adaptados, César Munir.

Com a participação de delegação da cidade de Limeira, da Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril), as partidas de tênis contaram com categorias diferenciadas para a participação dos 48 inscritos. Na quadra regular os competidores realizaram partidas unificadas, ou seja, pessoa com deficiência e convidado. Já nas partidas em quadras reduzidas, as habilidades foram exigidas em saques e iniciação.

Ramira Oliveira, 19 anos, é aluna da Aril e pela primeira vez esteve em Jundiaí. “Eu gosto muito de tênis e já treino há algum tempo. Também jogo basquete na minha cidade”, conta a moça, ao lado do colega Vinícius Marcelino, 20 anos. Ele, além do tênis, também treina futebol pela associação limeirense e joga na posição de atacante.

Luciano Carvalho de Matos, 37 anos, é aluno do PEAMA. “Eu torço pela conquista dos colegas. Nunca participei de competição internacional, mas a vitória dos amigos, é a minha vitória. Comemoramos juntos”, explica o rapaz.

Mãe de duas crianças alunas do Peama (André e Clara), Kalinca Andrea Timponi Ritoni, destaca a importância do evento. “Os festivais promovidos pelo Peama proporcionam interação, desenvolvimento da autoestima e autonomia. Meus filhos participam e toda a família participa junto”, comenta.

Basquete
O 3º Festival Regional de Basquete sub-12 reúne cerca de 20 núcleos de treinamento da modalidade de Jundiaí e cidades do entorno. De acordo com a educadora esportiva Mariana Antonelli, mais de 200 crianças participaram da atividade, que é realizada a cada três meses, em Jundiaí. “A intenção é difundir a prática esportiva entre as crianças. O município conta com espaços gratuitos para a prática de basquete e de outras modalidades”, explica.

Nelson Vecchi Júnior, 46 anos, é pai de Natália Cardoso, 10 anos, e a acompanha em todas as competições que a garota participa. “O esporte mudou a vida da minha filha, com valores, companheirismo e a própria atividade física. Ela treina quase todos os dias”, conta, orgulhoso. A menina sabe bem o que quer com a modalidade. “Meu objetivo é me tornar profissional e viajar o mundo jogando basquete e representando o Brasil nas competições”, explica.

Caçula na turma da modalidade do Bolão, Lucas Mango, 9 anos, também se vê como profissional. “Eu quero seguir a carreira como jogador. Já tenho o meu irmão, que tem 13 anos, que está jogando comigo”, comenta o menino.

Matérias mais populares da semana

Jundiaiense marca gol do título do Pato na Liga Nacional de Futsal

O jundiaiense Jhow marcou o gol do título da Liga Nacional de Futsal (LNF) do Pato Futsal, da cidade de Pato Branco, em uma goleada histórica. A equipe venceu neste domingo o Sorocaba, na casa do adversário por 6 a 0, conquistando o legítimo bicampeonato da LNF – equipe venceu o torneio no ano passado, quando o atleta não defendia o Pato.
Jhow marco o sexto gol da partida, aos 16 minutos do segundo tempo, em chute da sua quadra de defesa, após roubar a bola do goleiro-linha Leandro Lino, de Sorocaba. O Pato venceu os dois jogos da final, já que em casa, na semana passada, derrotou o adversário por 3 a 2.

O atleta de 28 anos começou a sua carreira nas categorias de base do Clube São João, onde já destacava. Na competição, Jhow marcou 10 gols.

