Header AD


17/10/2019

Lúcia Helena vai receber título de cidadã jundiaiense nesta quinta-feira



Nesta quinta-feira (17), a partir das 19h, acontece no Teatro Polytheama a tradicional Sessão Solene da Câmara Municipal para entrega de títulos honoríficos. No total, serão 43 homenageados. Os títulos honoríficos são uma maneira de homenagear e agradecer a atuação das pessoas e entidades que se dedicam à nossa cidade e nossa sociedade, com participação ativa no desenvolvimento local.  Lucia Helena Scarpelli Gumerato receberá o título de cidadã jundiaiense, através de homenagem a ser realizada pelo vereador Cristiano Lopes. 
Lúcia Helena nasceu em 1957, em Potirendaba, interior de São Paulo. Veio para Jundiaí em 1973, para jogar basquete e estudar no Colégio Divino Salvador. Não dá para falar em basquete feminino de Jundiaí sem citar o nome de Lúcia Helena Scarpelli Gumerato. Lúcia chegou em Jundiaí quando tinha apenas 15 anos para estudar e jogar no Divino, a convite do padre Olivo. 
Em 1974,conquistou o 1º Campeonato Juvenil pela Federação Paulista de Basquete, recebendo, 2 anos depois, a primeira convocação para a Seleção Brasileira Juvenil, vencendo o Campeonato Sul-Americano daquele ano. Também foi campeã do Mundialito de 1978 e 8 vezes campeã dos Jogos Universitários Brasileiros. Formou-se em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física-ESEF e graduou-se em psico pedagogia. Após deixar a carreira profissional, passou a jogar na categoria master, disputando 4 mundiais, e também ao ofício de técnica, sendo 3 vezes campeã dos Jogos Escolares Brasileiros, dentre outras conquistas.
Títulos, ela coleciona aos montes. Pela seleção brasileira, conquistou o Mundialito, Sul-Americano, Universiade. O momento inesquecível como jogadora foi a conquista dos Jogos Abertos de 1979, em Araçatuba. Jundiaí faturou o título ao vencer Catanduva.
Ela encerrou a carreira de atleta em 1988 pelo Divino e continuou na escola como professora, coordenadora e com a escolinha de basquete para alunos e crianças interessadas até 2014.

Foto: Divulgação
Lúcia Helena vai receber título de cidadã jundiaiense nesta quinta-feira Lúcia Helena vai receber título de cidadã jundiaiense nesta quinta-feira Reviewed by Thiago Batista on 10:39 Rating: 5