Por Redação do Esporte Jundiaí
Foto: Divulgação

O atleta do Peama-Jundiaí Cristian Ribera conquistou no último sábado (8) a medalha de prata na Copa de Mundo de para ski cross country de Finsterau, na Alemanha. A competição reúne os melhores atletas do paradesporto mundial e é uma das mais disputadas da modalidade. O pódio foi completado com o russo Ivan Golubkov, primeiro colocado; e Aleksandr Davidovich, também da Rùssia, em terceiro.

Com os dois pódios conquistados, Cristian Ribeira melhorou sua colocação geral na Copa do Mundo de Para Ski Cross Country. O brasileiro, que era o quinto colocado até a última etapa agora está na segunda colocação, atrás somente do russo Ivan Golubkov. Daniel Cnossen, dos Estados Unidos, completa o pódio da classificação geral da competição.

O atleta, com apenas 17 anos, coleciona feitos históricos. Nos Jogos Paralímpicos de PyeongChang (2018), Cristian conquistou a sexta colocação – melhor resultado do Brasil em Jogos de Inverno. No mesmo ano, ele subiu ao pódio duas vezes na Copa do Mundo de Vuokatti, com uma prata e um bronze.

Ribera iniciou a etapa em quinto lugar e sai da Alemanha em segundo após uma performance consistente com o quinto lugar no sprint e duas medalhas de prata, nas provas de short distance (5km) e middle distance (10km).

“Foi uma ótima preparação, em Altenberg [outra etapa da Copa do Mundo] batemos na trave por um segundo, mas dessa vez conseguimos consertar o erro e saímos muito felizes”, conta Cristian.