Paulista: Papaleguas não fará parte do elenco da Série A3

O zagueiro e lateral Matheus Papaléguas não fará parte do elenco do Paulista para disputa da Série A3 do Estadual na próxima temporada. A informação foi trazida nesta segunda-feira pela Rádio Difusora. Segundo o repórter Luiz Antônio de Oliveira, o Cobrinha, o jogador ficou surpreso com a ‘dispensa’.
Revelado nas categorias de base do Tricolor, Papaléguas jogou a 4ª divisão do Paulistão de 2018 pelo Galo, onde atuou como zagueiro e lateral. O time jundiaiense na oportunidade caiu nas quartas de final.
Após renovar seu vínculo com o Paulista por dois anos, o jogador foi emprestado de forma surpreendente para um ‘concorrente’ da ‘Bezinha’, o XV de Jaú. No Galo da Comarca ele fez 13 partidas e não marcou gols.
O atleta tem vínculo com o Paulista até 31 de dezembro de 2020, e deverá ser emprestado neste primeiro semestre para algum clube.

Premiação em Várzea Paulista 2019 é marcada por tributos

O evento de encerramento do futebol amador e veterano de 2019 de Várzea Paulista foi marcado por muita emoção e festividade na segunda-feira (2). A cerimônia foi prestigiada pelos jogadores e seus familiares e teve como objetivo prestigiar os melhores atletas das competições.
O prefeito Juvenal Rossi estava na cerimônia e parabenizou a todos os envolvidos nos jogos dessa temporada. Também ficou satisfeito ao dizer que não houveram brigas durante os jogos. “Moro ali do lado do campo do Cruz Alta, eu sei como foi difícil tirar aquelas brigas que aconteciam a anos atrás, e agora, a cada temporada está melhor” conta. “É uma torcida animada, um pessoal que sabe se divertir, então eu só tenho a agradecer”.
Dentre as celebrações e tributos, o gestor Thiago das Neves se emocionou após um vídeo feito em homenagem ao falecido jogador da Nova Desportiva, Luiz Guilherme Souza Flauzino (Gui). O jovem de 28 anos havia desaparecido na praia do Felix, em Ubatuba. Após 16 dias de busca, seu corpo foi av…

Basquete sub-21 do Time Jundiaí é campeão invicto

O basquete masculino sub-21 do Time Jundiaí levantou o troféu de campeão da Associação Regional. No ginásio do Sesão, nesta quarta-feira (4), a equipe jundiaiense derrotou o XV de Piracicaba por 91 a 55. O título foi de maneira invicta, já que o time comandado por Leonel Menezes venceu os 12 jogos que disputou.

“Tem um gosto bom, mas ao mesmo era uma pressão grande, pois chegar na final e não podia dar chance para o adversário, ainda mais em uma partida apenas. A conquista mostrou a força de trabalho do Time Jundiaí”, detalhou.

A final Na partida decisiva, os destaques foram Ginaldo com 19 pontos, Dex com 10 rebotes e Guilherme com 6 assistências. Lucas teve um double-double na partida: 12 pontos e 10 rebotes. O jogo somente deslanchou a partir do terceiro quarto, já que na soma dos dois primeiros períodos terminou 39 a 34 para Jundiaí.

“A gente esperava uma equipe de Piracicaba com muita qualidade, mas não tinha muitos jogadores no banco para troca, e poderíamos ter uma vantagem …

Finais do Regional serão no dia do aniversário de Jundiaí

As disputas finais do Campeonato Regional de futebol de Jundiaí serão no dia do aniversário da cidade, 14 de dezembro. No sábado da próxima semana, ocorre as decisões das duas séries: Ouro e Prata.
Às 13h45 tem a decisão da Série Prata entre Grêmio Eloy e Audax. A final da Série Ouro será às 15h30 entre Necaxa e Muleks da Serra. Os dois jogos serão no Dal Santo.
Nas semifinais, no sábado (30), na Série Ouro, o Necaxa venceu o Atlético Jundiaiense por 2 a 1 enquanto o Muleks da Serra venceu nos pênaltis o Geração Saúde por 5 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar. Na Série Prata, o Audaxfez 1 a 0 no Dámasio, enquanto o Grêmio Eloy venceu nos pênaltis o União Panta por 4 a 2, após 1 a 1 na parte regular.