Primeiro acesso do Paulista em 1968 é tema de livro - Esporte Jundiaí Pular para o conteúdo principal

Primeiro acesso do Paulista em 1968 é tema de livro



Há menos de uma semana o Paulista conquistou o acesso para a Série A-3 do Campeonato Paulista e a torcida fez a festa no estádio Jayme Cintra. A vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo de Guarulhos no último sábado, pela Segunda Divisão, valeu a ascensão de divisão ao Galo.

A história do clube é vasta e de muitas conquistas. Uma em especial, a do acesso de 1968 de forma invicta e a primeira da história do clube virou tema de livro “1968 O Ano que o Galo Cantou”, da editora Pontes. Naquele ano, o Paulista subiu após vencer o Barretos por 3 a 0, em partida realizada no Parque Antártica, em São Paulo.

O livro do autor Ivan Gottardo tem 251 páginas e conta a história daquele acesso de forma detalhada, com várias fotos em preto e branco, fichas técnicas de todas as partidas do campeonato, fotos e fichas dos jogadores que fizeram parte do elenco campeão.

“A ideia surgiu no meio do ano passado quando encontrei com o professor Hélio Maffia no Centro de Memória e comecei a conversar com ele. Ele contou algumas histórias e me deu o estalo que iria fazer 50 anos da conquista em 2018. O livro é uma homenagem a um time, que 50 anos atrás, de forma invicta, levou o Paulista pela primeira vez à elite para jogar contra os grandes do Estado. É uma forma também de deixar esta história registrada para as novas gerações. A história do Paulista é vasta e precisamos contá-la”, afirma.


O autor destaca algumas das várias histórias relatadas no livro. “Antes da competição, o Guarani emprestou sete jogadores para o Paulista, porque a Ponte Preta também estava na divisão de acesso e, por conta da rivalidade, o Guarani resolveu reforçar o Paulista para dificultar a vida deles. Os jogos finais também são marcantes. No jogo do acesso contra o Barretos, mais de 13 mil jundiaienses foram daqui para São Paulo acompanhar o jogo disputado no Parque Antártica. Foi uma festa linda e inesquecível”, afirma.

Quem é - Ivan Henrique Gottardo é engenheiro eletricista formado pela UNIP e é apaixonado por futebol e pelo Paulista. Tornou-se pesquisador buscando conhecimento sobre a história do Galo, formando um acervo enorme de dados e fotos que o tornaram referência quando o assunto é a história do clube. Há mais de dez anos mantém um blog para opinar e registrar o presente, além de perpetuar a história do clube. É referência e fonte para toda imprensa quando se fala de Paulista

Como adquirir - Quem quiser o livro pode solicitar através do e-mail  ivangottardo@gmail.com, pelo telefone (11) 9 8366-0647 ou ainda pela página do livro no Facebook (facebook.com/1968galo). O valor é R$ 40,00.

Fotos: Divulgação

Matérias mais populares da semana

Lateral campeão em Várzea Paulista está desaparecido

O lateral-direito Luís Guilherme de Souza Flauzino, mais conhecido no futebol como Gui, de 28 anos, morador de Itatiba, e campeão amador da Série A do Amador de Várzea Paulista nesta temporada pela Nova Desportiva está desaparecido. O jogador desapareceu no sábado (16), por volta das 13h, no mar, no litoral paulista, e até agora nenhuma notícia sobre ele foi informado.
Segundo Gasparini, jogador de futebol, e amigo pessoal de Gui, ele estava em uma praia no litoral norte. “O Guil estava na praia do Felix, em Ubatuba. Ele entrou no mar e desapareceu. A namorada viu ele na areia. O Gui foi dar um mergulho e sumiu e não apareceu mais”, contou. O atleta um pouco antes tirou uma foto, e desapareceu quando estava sem camisa, e usando apenas um shorts.

