SESC Jundiaí promoverá fórum de futebol feminino no próximo final de semana - Esporte Jundiaí Pular para o conteúdo principal

SESC Jundiaí promoverá fórum de futebol feminino no próximo final de semana



Visando celebrar, discutir e fomentar a participação feminina num universo ainda majoritariamente masculino, o Sesc Jundiaí promove entre os dias 14 e 15 deste mês o Fórum Futebol Feminino: Jogando em Rede. Destaque para a participação das autoras do blog Dibradoras e da Alê Xavier, do Canal Desimpedidos. A programação terá atividades no sábado e domingo.

A ação tem como objetivo abordar o futebol feminino no Brasil e na América do Sul por meio de palestras, oficinas e rodas de conversas que estimulam a participação da mulher no universo futebolístico, além de promover profissionais que já estão inseridas nesse meio. O fórum marca o encerramento do projeto Grassroots Sport Diplomacy (Diplomacia por meio do Esporte para Todos), iniciativa promovida pela ISCA - International Sport and Culture Association (Associação Internacional do Esporte e Cultura) e co-financiada pela Comissão Europeia por meio do programa Erasmus+ Collaborative Partnerships in Sport (Parcerias Colaborativas no Esporte).

Com a participação do Sesc São Paulo e apoio da União Europeia, o grupo liderado pela International Sport and Culture Association – ISCA (Associação Internacional do Esporte e Cultura) se reuniu em Copenhague, na Dinamarca, no início de fevereiro de 2018, para o lançamento do projeto. Além da ISCA e do Sesc São Paulo, o projeto conta com parceiros como instituições francesas.

Mesa de Abertura: Legado da Copa do Mundo 2019
Dia 14. Sábado, 10h30 às 12h30 - Teatro
As convidadas Paula Alvarado, Leda Maria, Ana Lúcia e Silvana Goellner irão debater o legado deixado pela Copa do mundo 2019, como o evento contribuiu para a visibilidade do futebol feminino no mundo e como os países da América do Sul estão conduzindo seus times femininos.

Professora Silvana Goellner: Licenciada em Educação Física pela UFSM, mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, doutora em Educação pela UNICAMP e pós-doutora pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (Portugal).

Paula Alvarado: Coordenadora da Oficina de Empoderamento das Mulheres e Prevenção da Violência Doméstica na Corporação de Desenvolvimento do Futebol Feminino. Voluntária no COFFUF desde 2017, trabalha na área de projetos; coordena e realiza oficinas sobre igualdade de gênero.

Leda Maria: ex-atleta da Seleção Brasileira de Futebol, participou da das Olimpíadas de Atlanta em 1996, comentarista de futebol feminino na Sportv de 2010 a 2018, formada em Educação Física pela Universidade Castelo Branco.

Ana Lúcia: Formada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós-Graduada em Treinamento Desportivo pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, ex-técnica dos times femininos Palmeiras, Ponte Preta e Corinthians.

Reunião da Rede Sul-Americana Grassroots Sport Diplomacy
Dia 14. Sábado, 12h30 às 13h30 - Sala de Múltiplo Uso 5
Reunião da Rede local e internacional para discutir a continuidade do projeto Grassroots Sport Diplomacy e novas ações da Rede. A reunião será aberta ao público quem se interessar e quiser saber mais sobre o projeto serão bem-vindos.

Espaço Recreativo – jogos de mesa/pebolim/futebol de botão
Dia 14. Domingo, 10h30 às 18h – Espaço Radical
Oportunidade de integrar o público e proporcionar a vivência de diferentes maneiras de jogar futebol.

Papo Cabeça
Dia 14. Sábado, 12h às 14h30 - Foyer do Teatro
Atividade acontece como forma de promover a integração dos participantes, para ajudar nessa integração teremos um jogo de cartas com temas relacionados ao futebol, dessa forma o bate papo se torna mais divertido e convidativo.

#Comunique-se
Dia 14. Sábado, 14h30 às 17h - Área de Convivência
Bate-papo com as Dibradoras e Alê Xavier que darão dicas de como utilizar as redes sociais para divulgar projetos e ações, assim como divulgar a modalidade por meio de recursos existentes nas mídias sociais. E como utilizar o celular ou câmera simples para fazer registros fotográficos de jogos, torcida e times para divulgações de projetos.

