Vanderlei Cordeiro de Lima estará na abertura do Sesc Verão 2020 - Esporte Jundiaí Pular para o conteúdo principal

Vanderlei Cordeiro de Lima estará na abertura do Sesc Verão 2020



Único latino-americano outorgado com a medalha Pierre de Coubertin, graças ao seu espírito esportivo, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, estará na abertura do Sesc Verão 2020, em Jundiaí, no dia 4 de janeiro, às 16 horas. Ele participará de um papo e uma apresentação esportiva para o público presente, onde contará um pouco sobre sua trajetória durante seu tempo de atleta. Também estará no evento o corredor jundiaiense Roberto Itimura.

Vanderlei foi bicampeão dos Jogos Pan-americanos (1999 e 2003) e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. A medalha olímpica poderia ter trocado a cor, já que no km 35 (dos 42) ele liderava, quando foi atacado no meio da rua por um espectador, o ex-padre irlandês Cornelius Horan, que o jogou fora da pista.

Ajudado por um espectador grego, Polyvios Kossivas, o brasileiro conseguiu se desvencilhar do agressor, e voltou à prova ainda na liderança, mantendo ainda a metade da vantagem que tinha. Entretanto, o inesperado e o susto da agressão sofrida tiraram a concentração do atleta que não conseguiu manter o mesmo ritmo em que corria, sendo ultrapassado nos quilômetros finais pelo italiano Baldini e pelo norte-americano Meb Keflezighi.  Vanderlei, porém, aceitou seu destino com espírito esportivo e continuou até o fim, entrando no estádio olímpico sob a ovação da plateia, fazendo seu conhecido gesto de "aviãozinho" com os braços enquanto cruzava sorridente a linha de chegada.

Sesc Verão
Em 2020, o clima Olímpico chega antes às unidades do Sesc. Diversas modalidades olímpicas e paralímpicas como atividades gratuitas para conhecer e praticar. A programação completa pode ser conferida no site do Sesc: www.sescsp.org.br