Edson Assunção, diretor do clube e vice-presidente da torcida organizada do clube, ‘Os Cornetas, também confirmou a informação. “Mais de 20 horas que ainda não foi localizado”, relatou.
Fotos: Divulgação

6 anos depois, Morato faz outro gol de título: Série B do Brasileiro

Em 2013, Morato foi o grande nome da final do Campeonato Amador de Jundiaí, quando marcou os dois gols do Palmeiras do Medeiros nas duas partidas contra o Jamaica. E a estrela do jogador gosta de aparecer em jogos decisivos. Nesta sexta-feira (15), em Bragança Paulista, ele marcou pelo Bragantino o gol do título da Série B do Brasileirão, no empate por 1 a 1 com o Criciúma.
O gol de Morato foi o de empate, aos 38 minutos da etapa inicial (Andrew fez 13 minutos antes o gol dos catarinenses). O empate foi o suficiente para o alvinegro chegar aos 72 pontos e não poder ser mais alcançando por nenhum outro clube, e ficando com a taça de campeão com duas rodadas de antecipação. Foi a 2ª conquista da Segunda Divisão Nacional pelo Braga (foi campeão pela primeira vez em 1989).
Morato chegou ao Bragantino após a disputa do Campeonato Paulista, onde defendeu o Ituano. O Bragantino para a Série B do Brasileiro oficializou uma parceria com a empresa Red Bull (o energético também negociava com o Pau…

Campeão amador de 2004 está no radar do Paulista para 2020

Campeão amador em 2004 com a camisa do Cruzeiro da Vila Maringá, marcando o gol do título sobre o União da Vila, o ex-meia atacante Luís Müller está no radar do Paulista para comandar a equipe na próxima temporada, quando o clube disputará a Série A3 do Paulistão. Em entrevista ao Jornal de Jundiaí ele admitiu que recebeu um contato de um representante do Paulista. Ao JJ, o presidente do Galo, Rogério Levada, confirmou que pessoas ligadas ao clube conversaram com Luís Müller.
Müller conhece bastante Jundiaí. Atuou no Campeonato Amador por três clubes, ficando marcado na história do Cruzeiro da Maringá, ao marcar sobre o União da Vila na decisão, o gol do título do clube, em 2004.
Histórico jogador dos anos 90, quando atuou como meia-atacante, jogou em diversos clubes do Brasil, com destaque por São Paulo, Santos, Guarani, Portuguesa, Sport de Recife e Bragantino.
Como treinador, o profissional trabalha há 12 anos. Seu melhor trabalho foi no Atibaia, onde foi vice-campeão da Bezinha de …

Paulista: Clube gaúcho anuncia vinda de autor do gol do acesso

Participante em 2019 da 2ª divisão do Campeonato Gaúcho, o Veranópolis anunciou na semana passada (dia 14) a contratação do meia Matheus Morais, o Matheus Nego, autor do gol do acesso do Paulista para a 3ª divisão Estadual. O clube até divulgou em seu site oficial a vinda do jogador.
Campeão da ‘Bezinha’, com o Galo, Matheus Morais, de 22 anos, marcou quatro gols em toda a campanha – sendo dois contra Amparo, um contra o Suzano e o gol do acesso, contra o Flamengo. O contrato do jogador com o Galo termina no dia 30 de novembro.
Jeferson Segundo sites especializados sobre o Botafogo do Rio, informam que o clube negocia para contratar o atacante Jeferson, de 23 anos, que fez 11 gols na ‘Bezinha”. Representantes do jogador iniciaram as conversas com Gustavo Noronha, que foi dispensado da vice-presidência de futebol na semana passada.
Entretanto, o nome de Jeferson segue na pauta, segundo o site Fogão Net.O atleta não confirma a conversa.
“Uma possível negociação seria muito bem vista. Seria …

Diretores do Galo e da Kah falam em entrevistas na Difusora

Integrantes das diretorias do Paulista e da Kah Sports concederam entrevistas durante a semana ao apresentador Adilson Freddo, na Rádio Difusora, para falar da atua situação do futebol profissional do Galo.
Na terça-feira (12), o presidente do Galo, Rogério Levada falou sobre o racha entre a Kah Sports e o CT Fut Talentos, o que pode dificultar a permanência dos parceiros no clube no ano que vem, para a disputa da Série A3, a partir de janeiro. “A Kah fez um belíssimo trabalho, mas o contrato que temos é com a Fut Talentos, e é com eles que conversamos. Tenho de cumprir o contrato, mas houve uma desavença entre eles. Os dois fizeram um bom trabalho e lamentamos o ocorrido. Nossa expectativa é que isso se resolva o mais rápido possível.”
Na quarta-feira (13), Hikmat Derbas, diretor da Kah Sports, confirmou que o contrato de parceria do Paulista é a com CT Fut Talentos e explicou como funcionava. “O vínculo do Paulista é com a CT Fut Talentos. Nós entravamos com a gestão junto com eles e …