Dibradoras - Criado em maio de 2015, o dibradoras tem como objetivo destacar a participação e os feitos das mulheres no esporte. Desde então, elas colecionam as coberturas de duas Copas do Mundo femininas (a última direto da França) e uma Olimpíada (Rio-2016). Com o foco no protagonismo feminino na área esportiva, as dibradoras produzem conteúdo nos canais mais diversos (podcast, youtube, instagram e blog no Uol) e militam por mais espaço e visibilidade para as mulheres no esporte.

Alê Xavier (Alessandra Xavier): Única integrante mulher apresentadora do Desimpedidos, o maior canal brasileiro de futebol do Youtube (com mais de 6,9 milhões de inscritos) ganhou o público com seu carisma e conhecimento sobre o futebol.

Futebol Para Elas
Dia 14. Sábado, 17h às 18h30 - Ginásio
Atividade prática com a técnica do time de futsal de Taboão da Serra, Cris Souza. Cris irá realizar um treino com dicas de técnica e tática em quadra.

Cris Souza – Técnica do time de Futsal Feminino de Taboão da Serra, Cris Souza atua há 10 anos com a modalidade e hoje é uma referência no Futsal.

Tema: Mulheres da Rede
Dia 15. Domingo, 11h às 12h30 - Foyer do Teatro
Palestra com as convidadas Natália Santana, Viviane Falconi e Lu Castro, todas jornalistas que estão em contato diariamente com o futebol, irão debater sobre o tema e dividir suas experiências.

Natália Santana: Jornalista graduada pela Universidade Metodista de São Paulo, com especialização em rádio pelo SENAC-SP. Repórter, apresentadora, sonoplasta e comentarista esportiva. Atualmente a única mulher repórter de campo no ABC Paulista, pela rádio Paraty FM, de São Bernardo do Campo. Administradora da página sobre futebol feminino Elas em Campo, resultado do trabalho de conclusão de curso, premiado em 2016 como Destaque Universitário.

Viviane Falconi: Primeira mulher a narrar um jogo da Liga dos Campeões em Madrid. Narrou o jogo entre Real Madrid e Bayer de Munique direto do Santiago Bernabéu, Vivi era a única mulher presente na cabine de transmissão.

Lu Castro: iniciou sua carreira em 2007 tendo o futebol de mulheres como foco, promovendo a visibilidade de atletas e clubes no portal OleOle, colunista do site Ludopédio, trabalho de produção de conteúdo para o site Futebol para Meninas.

Espaço Recreativo – jogos de mesa/pebolim/futebol de botão
Dia 15. Domingo, 10h30 às 18h - Espaço Radical
Oportunidade de integrar o público e proporcionar a vivência de diferentes maneiras de jogar futebol.

Aquecimento com a Ita Maia
Dia 15. Domingo, 14h às 14h30 – campo de futebol society
Aquecimento para todos os times convidados que irão participar do festival de encerramento do fórum.
Ita Maia - É uma das maiores incentivadoras do Futebol Feminino, atuando na formação de atletas de base, coordenadora do time de Futebol Feminino Associação Atlética Pró Esporte (ASAPE), uma agremiação esportiva dedicada à prática do Futebol, sediada no Bairro de Guaianazes.

Festival de Futsal com times convidados e bate-papo com Elas
Dia 15. Domingo, 14h30 às 16h30 - Ginásio
Festival integrativo com times convidados e bate papo com as integrantes dos projetos La Nuestra da Argentina, Perifeminas do Bairro da Barragem-SP, Ellas Juegan do Uruguai e LovFutbol Uruguai/Brasil.

Matérias mais populares da semana

1º jogo da final do Amador de Jundiaí será no Jayme Cintra

A decisão da Série A do Campeonato Amador será no estádio Jayme Cintra. O primeiro jogo entre Ponte Preta e Estrela será no domingo (10), às 9h da manhã. A série em melhor de dois jogos terá sua finalização no dia 24 de novembro, ainda com local a ser definido.  A confirmação foi parte da Liga Jundiaiense a reportagem do Jornal de Jundiaí, na tarde desta quinta-feira (7). O presidente do Paulista, Rogério Levada, também confirmou. A entrada para o jogo será gratuita.  Nesta década, nenhuma partida da decisão do Campeonato Amador ocorreu na ‘casa do Galo’. Todos os dois jogos da decisão, desde 2011, foram no Dal Santo, conhecida como a ‘casa do Amador’.

