4ª divisão do Paulistão não será ‘torneio oficial’ pelas regras da FIFA - Esporte Jundiaí Esporte Jundiaí: 4ª divisão do Paulistão não será ‘torneio oficial’ pelas regras da FIFA

31/01/2020

4ª divisão do Paulistão não será ‘torneio oficial’ pelas regras da FIFA



Por Thiago Batista
Foto: Thiago Batista

Uma das novidades da 4ª divisão do Paulistão para 2020 é que cada time poderá realizar cinco substituições em até três atos. A medida contraria regras da FIFA para jogos oficiais, deixando as partidas com características ‘amadoras’ ou ‘semi-profissionais’.

Em 2018, a 1ª divisão do Campeonato Carioca tentou emplacar uma mudança nas regras do torneio – cinco substituições em três atos. Comitê Internacional das Associações de Futebol (Ifab, na sigla em inglês) não permite que um time modifique sua equipe mais de três vezes na mesma partida. Como a Ferj responde à CBF, que por sua vez tem que obedecer às regras da Ifab, O mesmo teria que seguir a FPF para a 4ª divisão se não fosse por um detalhe: é uma competição sub-23.

Apenas jogadores até 23 anos podem disputar a competição. O nome oficial do torneio é Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão. No ano passado, o Paulista de Jundiaí foi o campeão da competição.

Em 2020, na primeira fase, os times se enfrentam dentro dos grupos em jogos de ida e volta, classificando quatro de cada chave para a fase de mata-mata. Os confrontos serão definidos de acordo com as campanhas dos classificados. Em caso de empate, prevalecerá o melhor desempenho nas fases anteriores.

Das 16 equipes que avançam à fase decisiva da competição, campeão e vice garantem acesso ao Campeonato Paulista da Série A3 de 2021, enquanto os demais 14 times -junto com os dois rebaixados da Série A3 de 2020 - vão compor a primeira série da Segunda Divisão (B1). Os demais clubes integram a série abaixo (B2).

Tabelas


Temas