18/09/2019

TJD cita Paulista pela invasão de torcedor. Clube pode apenas levar multa. Amparo isento de punição


O Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo trouxe as citações da próxima reunião dos seus auditores que será na próxima segunda-feira. E como esperado, o Paulista está citado, pela invasão de um dos seus torcedores no momento do 2º gol do Galo, na vitória contra o Amparo por 2 a 1, no último sábado, no estádio José Araújo Cintra, em Amparo. Mas o TJD isentou o Amparo de qualquer punição, apesar das condições do estádio terem facilitado a invasão, com portão com condição fácil de ser aberto, conforme fotos recebidas pela reportagem do Esporte Jundiaí. Mas o Paulista não corre risco de perder mando de campo.

O Paulista foi denunciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, nos incisos 1 e 2 do parágrafo 2º.
Artigo 213: Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir.
I - desordens em sua praça de desporto;
II - invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo;
PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).
§ 2º Caso a desordem, invasão ou lançamento de objeto seja feito pela torcida da entidade adversária, tanto a entidade mandante como a entidade adversária serão puníveis, mas somente quando comprovado que também contribuíram para o fato.

Como a denúncia não incluiu o Paulista no parágrafo 1º  do mesmo artigo (Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial), o Galo não corre risco de perder mando de campo, e assim poderá jogar em Jundiaí a fase final.

O estádio José Araújo Cintra, em Amparo, tem capacidade de 4.675 torcedores, segundo o caderno de estádios da CBF de 2016. O AVCB do estádio, que está disponível atualmente no site da FPF limite a capacidade para 4.242 torcedores. O local é de propriedade do próprio Amparo Athlético Clube e caso o time conquiste o acesso pode ficar impedido de participar da Série A3, cujo mínimo de capacidade é de 6mil lugares, segundo o atual regulamento geral das competições da Federação Paulista de Futebol – e se não tomar nenhum tipo de providência para o aumento de lugares.
TJD cita Paulista pela invasão de torcedor. Clube pode apenas levar multa. Amparo isento de punição TJD cita Paulista pela invasão de torcedor. Clube pode apenas levar multa. Amparo isento de punição Reviewed by Thiago Batista on 14:00 Rating: 5