Entulho no Dal Santo adia decisão da Série B do Amador de Jundiaí

O acumulo de entulho no entorno do campo do centro esportivo Francisco Dal Santo fez por adiar a primeira partida da decisão da Série B do Amador de Jundiaí entre Império Vila Ana e Vila Comercial. O anuncio do adiamento foi realizado na noite de sexta-feira.

Obras estão sendo realizadas no centro esportivo da Vila Rami, e o material que está no local pode ser usado como ‘arma’ caso ocorra algum tipo de distúrbio ou confusão no local. O Esporte Jundiaí constatou a sujeira na manhã de sexta-feira (8), conforme as fotos. O jogo será no domingo (10), às 13h. A Liga ainda não divulgou a nova data da primeira partida.






Foto: Thiago Batista

Série A - Jundiaí: Ingro faz dois e Ponte larga na frente na decisão

A Ponte Preta da Agapeama venceu o Estrela por 2 a 1 no primeiro jogo da decisão da Série A do Campeonato Amador, neste domingo (10), no estádio Jayme Cintra. O destaque da partida foi Ingro autor de dois gols para a Macaca.
O brilho do atacante começou aparecer aos 8 minutos de jogo, quando fez o 1º gol da decisão. Aos 35 minutos, o Estrela empatou com gol de pênalti anotado por Bruninho. Mas quatro minutos depois, Ingro novamente apareceu, e marcou o segundo da Ponte. No segundo tempo, os dois times buscaram o gol, mas as defesas foram mais eficientes.
A decisão está recheada de ex-jogadores do Paulista. Pelo lado da equipe da Agapeama, além de Ingro, participaram Fábio Gomes, Mamadeira e Branquinho. No time da Ponte São João tem Marcelo Vilela, Marcinho e Fábio Vidal.
A segunda partida da decisão será no dia 24 (dia 17 não haverá rodada, em virtude do feriado prolongado). O local da finalíssima ainda não foi definido pela Liga Jundiaiense de Futebol. A Ponte pode até perder por um go…

Presidente da FPF fala de possível retorno da 5ª divisão do Estadual

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, esteve presente em Jundiaí no sábado (2), na decisão da 4ª divisão do Paulistão. E ele falou após a partida com a reportagem do Esporte Jundiaí, sobre a possibilidade de se dividir a atual ‘Bezinha’ para 2021, com o retorno da 5ª divisão estadual. A discussão será no conselho técnico da competição, em fevereiro do próximo ano.
"Tudo é decidido pelos clubes. A gente vai passar os prós e os contras sobre essa decisão de se criar mais uma divisão. Essa decisão terá que ser muito bem avaliada pelos clubes. Falei a eles para não ir dizem apenas sim ou não, e para estudarem com atenção sobre isso, pois não terá volta depois, caso optem pelo enxugamento. É uma decisão que não terá volta”, declarou.
O futebol paulista teve cinco divisões para o seu Campeonato Estadual entre 1978 e 1979 e entre 1994 e 2004. A competição era conhecida como Campeonato Paulista da Série B2. Seu último campeão foi o Taboão da Serra, que na…

Festivais do Time Jundiaí chegam à sua sexta edição e até dezembro

Na quadra do Dal Santo, na Vila Rami, foi dado o pontapé inicial da 6ª edição dos Festivais Time Jundiaí, evento que deve atingir os cerca de cinco mil alunos do Time Jundiaí, que possuem idade entre cinco e 94 anos de idade. A programação, que teve início na manhã desta terça-feira (5), segue até o dia 7 de dezembro, em diversos complexos esportivos e outros equipamentos, como o Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), a Biblioteca Municipal e, pela primeira vez, o Teatro Polytheama.
Segundo a diretora do Departamento de Esporte Educacional e Participação da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, Márcia Pavan, o objetivo dos Festivais é integrar os alunos de todas as modalidades, promovendo vivências diferentes das que já têm no esporte em que estão matriculados. “Queremos reforçar a importância e os benefícios da prática regular de atividade física e esportiva na vida dos alunos. Como o tema desta edição é ‘membros invertidos’, o aluno que pratica esportes com o pé, como f…